Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Em dúvida sobre como ter mais alunos na sua academia? Veja aqui estratégias comprovadas para promover seu estabelecimento e obter mais inscrições.

Saiba como atrair e ter mais alunos na academia!

Se você possui um local de ginástica ou musculação, e procura maneiras eficazes de ter mais alunos no seu estabelecimento, saiba que há técnicas de marketing que permitem atingir esse objetivo. 

Atualmente é alto o número de pessoas interessadas em melhorar a qualidade por meio da prática de exercícios físicos e com o uso dessas táticas elas chegarão ao seu negócio.

Vários desses métodos são simples, como oferecer período de testes gratuitos, trabalhar com programas de indicação, criar eventos, entre outros. Além do mais, não há a necessidade de investir grandes fortunas para alcançar os melhores resultados.

Contudo, é importante saber se organizar de modo que o todo seu esforço para realizar esse propósito seja compensado. Sendo assim, este artigo será útil para você descobrir como ter mais alunos na academia com ideias que comprovadamente são efetivas. 

Acompanhe a seguir e boa leitura!

11 dicas de aumentar o número de alunos na academia

A qualidade dos seus serviços e a divulgação são fatores chaves para atrair mais alunos na academia. Portanto, confira abaixo 11 estratégias para ter maiores possibilidades de aumentar o número de matrículas em seu espaço.

1. Entenda sobre o seu mercado e concorrência

É importante conhecer seus concorrentes e quais os motivos as pessoas os preferem, assim será possível ter uma visão mais realista e achar maneiras de atrair alunos. Você pode fazer pesquisa com termos, como “academia na sua região” para encontrá-los. 

Também há opção de buscar nas redes sociais, visitar pessoalmente os estabelecimentos, entre outras. 

Ao identificá-los, obtenha informações como os serviços que oferecem, faixa de preços, o aspecto das instalações, ações de marketing utilizadas e a opinião dos frequentadores. 

A partir daí, avalie no que seu estabelecimento se diferencia deles, em quais pontos é necessário melhorar e de que forma fazer isso.

2. Faça um programa de indicação

Preparar um programa de indicação consiste numa boa tática para atrair novos membros. O boca a boca é uma forma poderosa de marketing, pois as pessoas costumam ter mais confiança nas sugestões de amigos e familiares.

Os novos alunos recomendados por frequentadores atuais também possuem maiores chances de ficar por longo tempo.

Geralmente aqueles que estão satisfeitos com seus serviços são mais propensos a trazer pessoas que conhecem para sua academia naturalmente. 

Mas se houver algum tipo de incentivo envolvido, como descontos na mensalidade, brindes ou aulas gratuitas, a adesão de forma geral costuma ser maior e mais efetiva.

3. Ofereça um período de teste

Oferecer um período de teste é uma oportunidade para eliminar possíveis dúvidas e barreiras que alguém possa ter em relação ao seu estabelecimento. Então, para usar esse recurso determine o tempo que pode ser de alguns dias, uma semana ou um prazo que considere necessário para o participante começar gostar da academia.

Lembre-se de tornar o processo de cadastro fácil e rápido para ele conseguir aproveitar essa vantagem. 

Ao final, procure incentivar as pessoas a se tornarem alunos na academia mais regulares e demonstre a elas os benefícios conquistados no intervalo da experimentação. 

Também ofereça promoções ou descontos para quem se inscrever até uma determinada data.

4. Pense em ter aulas remotas

Este tipo de estímulo é indicado para despertar o interesse de possíveis alunos que não se matriculam devido à distância ou possuem uma rotina muito agitada. 

Com a opção de aulas remotas sua academia também não fica restrita somente a oferecer seus serviços às pessoas que vivem nas proximidades, ela pode ter um público muito mais amplo.

Nesse caso, você pode transmitir aulas presenciais ao vivo ou gravadas em diferentes modalidades, como Yoga, Pilates, HIIT, dança, artes marciais, entre outros. 

Aliás, essa tática ainda serve para acompanhar os membros de maneira personalizada e fazer com que se sintam mais especiais e valorizadas.

5. Tenha um bom site

Ter um bom site ajuda a conquistar mais frequentadores e fidelizar os alunos na academia. Por meio dessa ferramenta, você pode demonstrar as vantagens do seu negócio a quem ouviu falar dele. 

Portanto, use esse recurso para passar informações importantes, como serviços oferecidos, horários de funcionamento, equipamentos, aulas disponíveis, preços e pacotes.

Inclua fotos, depoimentos e avaliações que destacam os benefícios de uma pessoa se exercitar no seu estabelecimento. Também torna fácil para os visitantes entrarem em contato ou se inscreverem com um formulário. 

Além disso, considere a possibilidade de manter um blog para atrair mais alunos com conteúdo relacionado a fitness.

6. Mantenha as redes sociais atualizadas

Usar redes sociais de forma estratégica consiste numa excelente maneira de aumentar o número de alunos na academia

Em plataformas, como Facebook, Instagram, YouTube, TikTok e Twitter é possível postar conteúdo relevante que chame a atenção de novos alunos. A interação com os seguidores leva ao aumento da visibilidade do seu negócio.

