Share, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Aprenda exercícios para quadril incríveis e reabilite seu aluno!

O quadril é uma das articulações mais utilizadas durante a locomoção. Ao lado da lombar e do joelho, o quadril é responsável por pela mobilidade do corpo humano e realiza a transferência de forças pelo corpo. Sem seus movimentos funcionais, há desequilíbrios que se espalham através das cadeias musculares e cinéticas. Portanto, neste texto vamos aprender mais sobre esta articulação e conferir exercícios para quadril!

O quadril faz parte da cintura pélvica, uma estrutura que liga membros inferiores e membros superiores. É na cintura pélvica que acontece a anulação das forças envolvidas no movimento. Uma falta de movimentos funcionais causa uma série de desequilíbrios nas cadeias cinéticas do corpo. Continue lendo para saber mais!

Como usar exercícios para dor no quadril
peda de mobilidade de quadril

As chances dos alunos acometidos por algum tipo de patologia do quadril serem sedentários é muito grande, uma vez que as dores sentidas são bastante limitantes! Ainda mais que eles param algumas atividades físicas e aos poucos começam a evitar certos movimentos. O resultado é um corpo limitado, desequilibrado e com musculaturas ineficientes.

O movimento é nossa própria ferramenta de trabalho e precisamos de exercícios para conseguir reabilitar o aluno. Por isso, no tratamento de dor no quadril precisaremos trabalhar com alguns objetivos. São eles:

  • Ganhar amplitude de movimento;
  • Melhorar mobilidade;
  • Melhorar estabilidade;
  • Ganhar flexibilidade articular;
  • Obter melhor alinhamento postural.

Também temos que corrigir os padrões de movimento do aluno pois muitas lesões e patologias do quadril surgem por conta de erros de movimento repetidos durante a atividade esportiva ou no dia-a-dia. Um exemplo são corredores com erros na passada, o que sobrecarrega o quadril e torna-se um fator lesivo.

Exercícios para quadril de mobilidade

Uma das características das articulações é promover a mobilidade do corpo e, quando o aluno é acometido por alguma patologia no quadril, ele acaba perdendo um pouco desta característica tão importante! Isto acontece porque o aluno busca diminuir ao máximo a utilização do quadril para não sentir tanta dor.

Essa ação pode até proporcionar um alívio nas dores mas somente a curto prazo, uma vez que com o passar do tempo, este ato pode, até mesmo, prejudicar o retorno às atividades diárias. Eu separei para vocês alguns exercícios para quadril que devem te ajudar, e muito, no processo de reabilitação da mobilidade do quadril! Confira!

Mobilidade integrada das articulações

Você também pode usar exercícios globais para trabalhar o corpo todo durante os exercícios para quadril. Você deve estar se perguntando por que isso é importante, certo? Pois bem, a falta de mobilidade do quadril acaba afetando outras articulações do corpo também!

A disfunção acaba se espalhando pelo corpo, em regiões muito utilizadas como o joelho e a lombar. Então não se esqueça de realizar os exercícios globais que existem tanto no Pilates como no Treinamento Funcional. Nos vídeos abaixo você encontra algumas dicas de exercícios que integrem o quadril com as outras articulações do corpo! Olha só que bacana!

Exercícios de fortalecimento do quadril

Você também terá que auxiliar seu aluno durante a recuperação da força muscular que ele perdeu em diversas musculaturas na região do quadril. Eu separei nestes vídeos abaixo alguns exercícios para quadril que podem ser utilizados para a recuperação muscular desta região. Eles são curtinhos e bem simples! Veja só!

Exercícios para alívio da dor no quadril

É importantíssimo que antes de qualquer tratamento, o seu aluno precisa, primeiro, se ver livre da dor que o incomoda. Digo isto porque caso contrário ele sentirá muita dificuldade em realizar até o mais simples dos exercícios para quadril.

Creio que você não quer que isso aconteça, certo? Para isso nós podemos utilizar técnicas de terapia manual, alongamento, liberação miofascial e de ponto gatilho. Nesse vídeo aqui embaixo você pode conferir algumas aneiras de aliviar a dor no quadril! Dá só uma olhada!

Conclusão

É de suma importância para um profissional da Educação Física aprender um pouco mais sobre o quadril, para que você esteja preparado para reabilitar seu aluno que sofre com algum tipo de dor. Esses exercícios foram pensados para te auxiliar na escolha do melhor tipo de tratamento.

Esses exercícios para quadril irão melhorar a mobilidade articular do seu aluno e, de quebra, fazer com que eles saiam do sedentarismo consequência das dores no quadril.

Written by Keyner Luiz

Keyner Luiz

criador do MIT – Movimento Inteligente e instrutor de Pilates e Treinamento Funcional. Fisioterapeuta formado pela UNISANTA, Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício (CEFE), Especialista em Acupuntura (CEATA), Especialista em Quiropraxia (Instituto Physion). Possui Formação em Mat Pilates, Pilates Studio, Pilates Fisioterapêutico, Pilates Original Clássico, e muitas outras especializações em Pilates.

2 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *