Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

No texto de hoje você conhecerá 10 mitos e verdades sobre exercícios em casa, para assim, incluir a prática de atividades físicas de uma maneira mais eficiente na sua rotina.

Os treinos em casa podem ser uma boa alternativa para quem não tem tempo para ir à academia, por exemplo. Afinal, não são todas as pessoas que podem reservar 2 horas do seu dia para fazer musculação ou algum esporte.

Além do mais, os benefícios de treinar em casa tornam esta opção muito querida e eficiente para o dia a dia. Bastam 30 minutos diários investidos em exercícios em casa para você notar bons resultados no seu condicionamento físico.

Porém, é preciso entender como devem funcionar os treinos caseiros, sem mitos e sem enganações. Para isso, acompanhe os tópicos a seguir:

MITO – Fazer exercícios é bom, mas apenas treinando na academia você conseguirá bons resultados

Às vezes, as pessoas utilizam deste tipo de argumento para simplesmente não treinarem em casa. Afinal, é muito mais cômodo dizer que não tem tempo para ir até à academia e não se exercitar , ao invés de praticar exercícios em casa mesmo. 

Como mencionamos no decorrer deste artigo, o treino de apenas 30 minutos diários já é suficiente para proporcionar bons resultados. É preciso quebrar o mito de que treinar fora da academia não traz resultados. Se o seu objetivo é manter a forma e a saúde, treinar em casa pode gerar os mesmos benefícios que a musculação.

VERDADE – São necessários 30 minutos de exercícios por dia

Para que você tenha um bom condicionamento físico e gere ainda mais benefícios para o seu organismo 30 minutos de exercícios diários são o suficiente. Ainda assim, há quem diga que não sobram nem 30 minutos por dia para a prática de atividades físicas!

Se você pensa assim, temos uma boa notícia: Estudos apontam que estes 30 minutos podem ser espaçados, ao longo do dia. Portanto, você pode treinar 10 minutos de manhã, 10 de tarde e 10 de noite. Dessa maneira você somará meia hora diária e atingirá bons resultados. 

mulher-praticando-exercício-em-casa

MITO – Apenas exercícios aeróbicos ajudam a perder peso de verdade

Este é um dos maiores mitos que ouvimos sobre exercícios físicos. Sim, exercícios aeróbicos são ótimos aliados do emagrecimento, uma vez que eles ativam o seu organismo de maneira a queimar muitas calorias durante o treino.

Porém, exercícios de musculação possuem diferentes benéficos para a perda de peso. São eles:

  • Diminuir o tecido adiposo, perdendo gordura
  • Elevar a massa magra, responsável por melhorar o seu metabolismo
  • Com o metabolismo mais acelerado, o corpo continua queimando calorias mesmo depois do final do treino

Portanto, se você é adepto à musculação mas quer emagrecer, tente unir essas duas vertentes para impulsionar ainda mais os seus resultados. 

VERDADE – O alongamento pode prevenir riscos de lesões

Esta é uma verdade, especialmente se você é do tipo de pessoa que sente muito incômodo muscular depois do treino. Há quem afirme que, para um bom rendimento, é preciso se alongar antes do treino. Porém, estudos apontam que os alongamentos prévios podem até diminuir o rendimento nos treinos. Por isso, aposte em um bom alongamento depois de praticar a atividade física.

meninda-se-alongando-em-casa

MITO – Para perder peso em casa, você precisa levar o corpo à exaustão

Mentira! Muitas pessoas acreditam que para atingir um bom resultado e emagrecer “de verdade”, é preciso levar o corpo à exaustão. Mas, na realidade, você precisa apenas queimar calorias e movimentar o corpo a partir de exercícios de qualidade, dentro dos limites do seu organismo. Se você começar a sentir fraqueza, dor ou fadiga excessiva, pare imediatamente. Levar o corpo além do limite pode ser muito prejudicial e provocar lesões severas.

