Historicamente a Educação Física sempre esteve muito ligada às ciências humanas e do esporte. O corpo analisado em suas diferentes dimensões era entendido como a via de interação entre homem e sociedade.
Mas afinal o que é Educação Física? Qual sua real importância nas escolas, na vida das pessoas? O que faz os profissionais dessa área? Quais as áreas de atuação? Aqui, preparamos para você estudante, profissional, futuro professor e interessado um guia completo sobre esta belíssima e apaixonante profissão, seus desafios, seus benefícios e suas perspectivas.
O que é educação física?
Podemos dizer que a Educação Física é uma disciplina acadêmica que estuda as diferentes formas e expressões corporais. Embora o significado de Educação Física seja abrangente, a definição de um artigo do Professor Dr. Valdir Barbanti da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto – USP, a define simplesmente como uma pessoa pensa, educa, disciplina e treina o seu corpo.
E quando falamos de Educação Física Escolar podemos ir mais além, pois essa disciplina engloba atividades de aprendizagens recreativas como as brincadeiras, os jogos, as danças, o comportamento em grupo ou individual e a qualidade de vida. Não é por menos que o objeto de estudo dessa disciplina é o movimento humano e suas inferências para o mesmo.
Quais os objetivos da educação física
De acordo com o Plano Nacional de Educação Física e Desporto, essa disciplina tem como finalidade o equilíbrio e a saúde do corpo, a disposição física para ação e desenvolvimento dos valores morais. Já a Política Nacional de Educação Física e Desporto tem como objetivos específicos:
- O melhoramento da aptidão física dos indivíduos;
- Ascensão do nível do esporte em todas as extensões;
- Implantação e aumento da prática dos desportos da população;
- Elevação do nível técnico – desportivo das representações nacionais;
- Divulgação dos desportos como forma de utilização do tempo de lazer.
Em outras palavras, a Educação Física atenta para o exercício de qualquer atividade motora, de qualquer movimento que envolva o corpo humano e sua relação com o meio.
Cuidados que todo educador físico deve ter com seus alunos
Os profissionais da área de Educação Física são preparados para ensinar e estar alerta em relação à prática de atividades e exercícios físicos de nossos alunos. Desfrutam horas e horas de aulas de primeiro socorros, anatomia e fisiologia do exercício e estágios. Tudo para passar de forma correta, segura e responsável as atividades propostas, e devem continuar a se especializar e se atualizar sempre, pois é dever supervisionar, coordenar e orientar os alunos seja na academia, na escola ou em um evento recreativo.
Executar corretamente os movimentos corporais é essencial para que o aluno obtenha resultados satisfatórios e evitar uma possível lesão. Somos promotores da saúde, da prática de exercícios, dos esportes, da recreação e das danças, porém não somos aptos e também não podemos receitar dietas, suplementos, medicação, ou passar exercícios para lesões.
Desse modo, se ocorrer algum acidente durante a aula o que fazer?
Deve-se acalmar o aluno e não deixar ele se mover até a chegada de uma ambulância e também o professor deve acompanhá-lo até a unidade de saúde, pois foi na aula dele que ocorreu o acidente e somente o mesmo conseguirá explicar o que houve.
Importante: em hipótese alguma subestime o choro de um aluno, investigue sempre o motivo do choro. Acidentes sempre ocorrem principalmente em aulas de Educação Física, mas o mais importante é manter a calma e sempre ficar alerta.
Ética na educação física
O profissional de Educação Física é um profissional graduado por uma Instituição de Ensino Superior, responsável por desenvolver hábitos físicos, prescrever atividades, orientar e acompanhar aqueles que se inserem no domínio da prática da atividade física ou desportiva.
No entanto, para que esse profissional seja bem sucedido é fundamental que o mesmo atue com ética, porque a prática da ética aumenta as chances de oportunidades, além de melhorar a credibilidade do profissional diante a sociedade e aumentar seu valor profissional.
