Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Você é aquele tipo de pessoa que, no Ano Novo, sempre estabelece como meta um novo #ProjetoVerão, mas acaba deixando-o de lado por conta da correria do dia a dia? É hora de mudar essas atitudes e se empenhar nos treinos de academia!

Entretanto, para começar a praticar treinos de academia, é essencial que você entenda sobre o assunto. Afinal, nem todos os exercícios são eficazes para todos os tipos de pessoas e objetivos.

Além disso, é necessário que você providencie outros detalhes, como roupas adequadas para a academia. A dica é comprá-las pela internet, já que os valores são mais atrativos e há várias formas de pagamento, como o boleto parcelado e o cartão de crédito.

Abaixo, confira algumas sugestões que ajudarão a encontrar treinos de academia ideais para te ajudar a alcançar os seus objetivos e, também, a levar uma vida muito mais saudável, com o corpo em forma! 

Quais os tipos de treinos de academia?

Os treinos de academia são divididos de duas formas: treino com peso livre e treino com aparelho. Ambos são eficazes, mas você deve escolher o treino ideal de acordo com os seus objetivos.

__CONFIG_colors_palette __ {"active_palette": 0, "config": {"colors": {"62516": {"name": "Main Accent", "parent": - 1}}, "gradients": []}, " paletas ": [{" nome ":" Paleta padrão "," valor ": {" cores ": {" 62516 ": {" val ":" rgb (195, 29, 13) "," hsl ": {" h ": 5," s ": 0,875," l ": 0,4078}}}," gradientes ": []}}]} __ CONFIG_colors_palette__
SAIBA MAIS

Uma boa forma de alinhar o melhor tipo de treino, é contando com o acompanhamento de profissionais especializados, como um instrutor de academia e um endocrinologista esportivo.

Abaixo, confira as características do treino com peso livre e, também, do treino com aparelho.

Treino com peso livre

O treino com peso livre é, na maioria das vezes, praticado com halteres, bolas de ferro com alça ou até mesmo com barras.

Ele é excelente para que você trabalhe diversos grupos musculares do seu corpo de uma só vez, além de garantir maior amplitude aos seus movimentos durante a prática.

Treino com aparelho

Por sua vez, o treino com aparelho é uma prática “raiz”, na qual você concentra seus esforços em um único grupo muscular com a “ajuda” de um aparelho que fornece segurança para isso.

Trata-se de um excelente treino de academia para quem busca segurança durante a prática de exercícios físicos, como é o caso de idosos e pessoas que passam por uma reabilitação física.

Qual a vantagem do treino com peso livre?

Uma das principais vantagens de praticar o treino com peso livre é a liberdade de treinar mesmo estando fora da academia, sendo ideal para quem não gosta de ambientes cheios de “pessoas fitness”.

Ao optar pela prática do treino com peso livre, porém, é preciso desembolsar alguns reais para a compra dos equipamentos adequados que, como citamos anteriormente, são halteres, bolas de ferro e barras. 

Levando essas ferramentas com você durante viagens ou mantendo-as em casa, a prática do treino com peso livre torna-se muito mais fácil e acessível. Treinos de academia não precisam, necessariamente, serem feitos somente nesse ambiente!

Além disso, durante o treino com peso livre, suas fibras musculares serão trabalhadas em conjunto e, por isso, você poderá unir duas vantagens em uma só prática: o ganho muscular e a queima de calorias

Qual a vantagem do treino com aparelho?

Quando falamos de treino com aparelho, a principal vantagem que podemos elencar é a segurança que os equipamentos oferecem. Ao posicionar-se em um aparelho de academia, seu corpo ganha estabilidade para que você exercite o músculo desejado.

Assim, durante 1 hora de treino, é possível diversificar os trabalhos, mas com menor possibilidade de provocar algum tipo de fadiga muscular, já que é possível alternar os aparelhos.

Outra vantagem é que, na academia, normalmente, diversos instrutores estarão disponíveis para te ajudar a elaborar os seus treinos, sempre de acordo com os objetivos finais.

Para que tipo de pessoa eles são indicados?

