A prática de atividades físicas promove muitos benefícios para o corpo humano. Exercícios comuns como caminhada, agachamentos ou uma simples corrida podem ser ainda mais eficientes quando acrescentamos resistência, potencializando os exercícios com a banda elástica.
Vários exercícios podem ser adaptados para a utilização da banda. Na academia, por exemplo, podemos acrescentar uma resistência na esteira amarrando a banda ao redor das pernas do aluno, ou utilizando uma mini band, para promover a necessidade de força nas passadas.
Aprenda mais sobre exercícios com banda elástica e seus benefícios continuando a leitura!
O que é banda elástica?
Muito conhecida e utilizada por praticantes de atividade física em todo o mundo, a banda elástica foi desenvolvida no início dos anos 50, na Rússia, e foram inicialmente utilizadas em terapias de reabilitação de atletas.
Ela é composta por látex, proveniente da borracha, o que justifica a sua resistência. O látex é conhecido por ser um material que estica e não se quebra, apenas retorna à sua forma inicial, por isso, ele é o material perfeito para este acessório.
A banda elástica é conhecida por criar o elemento de resistência nos exercícios. Por sua estrutura firme e elasticidade, ela faz com que o usuário tenha que empenhar mais força no momento do exercício, potencializando-o.
Normalmente as bandas elásticas são separadas por cor, que definem a intensidade da resistência.
Benefícios
Vamos começar falando das vantagens de utilizarmos a banda elástica em atividades físicas:
Compacta: dá pra levar pra qualquer lugar e utilizar com vários clientes;
Instabilidade: a banda elástica é ótima para exercícios de instabilidade;
Versátil: ela pode ser utilizada em qualquer público, do iniciante ao avançado;
Funcional: uma variedade de exercícios funcionais utilizam a banda.
Essas são só algumas vantagens sobre a utilização da banda elástica, existem muito mais razões pela qual a banda elástica é uma ótima aquisição.
Naturalmente, tudo o que se relaciona com exercício físico é cheio de benefícios, nesse caso, não é diferente. Os exercícios com banda elástica são muito indicados para ganho de força, massa muscular e condicionamento físico em geral.
Estes exercícios podem ser usados tanto durante a reabilitação quanto nos treinos de condicionamento físico.
Como dar aulas utilizando banda elástica
Acrescentar a banda elástica às aulas é a escolha certa para quem está procurando algo diferente para oferecer aos alunos.
A banda elástica é perfeita para isso graças à sua versatilidade, e, como resultado, podemos adaptar o mesmo exercício para vários alunos apenas mudando a intensidade da resistência entre os alunos avançados e iniciantes.
Você pode utilizar somente a banda elástica durante a aula, ou acrescentá-la em exercícios já praticados pelos seus alunos, para aumentar a dificuldade. Aproveite a diversidade que os exercícios com banda tem para oferecer e seja criativo em suas aulas.
Exercícios com banda elástica
Publicado por Keyner Luiz em Sexta-feira, 31 de março de 2017
Hoje a dica é pra você que também trabalha atendendo à domicílio ;)Possibilidades de exercícios na cadeira utilizando a banda elástica. #Vemcomigo!
Publicado por Keyner Luiz em Quinta-feira, 30 de março de 2017
Conclusão
Existem diversas maneiras de utilizar a banda elástica. Aprender a utilizá-la é o primeiro passo para tornar suas aulas mais dinâmicas e eficientes, então lembre-se de sempre testar suas novas ideias com a banda elástica antes de colocar em prática durante suas aulas.
Portanto, busque sempre aprimorar suas aulas com mais conhecimento e acessórios diferentes, que acrescentam um diferencial nas aulas e que potencializam exercícios que são naturalmente eficientes.
Você utilizou algum desses exercícios com banda elástica? Nos conte como foi sua experiência nos comentários.