Até pouco tempo atrás, as redes sociais eram vistas como um espaço apenas para diversão e entretenimento. Mas nos dias de hoje elas viraram trabalho para influenciadores digitais e uma excelente maneira de divulgar seu produto.
A função principal de redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e até mesmo o TikTok, eram para conversar, manter contato com familiares e amigos e encontrar novas pessoas pelo caminho, mesmo que de modo virtual.
Com um novo mundo se apresentando através das redes sociais, essas plataformas deixaram de ser apenas sites e aplicativos em que fotos são publicadas e o compartilhamento de vídeos divertidos acontece de forma frequente.
Cada vez mais novas pautas para debate surgem desses canais e oportunidades de posicionamento e negócio também podem ser obtidas.
Nesse sentido, para um profissional fitness, as redes sociais se mostram uma ferramenta com potencial para expandir o networking, posicionar seu próprio negócio, encontrar um novo emprego ou construir uma marca relevante.
Seja uma empresa, um profissional fitness ou autônomo, a presença nas redes sociais permite:
- Aumentar o engajamento;
- Encontrar potenciais clientes;
- Ampliar as oportunidades de negócio;
- Identificar ideias e tendências;
- Influenciar no tráfego para site;
- Levar atenção aos negócios.
Continue a leitura para entender as melhores estratégias para se posicionar dentro das redes sociais e atrair seus clientes no digital!
5 dicas de como melhorar a presença profissional nas redes sociais
A rede social tornou-se uma ferramenta que o setor do RH (Recursos Humanos) utiliza para o recrutamento de pessoal.
Da mesma forma, clientes interessados nos serviços de um profissional fitness procuram informações e detalhes sobre os serviços prestados.
O perfil de um profissional fitness nas redes sociais pode ter um grande impacto nas oportunidades de trabalho e, por isso, é preciso estar ciente de como se apresentar e o que considerar para tornar o perfil online mais atraente.
Confira como as redes sociais podem ajudar a trazer novos clientes e agregar na carreira de um profissional de educação física.
1. Tenha um perfil atualizado
Ao se apresentar nas redes sociais como um profissional fitness, é preciso ter a certeza de que o perfil está completo e que termos acionáveis são usados, com todas as informações relevantes listadas de forma estratégica.
Entre tantas redes sociais, com características próprias e usuários recorrentes, é preciso incluir um histórico como profissional fitness completo para não restar nenhuma dúvida, de modo a atrair e criar identificação com os potenciais clientes.
2. Otimize as redes sociais
O perfil nas redes sociais deve corresponder à imagem que se deseja transmitir aos usuários enquanto profissional fitness.
A foto de perfil é a primeira imagem que os usuários notam ao abrir a página.
Dessa forma, vale iniciar com uma imagem de perfil profissional, seguindo técnicas de fotografia que sinalizem logo para o usuário que ele encontrou alguém da área fitness.
Como dica, é importante que a foto esteja organizada, clara e o profissional aparente (com objetos que remetam a área de atuação). Isso demonstrará que o profissional está comprometido com os negócios.
3. Atente-se ao compartilhamento e privacidade
Uma geração inteira tem crescido com as redes sociais como uma parte da vida.
Profissionais fitness que chegam ao mercado agora precisam estar atentos ao compartilhar muita informação que não esteja relacionada aos negócios.
Para manter a vida pessoal e profissional separada, pode-se usar configurações de privacidade nas diferentes plataformas de redes sociais.
Desta forma, fica mais fácil escolher que tipo de conteúdo compartilhar com amigos e familiares, mantendo o perfil profissional para possíveis oportunidades de negócios.
4. Seja respeitoso
Esse é um ponto que vale tanto para as redes sociais como para a vida. Por isso, é preciso manter a educação e o respeito nas postagens, além do bom senso, assim como a boa maneira para interagir com as pessoas online.
Como regra geral, devem evitar comentários ofensivos ou discriminatórios.
5. Lembre-se que o networking é fundamental
A vantagem das redes sociais como ferramenta de negócios é que pode-se comunicar com pessoas que não conheceria na vida real, independentemente da distância.
Como qualquer outro setor de negócios, vale seguir as tendências relacionadas ao setor fitness ou sobre assuntos que interessam e estejam conectados, mesmo que seja para falar sobre aula de hidroginástica e melhorar os negócios.