Conforme explicado neste artigo, os treinos de academia são indicados para todas as pessoas que desejam manter uma vida mais saudável ou, ainda, melhorar a qualidade de vida a partir da prática regular de exercícios físicos.

Entretanto, para escolher o tipo de treino, seja ele com peso livre ou com aparelho, você deve atentar-se aos seus objetivos. 

Por exemplo: o treino com peso livre possibilita a queima de calorias de forma mais prática, sendo recomendado para pessoas que querem emagrecer. Já o treino com aparelho possibilita o crescimento da musculatura, indicado para aqueles que buscam hipertrofia.

Sendo assim, antes de escolher se jogar em um desses treinos de academia, é muito importante que você consiga entender qual é o melhor método para você e para o seu corpo, baseado em seus objetivos principais.

Divisão do treino ABC: por que essa é a melhor opção?

Você sabe o que é a divisão do treino ABC e os motivos para que esta seja a sua melhor opção durante a prática de treinos de academia?

De forma geral, a divisão ABC é uma forma de organizar o seu treino em exercícios físicos específicos que, quando praticados, trabalham somente um grupo muscular, para que as outras descansem, sendo:

  • A: pernas;
  • B: empurrar;
  • C: puxar.

Pernas

Normalmente, os exercícios de perna são: agachamento, leg press, extensora, stiff, mesa flexora, extensora lombar e panturrilha.

A repetição varia de acordo com os seus objetivos e deve ser acompanhada diretamente por um profissional especializado.

Empurrar

Os exercícios de empurrar costumam trabalhar peitoral, ombro e tríceps, com supino, supino inclinado com halteres, peck deck fly, desenvolvimento, elevação lateral, mergulho e tríceps corda.

Conforme explicamos no tópico anterior, as repetições devem ser feitas de acordo com as metas de crescimento estabelecidas por você, em conjunto com um instrutor físico apto a te ajudar nessa missão.

Puxar

Por sua vez, os exercícios de puxar são aqueles que trabalham dorsal, bíceps e abdômen, essenciais para quem busca hipertrofia.

Normalmente essas musculaturas são trabalhadas em séries de: barra fixa ou graviton, remada baixa no triângulo, puxada alta, rosca alternada, rosca direta no cabo, abdominal crunch na máquina e abdominal oblíquo na máquina.

O que você precisa para fazer bons treinos de academia?

Bons treinos de academia exigem atenção a alguns detalhes, principalmente quando feitos por iniciantes.

Abaixo, confira alguns deles.

1. Roupas adequadas e confortáveis

Treinos de academia exigem roupas adequadas e confortáveis para que você possa praticá-los da melhor maneira possível, ou seja, sem restrições de movimentos.

Além disso, são importantes para que você evite qualquer tipo de lesão durante a prática dos exercícios físicos. Entre os tecidos mais indicados estão: algodão, linho, lycra e dri-fit.

2. Proteção para mão

Ao praticar treinos de academia, outro detalhe que não pode ficar de fora é a proteção para a sua mão, que normalmente é conferida com o uso de uma luva.

Feitas especialmente para isso, luvas de academia protegem suas mãos e melhoram sua aderência para levantamento de peso. São feitas, normalmente, com tecidos que fornecem fricção para manter os pesos seguros ao seu alcance.

3. Garrafinha com água sempre por perto

É essencial que, durante a prática de treinos de academia, você mantenha uma garrafinha com água sempre por perto.

A hidratação nos treinos é muito importante, uma vez que diversos esforços serão exigidos pelo seu corpo e, consequentemente, haverá uma perda natural de água e sais minerais.

Assim, com a ingestão de água, você estará repondo o próprio “estoque” corporal, além de aumentar a sua eficiência.  

Conclusão

Os treinos de academia são muito importantes para aqueles que buscam aumentar a qualidade de vida e proporcionar a si mesmo diversas sensações de bem estar. 

Apesar de exigirem o empenho corporal e o comprometimento para práticas rotineiras, são indispensáveis para aqueles que vislumbram um futuro mais saudável.