Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

As doenças crônicas são um verdadeiro mistério da medicina, e apesar da ciência já ter atribuído diversos fatores de risco relacionados, até hoje não se sabe ao certo o que pode causá-las. Mas a boa notícia é que sabemos como preveni-las.

Além de complexas, as doenças crônicas comprometem a qualidade de vida das pessoas, sendo que todas as suas variações se manifestam em crises periódicas e nenhuma delas tem cura.

O tratamento se limita exclusivamente a controlar os sintomas, diminuindo os impactos negativos na vida dos pacientes, e assim é possível conviver normalmente com essas condições, desde que haja tratamento adequado.

Por mais que o quadro clínico crônico seja um tanto imprevisível, adotar hábitos saudáveis, principalmente a atividade física, pode ajudar a conter seus sintomas e prevenir a manifestação de doenças crônicas.

A seguir, entenda melhor como uma vida ativa atua na prevenção dessas condições. Boa leitura!

Classificações das doenças crônicas

As enfermidades são classificadas em dois grupos: agudas ou crônicas. No primeiro caso, o indivíduo apresenta os sintomas da doença, mas se cura naturalmente com o tempo ou por meio de um tratamento específico e de curto prazo.

Já o quadro crônico é o oposto: a condição não pode ser curada e volta a se manifestar periodicamente. Existem muitas variações de doenças crônicas, com grupos específicos para cada parte e sistema do organismo.

A hipertensão arterial e o diabetes, por exemplo, são enfermidades bastante comuns, mas ainda existe um grupo muito incidente que é pouco comentado: o das dores crônicas.

Doenças como artrite reumatoide, fibromialgia e lúpus são algumas das condições que se encaixam nessa categoria.

Independentemente dos sintomas, todo tipo de doença crônica causa diversas limitações ao indivíduo, podendo prejudicar severamente sua vida a longo prazo.

Causas das doenças crônicas

Na maior parte dos casos, a medicina atribui o surgimento das doenças crônicas a heranças genéticas e maus hábitos na vida cotidiana, como tabagismo e sedentarismo.

Contudo, as causas podem ser ainda mais imprevisíveis, envolvendo até mesmo fatores emocionais.

Como não existe um direcionamento específico para prevenir esse tipo de patologia, a melhor alternativa sempre será investir em um estilo de vida saudável. E aí está a importância das atividades físicas na prevenção das doenças crônicas.

Como a atividade física atua no organismo de pacientes com doenças crônicas?

Levar uma vida fisicamente ativa traz incontáveis benefícios para o quadro geral de saúde, portanto, os efeitos da atividade física não se manifestam especificamente nos sintomas das doenças crônicas, mas sim, no funcionamento geral do organismo.

A prática regular de qualquer tipo de exercício auxilia o corpo e a mente a se manterem em suas melhores formas, proporcionando um bem-estar generalizado, diminuindo os sintomas e funcionando como um tratamento natural.

E não é necessário praticar atividades físicas intensas para usufruir de seus benefícios. 150 minutos por semana, o que dá cerca de 20 minutos por dia, é suficiente para que o corpo já sinta uma diferença notável.

Mais importante do que o tempo dedicado ao exercício é a frequência, pois ela sim é a garantia dos benefícios dos exercícios a longo prazo.

E na prevenção das doenças?

Se tratando de prevenção, a atividade física pode reduzir os riscos de doenças crônicas de diferentes formas.

Diabetes

No caso do diabetes, por exemplo, a resistência do organismo à insulina é reduzida através de exercícios, facilitando com que a glicose entre nas células, e a pessoa passa a precisar de menos injeções de insulina ao longo do dia, já que seu corpo faz um aproveitamento melhor da substância.

Asma e renite

Já no caso das doenças crônicas do sistema respiratório, é possível fortalecer o pulmão e melhorar o processo de respiração, garantindo uma resistência maior aos microrganismos que manifestam essas condições.

Hipertensão

Se tratando do grupo de doenças cardiovasculares, como a hipertensão, as veias ficam mais dilatadas, melhorando a absorção do oxigênio e reduzindo a tensão do sistema circulatório.

A prática regular de atividades físicas estimula e fortalece diferentes grupos musculares, beneficiando também qualquer estrutura anatômica, entre elas nervos e articulações. Dessa forma, o corpo fica mais resistente e o quadro de dor diminui.

Importância do acompanhamento profissional

Para quem deseja potencializar os benefícios da atividade física na prevenção e tratamento das doenças crônicas, o mais indicado é combinar a prática regular de atividades físicas com uma dieta equilibrada. Afinal, alimentação e exercício sempre andam juntos.

E além do acompanhamento médico, o auxílio de um profissional graduado numa faculdade de educação física e especializado e na modalidade de atividade física escolhida também é fundamental para garantir os melhores resultados.

O papel dos profissionais é estabelecer uma rotina de exercícios condizente com a realidade do paciente, garantindo que ele tire o máximo proveito dentro de suas capacidades e, aos poucos, vá aumentando a intensidade do treino.

Conclusão

Mesmo com causas incertas, as doenças crônicas podem ser prevenidas através de hábitos saudáveis para o corpo e para a mente.

De forma geral, todas as atividades físicas são bem-vindas, já que a frequência dos exercícios é mais importante do que a intensidade da prática.

Sejam de caráter respiratório, cardiovascular ou do movimento, o acompanhamento profissional é a melhor forma de garantir qualidade de vida e evitar o desenvolvimento dessas condições.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.