Além disso, a própria saúde mental poderá ser abalada com uma situação dessas. Futuramente, essa frustração atrapalhará sua motivação para continuar os treinos. Lembre-se que todo excesso pode ser prejudicial. 

VERDADE – As roupas podem impactar no seu rendimento

Verdade! As roupas para exercícios precisam estar dentro de parâmetros adequados para não atrapalhem os treinos. Por exemplo, se você usar uma peça muito apertada, poderá ter dificuldades para fazer agachamentos. Enquanto isso, camisetas apertadas podem atrapalhar os seus abdominais. 

Por conta desses fatores, o ideal é que você utilize roupas leves e que se ajustem ao seu corpo e aos seus movimentos. Para isso, adquira roupas próprias para exercícios físicos e desfrute de melhores resultados.

mulher-fazendo-ioga-em-casa_144627-42879

VERDADE – Você emagrece se treinar todos os dias

Se você treinar todos os dias, as chances de você perder peso mais rápido são maiores do que se você treinar com menos frequência. Por exemplo, duas horas de treino, a cada dois dias, pode ter o mesmo efeito no processo de emagrecimento do que a queima diária de calorias, mas o resultado levará mais tempo. Portanto, se o seu objetivo é emagrecer, antes de qualquer coisa, invista na prática diária de exercício e colha só benefícios.

MITO – Pular corda em casa pode prejudicar a saúde dos joelhos

mulher-pulando-corda-em-casa

Meio mito, meio verdade. Isso porque se você não utilizar calçados adequados, pular corda pode sim prejudicar as suas articulações.

Entretanto, se você seguir um fluxo de desenvolvimento saudável, ultrapassando pequenos limites diários (sem exceder o quanto o seu organismo suporta, dia após dia), os resultados serão apenas positivos.

Por isso, vá com calma e cuidado. Não exagere no tempo pulando, especialmente se você ainda é iniciante. Se desenvolva aos poucos e sempre utilize tênis de qualidade.

MITO – Quem se exercita com frequência não precisa cuidar da alimentação

Este é um dos maiores mitos sobre exercícios de maneira geral. Há quem acredite que o simples fato de treinar todos os dias é o suficiente para se permitir descuidar da alimentação. Porém, isso não passa de um mito. A nossa alimentação impacta na saúde do organismo todo, e não apenas nos números sobre a balança.

O peso não é o único fator importante, é preciso lembrar que nossa imunidade e nossa saúde dependem de nutrientes advindos da alimentação. Sendo assim, com o déficit desses componentes no organismo, ele estará mais propício a desenvolver doenças. Portanto, a atividade física deve sempre ser aliada da boa alimentação.

Portanto, é preciso sim cuidar da alimentação, mesmo que você se exercite todos os dias. Isso significa ingerir uma alimentação balanceada, que pode sim contar com lanches e comidas menos saudáveis. Mas o segredo é não exceder limites e lembrar de manter uma alimentação saudável.

VERDADE – A água é melhor que isotônicos durante os treinos

Muito verdade! A indústria alimentícia e de bebidas tenta, todos os dias, criar novos alimentos e bebidas que possam auxiliar nos treinos e pós-treinos. Porém, o melhor hidratante para depois da prática de exercícios é a água. A água deve ser substituída por isotônicos só se um profissional da saúde prescrever essa demanda para o seu caso. Senão, você deve sempre apostar na água e, caso seja indicado, utilizar suplementos como whey protein depois dos treinos.

Conclusão:

Portanto, treinar em casa é sim uma alternativa eficaz para quem procura melhorar sua saúde física e mental. Se exercitar com regularidade, seguir boas orientações e aliar os treinos com uma boa alimentação é a chave para um bom condicionamento físico. Gostou dos mitos e verdades sobre exercícios em casa? Agora que você já conheceu todos eles, é momento de iniciar os seus treinos. Bom rendimento para você!

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.