Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O uso de suplementos alimentares vem ganhando adeptos em academias, clubes, centros esportivos e outros diversos espaços de praticantes de exercícios físicos e esportes, em especial a creatina. Mas afinal, por que suplementar? 

Em determinado momento da nossa prática, da intensidade despendida e da capacidade de recuperação, apenas por meio da alimentação não é possível fornecer ao nosso organismo o suficiente para que ele se recupere. 

Além disso, para que altos níveis de performances sejam mantidos, essa recuperação precisa de outros níveis de substâncias como vitaminas e minerais. 

É então que o suplemento alimentar entra em cena, com o intuito de trazer o que o próprio nome diz: suplementar. Ele vem como um aliado na alimentação, um complemento para que nosso corpo possua o cenário e auxílio necessário para a recuperação desejada em nossa prática.

Neste texto, você vai entender detalhadamente o que é a creatina, seus principais benefícios e como consumi-la diariamente.

Mas afinal, o que é a creatina?

A creatina é um composto produzido pelo fígado, rins e pâncreas, a partir de alguns aminoácidos (glicina, arginina, metionina). 

A substância também está naturalmente presente em carnes, peixes, frango, ovo, frutos do mar, leite e derivados. Em nosso organismo, ela é armazenada em grande parte nos tecidos musculoesqueléticos e, em menor quantidade, no coração, músculos lisos, cérebro e testículos. 

Trata-se de uma amina nitrogenada denominada ácido acético metilguanidina. Em sua forma fosforilada, a creatina fosfato tem grande importância em nosso metabolismo energético. 

As principais funções da creatina estão relacionadas ao fornecimento de energia temporária, ao transporte de energia entre o sítio de produção e o de consumo e à manutenção da taxa de ressíntese de ATP/ADP. 

As concentrações encontradas de creatina no corpo humano são 60 a 70% de forma livre e fosforilada de 30 a 40%. Cerca de 95% é armazenada no músculo esquelético, sendo que o restante se situa no coração, músculos lisos, cérebro e testículos.

Qual a importância de tomar a creatina?

Seus benefícios da creatina como suplemento alimentar para o desempenho durante o exercício físico estão associados à elevação do pool de energia intracelular, aumento da taxa de ressíntese de fosfocreatina, redução do acúmulo de fosfato inorgânico e elevação do pH. 

Existem evidências de que o desempenho em séries repetidas de sprint e exercícios de potência aumentou após a ingestão da creatina, o que promove a resíntese de ATP e aumenta a disponibilidade e degradação da fosfocreatina. 

Em relação ao ganho de massa corporal, um estudo sobre a suplementação de creatina associada ao treinamento resistido por 28 dias trouxe ganho significativo para peso e hidratação da massa magra para o grupo treinado, mas nenhum aumento significativo
para o grupo de não treinados. 

Em uma tradução e simplificação da linguagem científica, usar a creatina para prática de atividades físicas intensas que envolvem alto estresse oxidativo previne danos exagerados às células, como o caso das corridas de longa duração ou até mesmo os treinos metabólicos de musculação.

Existe contraindicação do consumo?

Apesar do uso da creatina ser crescente e bastante conhecido, dúvidas sobre seu uso ainda gera muitos debates como questionamentos como futuros prejuízos na função renal

Um estudo de revisão reuniu diversas abordagens sobre o tema buscando analisar diferentes pontos de vista encontrados na ciência sobre suas contraindicações. 

A conclusão foi que não podemos trazer essa questão de forma genérica buscando um sim ou não, mas a conduta deve ser individualizada para o indivíduo que tem interesse em iniciar sua suplementação. 

Doenças renais pré-existentes ou com alguma propensão à nefropatia, precisam de atenção e monitorização do consumo. Sujeitos saudáveis que usam de forma regular, sugere-se que não ultrapassem a quantidade de 5g/dia pois a segurança acima dessa dose ainda não foi encontrada na ciência.

Como devo tomar creatina?

O que a ciência tem informado é que o consumo de 20 gramas ao dia por um período de 5 a 7 dias, promove aumento de 20% das concentrações de creatina muscular. Alguns estudos fazem uma estimativa da necessidade diária de creatina em torno de 2 g/dia para um homem adulto de 70kg não praticante atividade física. 

Outros sugerem que os ciclos e dosagens da suplementação sejam crescentes ou decrescentes, de acordo com o número de semanas que você irá utilizar a creatina

Sua ingestão começará com, por exemplo, 5 miligramas/dia e aumentando posteriormente para até 20 mg.

O que nos leva a concluir que pela individualidade biológica, considerada de cada um em relação ao peso, metabolismo, prática exercida e objetivos declarados, alimentação dos indivíduos, doenças associadas ou não, a ingestão da creatina e sua dosagem deve ser avaliada individualmente para atender as necessidades de cada um.

Conclusão

A creatina é recomendada para o aumento da força, da potência e da massa muscular (hipertrofia). A substância traz esses ganhos para o treino quando aliada a uma boa dieta e um programa de exercícios adequado.

Por estar envolvida na produção de ATP, fonte de energia usada pelos músculos em exercícios predominantemente anaeróbios (de alta intensidade e curta duração), como musculação, saltos, arremessos de peso e corridas muito curtas. 

É importante saber que consumir a creatina não aumenta a massa muscular, é preciso um programa de treinamento adequado, com alimentação adequada e descanso suficiente.

Em suma, o que o suplemento faz é elevar a tolerância do atleta ao esforço e retardar a fadiga, permitindo que sua tolerância ao esforço do exercício seja maior, aumentando sua performance. 

Se o seu objetivo com a creatina for ganho estéticos, o ideal é fazer um bom acompanhamento nutricional para que os efeitos a longo prazo da creatina se ajuste no seu programa de emagrecimento ou de ganho de massa muscular.

Referências Bibliográficas
Zanelli JCS, Cordeiro BA, Beserra BTS, Trindade EBSM. CREATINA E TREINAMENTO RESISTIDO: EFEITO NA HIDRATAÇÃO E MASSA CORPORAL MAGRA. Rev Bras Med Esporte. 2015;21(1):27-31

Vieira RP. et. al. Efeitos da Suplementação Oral com Creatina sobre o Metabolismo e a Morfologia Hepática em Ratos. Rev Bras Med Esporte. 2008;14(1):38-41

Carvalho APPS, Molina GE, Fontana KE. Suplementação com creatina associada ao
treinamento resistido não altera as funções renal e hepática. Rev Bras Med Esporte.
2011;17(4):237-241.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.