O código de Ética dos Profissionais da Educação Física, em seus capítulos II (artigos 4°e 5°) e II (artigos 6° e 7°), apresentam os princípios éticos que norteiam a profissão e elencam as responsabilidades e deveres inerentes à mesma. Todos os graduandos e formados em Educação Física deveriam estudar e refletir sobre esses princípios:
Capítulo II – dos princípios e diretrizes
Art. 4º – O exercício profissional em Educação Física pautar-se-á pelos seguintes princípios:
- o respeito à vida, à dignidade, à integridade e aos direitos do indivíduo;
- a responsabilidade social;
- a ausência de discriminação ou preconceito de qualquer natureza;
- o respeito à ética nas diversas atividades profissionais;
- a valorização da identidade profissional no campo da atividade física;
- a sustentabilidade do meio ambiente;
- a prestação, sempre, do melhor serviço, a um número cada vez maior de pessoas, com competência, responsabilidade e honestidade;
- a atuação dentro das especificidades do seu campo e área do conhecimento, no sentido da educação e desenvolvimento das potencialidades humanas, daqueles aos quais presta serviços.
Art. 5º – São diretrizes para a atuação dos órgãos integrantes do Sistema CONFEF/CREFs e para o desempenho da atividade Profissional em Educação Física:
- comprometimento com a preservação da saúde do indivíduo e da coletividade, e com o desenvolvimento físico, intelectual, cultural e social do beneficiário de sua ação;
- atualização técnica e científica, e aperfeiçoamento moral dos profissionais registrados no Sistema CONFEF/CREFs;
- transparência em suas ações e decisões, garantida por meio do pleno acesso dos beneficiários e destinatários às informações relacionadas ao exercício de sua competência legal e regimental;
- autonomia no exercício da Profissão, respeitados os preceitos legais e éticos e os princípios da bioética;
- priorização do compromisso ético para com a sociedade, cujo interesse será colocado acima de qualquer outro, sobretudo do de natureza corporativista;
- integração com o trabalho de profissionais de outras áreas, baseada no respeito, na liberdade e independência profissional de cada um e na defesa do interesse e do bem-estar dos seus beneficiários.
Capítulo III – das responsabilidades e deveres
Art. 6º – São responsabilidades e deveres do Profissional de Educação Física:
- promover uma Educação Física no sentido de que a mesma se constitua em meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo dos seus beneficiários, através de uma educação efetiva, para promoção da saúde e ocupação saudável do tempo de lazer;
- zelar pelo prestígio da Profissão, pela dignidade do Profissional e pelo aperfeiçoamento de suas instituições;
- assegurar a seus beneficiários um serviço profissional seguro, competente e atualizado, prestado com o máximo de seu conhecimento, habilidade e experiência;
- elaborar o programa de atividades do beneficiário em função de suas condições gerais de saúde;
- oferecer a seu beneficiário, de preferência por escrito, uma orientação segura sobre a execução das atividades e dos exercícios recomendados;
- manter o beneficiário informado sobre eventuais circunstâncias adversas que possam influenciar o desenvolvimento do trabalho que lhe será prestado;
- renunciar às suas funções, tão logo se verifique falta de confiança por parte do beneficiário, zelando para que os interesses do mesmo não sejam prejudicados e evitando declarações públicas sobre os motivos da renúncia;
- manter-se informado sobre pesquisas e descobertas técnicas, científicas e culturais com o objetivo de prestar melhores serviços e contribuir para o desenvolvimento da profissão;
- avaliar criteriosamente sua competência técnica e legal, e somente aceitar encargos quando se julgar capaz de apresentar desempenho seguro para si e para seus beneficiários;
- zelar pela sua competência exclusiva na prestação dos serviços a seu encargo;
- promover e facilitar o aperfeiçoamento técnico, científico e cultural das pessoas sob sua orientação profissional;
- manter-se atualizado quanto aos conhecimentos técnicos, científicos e culturais, no sentido de prestar o melhor serviço e contribuir para o desenvolvimento da profissão;
- guardar sigilo sobre fato ou informação de que tiver conhecimento em decorrência do exercício da profissão;
- responsabilizar-se por falta cometida no exercício de suas atividades profissionais, independentemente de ter sido praticada individualmente ou em equipe;
- cumprir e fazer cumprir os preceitos éticos e legais da Profissão;
- emitir parecer técnico sobre questões pertinentes a seu campo profissional, respeitando os princípios deste Código, os preceitos legais e o interesse público;
- comunicar formalmente ao Sistema CONFEF/CREFs fatos que envolvam recusa ou demissão de cargo, função ou emprego motivadas pelo respeito à lei e à ética no exercício da profissão;
- apresentar-se adequadamente trajado para o exercício profissional, conforme o local de atuação e a atividade a ser desempenhada;
- respeitar e fazer respeitar o ambiente de trabalho;
- promover o uso adequado dos materiais e equipamentos específicos para a prática da Educação Física;
- manter-se em dia com as obrigações estabelecidas no Estatuto do CONFEF.
