Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A pandemia da Covid-19 alterou a rotina mundial, e devido ao isolamento, as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa. Com as crianças e adolescentes assistindo aulas online e os adultos trabalhando em home office houve, consequentemente, um aumento no sedentarismo e na dor na coluna.

Por isso, a pesquisa no Google por “dor na coluna” teve um crescimento de 76% desde o início da pandemia no Brasil. Esse número está relacionado ao fato de que as pessoas passaram mais tempo sentadas e se movimentando menos.

Passar a executar as atividades dentro de casa foi uma realidade cheia de improvisos, já que a maioria da população não possui móveis ergonômicos e estrutura para trabalhar ou estudar dentro do seu lar.

As academias, parques e praias ficaram fechados por um grande período, gerando um aumento do sedentarismo porque o deslocamento até o trabalho e a escola passou a não acontecer. 

Além disso, a população ganhou peso, pois devido a ansiedade, a falta do convívio social e o tempo em casa, houve um aumento na ingestão de alimentos, na maioria das vezes, não saudáveis e muito calóricos. Esse aumento de peso e a falta do fortalecimento muscular estão associados, muitas vezes, à dor na coluna.

A má postura no dia a dia, a sobrecarga na coluna devido ao aumento de peso corporal, excesso de horas sentadas e a falta de atividade física, podem ser os responsáveis pelo aumento na procura sobre “dor nas costas e coluna” ou lombalgia, definida como dor, tensão muscular ou rigidez na região lombar.

A adaptação ao home office e às aulas online

As pessoas passaram a trabalhar em casa, muitas vezes de forma adaptada, com mesas e cadeiras não ergonômicas, ocasionando má postura, e, consequentemente, dor na coluna. Sem o deslocamento para o local de trabalho e com parques e academias fechadas, o sedentarismo cresceu consideravelmente.

Semelhante ao home office, os alunos tiveram que assistir as aulas em casa, e se adaptar. Muitas vezes, sem local adequado, assistiam às aulas pelo celular, na cama e até no sofá. 

Sem estrutura para manter uma boa postura, acabaram sendo vítimas de dores.

A relação entre dor na coluna e ansiedade

Considerando o aumento da ansiedade durante esse período, e o maior tempo que as pessoas passaram em casa, o ganho de peso também se destacou na pandemia. Muitas pesquisas mostram que as pessoas passaram a ingerir mais calorias do que gastavam. 

O consumo de alguns alimentos, principalmente em excesso, como glúten, açúcar, leite e derivados, podem ser inflamatórios para uma parte da população, o que gera mais dores.

Sedentarismo

Durante o isolamento social, o sedentarismo teve um crescimento exponencial, como dito anteriormente, gerando aumento de peso e dores no corpo em geral, além de diversos malefícios ligados à saúde e bem-estar da população.

Academias, parques, praias, centros esportivos, educação física escolar e muitos outros locais onde era possível praticar atividade física, ficou por muito tempo inacessível à população. 

A fraqueza muscular e a falta de movimento são essenciais para prevenir e tratar a lombalgia. Sem a atividade física, as pessoas perdem força muscular, que é tão importante para a saúde da coluna.

Dor na coluna X Postura

O termo postura pode ser definido como sendo a posição ereta do ser humano, em equilíbrio com a ação da gravidade, gastando o mínimo de energia. 

A má postura está ligada a uma curvatura inadequada da coluna, gerando dores e compensações erradas. Quanto mais tempo ficamos em uma posição, maiores são as chances de “relaxarmos” nossa postura. Por esse motivo, passar horas sentadas na mesma posição é um gatilho para a dor na coluna.

A fraqueza muscular também contribui para a má postura, pois, partindo do princípio que nossa coluna é sustentada pelos músculos, se não houver força, não há sustentação, o que também vai gerar novos incômodos. 

A literatura aponta que a lombalgia ocasionada pelos músculos abdominais fracos é a mais frequente. Por isso, os exercícios voltados para o fortalecimento muscular do centro do nosso corpo são muito bem-vindos.

Pilates no alívio da dor na coluna

Tendo em vista que a lombalgia ocorre com maior frequência devido aos músculos fracos e rigidez na região, é necessário fortalecer os músculos ao redor da coluna.

O Método Pilates já se mostrou bastante eficaz na melhora da lombalgia, pois ele é capaz de fortalecer os músculos abdominais, aumentar a amplitude de movimento, aliviar tensões, melhorar o alongamento, corrigir postura, entre outros benefícios.

Os músculos do centro do corpo são responsáveis pela sustentação e estabilização da coluna, sendo assim, é necessário incluir movimentos que vão trabalhar essa região de forma eficaz e segura.

Vários estudos apontam que o Pilates é um forte aliado para a melhora das dores na coluna, pois é um Método completo, em que é possível trabalhar exercícios de flexibilidade, alongamento, fortalecimento muscular e melhora da postura.

5 dicas para quem fica muito tempo sentado:

  • Levante-se e caminhe durante o dia;
  • Se possível, utilize a ergonomia ao seu favor;
  • Pratique atividade física;
  • Faça alongamentos durante o dia;
  • Fique sempre atento à sua postura.

Conclusão

Com o aumento de pessoas com dor na coluna devido à má postura durante o isolamento social e a falta de atividade física, torna-se de suma relevância o cuidado com a saúde física e mental.

Diversas pesquisas mostram os vários efeitos positivos da prática de Pilates voltado para a dor.

Também é muito importante salientar que a melhora e a cura da dor estão ligadas a vários fatores que vão além do exercício físico.

Uma alimentação equilibrada e saudável se tornou fundamental, pois o excesso de peso traz sobrecarga para a coluna.

E claro, analisando todo o conjunto, o instrutor de Pilates tem sido cada vez mais indispensável para a vida do aluno, pois, através do Método, somos capazes de reverter e melhorar a lombalgia de maneira prolongada, garantindo mais qualidade de vida.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.