Muitos praticantes de Pilates acreditam que só é possível executar os movimentos nos diferentes equipamentos e acessórios pensados para o Método, enquanto muitos praticantes do Treinamento Funcional estão buscando por variedade durante as aulas. Pensando nisso, preparamos uma matéria especial sobre os benefícios de unir o MAT Pilates e o Treinamento Funcional.
Continue lendo esta matéria para conhecer um pouco mais sobre as duas modalidades e trabalhar com ambas juntas de maneira eficaz para a qualidade de vida do aluno!
O que é o MAT Pilates?
O MAT Pilates é considerado uma versão mais difícil do Método do que aqueles exercícios de Pilates que são realizados nos equipamentos.
Nele, os movimentos são praticados somente no solo, com o tapete (o MAT), o que faz com que os músculos sejam trabalhados duplamente, ou seja, eles são alongados e tonificados simultaneamente, desenvolvendo a força abdominal e a estabilidade desses grupos musculares.
Diferentemente do Pilates praticado em equipamentos, no MAT é possível utilizar diversos acessórios com criatividade, de acordo com o planejamento das aulas e seus objetivos, o que faz com que o aluno se sinta motivado e desafiado a continuar com as atividades físicas. Os acessórios são:
- Tapete/MAT;
- Magic Circle;
- Foam Roller;
- Fit Ball;
- Faixa Elástica.
Para praticar o MAT Pilates é necessário que o aluno tenha muita concentração e controle corporal, já que o corpo será utilizado como carga, aumentando o nível de dificuldade de cada exercício. Isso significa, também, que a mente do aluno precisa estar bem preparada.
O que é o Treinamento Funcional?
O trabalho desenvolvido com os exercícios de Treinamento Funcional tem como característica o dinamismo e isso é o que o diferencia de outros tipos de treino físico.
Com o Treino Funcional é possível trabalhar o corpo de maneira global, ou seja, um único movimento fortalece diferentes partes do corpo a partir das cadeias musculares, seja esse movimento realizado com ou sem acessórios. Além disso, é a modalidade ideal para quem está em busca da tonificação muscular, força e potencial muscular, adquirir mais resistência física e cardiorrespiratória e outros objetivos.
Benefícios de unir o MAT Pilates e o Treinamento Funcional
A união do MAT Pilates e do Treinamento Funcional proporciona diversos benefícios para o corpo e para a mente. São eles:
- Manter o corpo longilíneo e saudável;
- Desenvolver a flexibilidade, a cognição, coordenação motora e o equilíbrio;
- Fortalecer toda a musculatura corporal, incluindo a musculatura interna;
- Desenvolver a mobilidade articular;
- Realizar o alongamento corporal;
- Melhorar a postura, o alinhamento e a consciência corporal;
- Aliviar dores e tensões;
- Melhorar o sono e diminuir o estresse;
- Melhorar a respiração torácica;
- Melhorar o equilíbrio e a coordenação motora;
- Desenvolver o Power House;
- Eliminar toxinas e facilitar a drenagem linfática;
- Ganhar massa muscular, potência muscular e resistência cardiorrespiratória.
Conclusão
Praticar o MAT Pilates é muito recomendado para quem está em busca de exercícios mais relaxantes e revigorantes, que proporcionam diversos benefícios e resultados em um curto espaço de tempo. Principalmente aqueles alunos que estão pensando em deixar a vida sedentária e aderir hábitos mais saudáveis.
Já o trabalho do Treinamento Funcional desenvolve o corpo de uma forma completa, sem isolar os movimentos de músculos e articulações.
O instrutor deverá avaliar bem o seu aluno para verificar todas as suas necessidades e limitações individuais, desenvolvendo o melhor planejamento e traçando os objetivos mais adequados a partir da união entre o MAT Pilates e o Treinamento Funcional.