Além das condutas referidas pelo código de ética formal dos profissionais da Educação Física, existem outras de caráter informal, com o mesmo nível de importância para a boa prática da Educação Física. São elas:
- ser pontual;
- explicar o que será feito na aula para o(s) aluno(s);
- não opinar sobre um treinamento físico planejado por um colega de profissão sem saber em qual contexto o mesmo foi criado;
- quando for substituir um colega respeitar a sua forma prévia de trabalho com aquele aluno ou turma;
- sempre que entrar em uma sala de aula pedir licença e cumprimentar com respeito o professor que lá já se encontra bem como seu aluno ou sua turma;
- nunca abordar um aluno de outro colega de profissão oferecendo serviço mais barato sem seu consentimento.
Agindo dessa maneira, se estabelece um código de conduta profissional que dignifica coletivamente a profissão e eleva a credibilidade dos serviços prestados pelos Profissionais da Educação Física à sociedade.
As diferenças entre educação física e ciências do esporte
As Ciências do Esporte pertence às áreas do conhecimento humano, ligada aos estudos das técnicas e métodos usados no treinamento e na preparação física de indivíduos e equipes para competições esportivas.
Já Educação Física é uma das áreas do conhecimento humano, ligada às práticas corporais historicamente produzidas pela humanidade. Ela está ligada ao processo pedagógico que visa à formação do homem capaz de conduzir-se plenamente em suas atividades, trabalha num sentido amplo, com prevenção de determinadas doenças.
É um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas e exercícios físicos não competitivos e esportes com fins recreativos quanto à ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos.
Há ainda uma ambiguidade acerca das duas graduações, é muito comum pessoas confundirem o curso de Ciências do Esporte com Educação Física. O mercado de trabalho do profissional do Esporte é mais restrito do que os profissionais de Educação Física, comumente costuma atuar como técnico ou preparador físico de atletas ou equipes. Tanto o bacharel em Ciências do Esporte como o bacharel em Educação Física geralmente disputam as mesmas vagas no mercado de trabalho.
Qual a importância da educação física para a sociedade
A sociedade está evoluindo muito rápido e junto com ela o modo de vida humano, as pessoas estão muito atarefadas, com tempo mínimo e sempre na correria, no estresse, nas cobranças e pressões que suas ocupações acarretam.
Nesta mesma sociedade, encontramos jovens, adultos e idosos, tediosos, ansiosos, preocupados, indisciplinados, angustiados, muitos fazendo uso de substâncias ilícitas e é neste cenário que temos que introduzir atividades físicas.
Ou seja, a importância da Educação Física para a sociedade vai muito além de estética, engloba saúde pública, por isso o educador físico é um profissional da saúde que contribui para o desenvolvimento da qualidade de vida humana. São responsáveis por estimular hábitos saudáveis para as pessoas. Médicos da área da saúde mental, psicólogos, psicanalistas receitam sempre a atividade física como parte fundamental de um tratamento.
Médicos endocrinologistas, cardiologistas, nutrólogos, nutricionistas, e tantos outros especialistas, orientam a prática constante de exercícios físicos para a manutenção e até mesmo cura do corpo. São muitas doenças que estão ligadas a não prática de exercícios físicos, daí a importância da Educação Física nas escolas, nas universidades, nos hospitais, nas empresas privadas e públicas, nos centros de lazer, isto é, como um todo para a sociedade.
Conclusão
Ao mesmo tempo em que a mídia apela cada vez mais por um padrão de beleza único, e também as pessoas estão mais conscientes da busca de uma boa saúde e do bem-estar associados às atividades físicas, vem crescendo o número de jovens obesos e sedentários.
Por isso, os profissionais de Educação Física tem um papel importante como agentes transformadores e atuantes na sociedade. Cabem a vocês a divulgação da importância da saúde corporal e mental através dos exercícios, esportes, danças e movimentos físicos.
Amei esse artigo sou adepta da educaçåo física, incentivo meus filhos, meus netos a sempre praticarem exercícios. Tenho um filho bacharel em educaçåo fisica, e se eu já gostava e depois que li esse artigo passei a gostar mais e mais. Muito obrigada.