Montar um treino funcional perfeito pode, a princípio, não parecer uma função muito fácil! É preciso levar em consideração as limitações de cada aluno através de uma anamnese correta.
Se trabalha com TF ou quer mais aprender sobre o assunto, este artigo é pra você! Separamos 5 dicas infalíveis para montar o treino funcional perfeito! Vamos ver quais são?
O que é treinamento funcional?
O exercício funcional se refere a reprodução sistemática de movimentos que possuem alguma função para determinada modalidade esportiva ou tarefa diária do ser humano. Portanto, todo exercício deveria ser funcional. A capacidade funcional é a habilidade para realizar as atividades simples do cotidiano com eficiência, autonomia e independência. Assim, o treinamento funcional entra como uma ferramenta para alcançar esses objetivos.
Ele trabalha o corpo globalmente, tratando de todas as partes do individuo como o um todo simultaneamente, ou seja, em um só exercício.
3 etapas do treinamento funcional
Para montar um treino funcional, precisamos entender que ele consiste em três partes importantes. São elas:
- Aquecimento: prepara todos os sistemas para a sessão de treino. Pode ser composto de aquecimento leve; ativação do CORE; alongamento dinâmico e ativação neuromuscular.
- Parte principal: um trabalho mais pesado, prevalecendo exercícios que envolvam velocidade, resistência e força. Não esquecendo que muitos exercícios são complexos e trabalham várias qualidades juntas (flexibilidade, coordenação, equilíbrio, velocidade, resistência e força).
- Volta a calma: retornar o corpo á situação que se encontrava antes do treino. Inclui exercícios de alongamento, de relaxamento e técnicas básicas de liberação miofascial. A respiração profunda aqui ajuda o organismo a diminuir seu ritmo, otimizando o processo de volta à calma.
Como montar o treino funcional perfeito
Conclusão
O Treinamento Funcional não é um bicho de 7 cabeças e, com essas dicas, tudo fica mais fácil! Implementando o TF em suas aulas, o rendimento de seus alunos será maior, sem contar que o retorno financeiro irá aumentar.
Gostou desta matéria? Nos conte nos comentários como você utiliza o treinamento funcional nas suas aulas!