Assim, é possível formar um networking, no qual seja possível interagir com pessoas que podem auxiliar no crescimento da marca e na indicação de clientes, por exemplo.
Para isso, é preciso entender como cada uma das redes sociais disponíveis funciona.
LinkedIn possui foco no lado profissional
O LinkedIn é um dos canais profissionais de rede social mais importantes.
É considerado um lugar para os profissionais se conectarem com outros, discutirem tópicos relacionados ao setor e construírem uma reputação online.
A conta do LinkedIn como profissional fitness pode ser vista como uma versão online do currículo. Por isso, é preciso que o perfil esteja completo e atualizado, incluindo formação profissional e histórico de trabalho.
Além disso, vale destacar as responsabilidades e conquistas mais importantes na carreira, com o intuito de atrair a atenção de um lead.
Facebook está no topo das redes sociais
Dentre as redes sociais, o Facebook é a plataforma com o maior número de usuários e é muito usado para interações pessoais, como para discutir temas do dia a dia até aspectos sobre o mercado profissional – ou seja, desde fornecedores de materiais cirúrgicos até assuntos de cinema e TV.
Apesar disso, também é possível criar uma página privada, inovando em filtros para avaliar os participantes antes de ingressarem no grupo, garantindo o alinhamento do tema e preservando os participantes – ou mesmo facilitando com um acesso para clientes vips terem benefícios.
Com isso, se mostra uma excelente oportunidade para se posicionar e reter alunos, criando diferenciais e experiências otimizadas.
Assim, é possível manter uma página comercial, em que coloque fotos, postagens e tags relacionados ao setor fitness, sem misturar com o lado pessoal.
Instagram e Twitter para marketing digital
Um profissional fitness pode usar as redes sociais do Instagram e Twitter para expandir os negócios com o marketing digital.
O Instagram tem como foco as imagens e, no caso de um profissional fitness, é possível mostrar momentos do dia a dia, dentro da proposta de marketing digital, e explorar fotos fazendo exercícios, assim como ensinando bons hábitos e receitas, por exemplo.
Mas lembre-se, eles precisam estar de acordo para receber materiais em canais como e-mail e telefone.
O Twitter é direcionado a textos curtos, mas que podem ser muito bem explorados para CTA (Call To Action – chamada para ação), e direcionar os usuários para outras redes sociais e até mesmo para o site comercial.
Como as redes sociais beneficiam os negócios?
As redes sociais realmente podem impactar a carreira de um profissional fitness, assim como proporcionar oportunidades de negócios das mais diferentes formas.
O perfil online mostra a personalidade, senso de humor e outros recursos valiosos, que nem sempre podem ser utilizados de outras formas. Assim, com toda a digitalização e evolução tecnológica, as redes sociais devem ser aproveitadas ao máximo.
Embora o perfil não permita uma apresentação completa, é um ponto de partida para exibir um profissional fitness como uma pessoa interessante, e que tem algo a oferecer aos clientes interessados nos serviços prestados.
Com base no que um profissional fitness gosta e compartilha, uma pessoa interessada em exercícios e atividades físicas pode decidir pela contratação, impactando de forma direta na carreira.
Ainda melhor, se um cliente gosta dos trabalhos, ele pode indicar por meio das próprias redes sociais, expandindo ainda mais o alcance para um público-alvo abrangente.
Portanto, todo profissional fitness precisa exibir qualidades positivas nas redes sociais.
Pontos de interesse em comum chamam atenção
Muitas vezes, as redes sociais extrapolam os limites do espaço virtual e um profissional fitness fã de esportes, ao demonstrar interesse e compartilhar postagens relacionadas a esse assunto, ampliando a gama de potenciais clientes.
Caso ele goste de cozinhar, pode postar fotos de pratos que ajudam em treinamentos e na manutenção de um corpo saudável, livre de alimentos que causam problemas para a saúde.
Conclusão
O objetivo final das redes sociais é criar fãs leais que possam gerar novos membros e reter aqueles que um profissional fitness já possui.
Por fim, vale lembrar que usuários de uma determinada rede social, em alguns casos utilizam outra, e isso aumenta o engajamento, trocando os públicos, somado a outras ferramentas digitais, como e-mail marketing e os blogs, expandindo o pensamento e ampliando o marketing de conteúdo.
A ideia principal é construir uma base sólida nas redes sociais e ter a certeza de que é possível ser um profissional fitness com histórias interessantes e momentos que valem ser compartilhados nas redes sociais.
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Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.