Basta você realizar publicações com frequência, responder comentários e tirar dúvidas. Do mesmo modo, incentive as pessoas a compartilharem experiências positivas que possam ter relação com seu estabelecimento.

Fora isso, não desperdice a oportunidade de apresentar ofertas que estimulam mais as matrículas. 

Tanto no site quanto nas redes sociais procure apresentar conteúdo interessante para atrair mais alunos. Inclua nessas plataformas dicas de treinamento, vídeos de exercícios, informações nutricionais, histórias de sucesso de alunos, entre outros. 

Fora isso, mostre as instalações, equipamentos, aulas em andamento e pessoas satisfeitas.

Use imagens e vídeos de alta qualidade que chamem a atenção e transmitam a agradável experiência de alguém se matricular. 

Para fazer isso, você só precisa de uma boa câmera e um computador que rode programas de edição gráfica sem travar. Aliás, caso você não tenha um bom aparelho confira também os melhores notebooks para edição de fotos.

7. Tenha um bom atendimento ao cliente

Um bom atendimento garante que os alunos se sintam apreciados e contentes com o serviço. Isso aumenta a satisfação geral dos frequentadores e faz com que eles fiquem mais inclinados a permanecer na academia e a recomendá-la para outras pessoas. 

Por essa razão, eles compartilharam essas experiências e opiniões com amigos e familiares. Portanto, é essencial ter uma equipe bem treinada e disposta a ajudar a entregar um bom serviço. 

De modo geral, procure solicitar aos funcionários que sempre demonstram educação e busquem auxiliar os alunos da academia. Os colaboradores também devem possuir a capacidade de resolver problemas de forma rápida e eficaz.

8. Tenha um bom modelo de cobrança

Algumas pessoas preferem pagar com cartão de crédito, enquanto outras optam pelo débito automático, transferência bancária, pagamento em dinheiro ou PIX. 

Assim sendo, caso sua academia receba as mensalidades por todas essas opções e outros métodos, se torna mais acessível para novos alunos e pode se destacar em relação a concorrência.

Além do mais, lembre-se que nem todo mundo consegue ter a mesma capacidade financeira ou está disposto a assumir um contrato que dure um longo prazo. 

Então permita a quem for se matricular ter alternativas que se adaptem melhor a sua necessidade e orçamento, como pacotes mensais, trimestrais ou anuais, aulas avulsas e mais.

9. Não se esqueça de investir na infraestrutura da sua academia

Dizem que a primeira impressão é a que fica… Seja esse conceito verdade ou não, o ideal para aumentar as inscrições no seu estabelecimento consiste em prestar atenção a esse detalhe. 

Não se esqueça de que uma academia que mantém as instalações limpas e conservadas transmite profissionalismo e cuidado com os alunos.

Além disso, pessoas que buscam melhorar o condicionamento físico geralmente querem ter acesso a vários equipamentos, como esteiras, pesos livres, máquinas de musculação, bicicletas ergométricas e demais aparelhos. 

Não se esqueça ainda que áreas delimitadas e bem organizadas permitem fazer os treinos de forma eficiente e confortável.

10. Pense em fazer eventos na academia

Há diversos tipos de eventos que você pode realizar na sua academia para ter mais alunos. 

Um exemplo disso é oferecer aulas de demonstração gratuitas em diferentes modalidades de exercícios físicos, como zumba, Yoga, Pilates, treinamento funcional, entre outros. 

Outra opção consiste em realizar competição de levantamento de peso, corrida e pedaladas.

Também organize eventos temáticos, como Halloween, aula de dança com tema dos anos 80 ou festa de fim de ano na academia. Convide profissionais de saúde, nutricionistas e fisioterapeutas para dar palestras sobre tópicos relacionados à saúde e bem-estar. 

Mas sempre se lembre de nessas ocasiões dar uma recompensa a quem trouxer um amigo.

11. Aproveite as dicas de como ter mais alunos na academia

Em um mercado cada vez mais competitivo, a busca por estratégias eficientes para conquistar mais alunos é essencial para o sucesso de qualquer academia. Portanto, procure destacar seus serviços em comparação com a concorrência.

Use ainda recursos de marketing digital, como a criação de um site e aumente presença nas redes sociais. Além disso, não se esqueça da importância de investir em um bom atendimento ao cliente. 

Apresente um ambiente acolhedor, com profissionais capacitados e atenciosos. Considere ainda usar eventos e aulas experimentais gratuitas para divulgar seu negócio. Assim, com a combinação dessas ações seu estabelecimento irá progredir.

Conclusão

Em suma, para conseguir aumentar o número de alunos na academia requer uma abordagem abrangente e estratégica que envolva a criação de um ambiente acolhedor e motivador, bem como uma forte presença online. 

Ao oferecer uma variedade de programas e atividades que atendem às necessidades e interesses dos indivíduos dos clientes, a academia poderá cativar um público mais amplo e diversificado. 

Reforçar o compromisso com a excelência nos serviços oferecidos, bem como com o acompanhamento personalizado dos clientes em suas jornadas de bem-estar contribui para fidelizar os clientes atuais e estimula a divulgação boca a boca, um poderoso aliado na atração de novos frequentadores.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.