Share, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Por que Realizar uma Avaliação Funcional do Movimento em seu Aluno?

A Avaliação Funcional do Movimento Humano tem como objetivo identificar determinadas posturas compensatórias, possíveis disfunções musculares e detectar vícios de movimentação que podem causar lesões de diversos tipos, por exemplo muscular, ligamentar, articular dentre outras.

Um programa de exercícios inspirado na avaliação funcional deve ter embasamento em anatomia, cinesiologia e biomecânica, por exemplo, as quais nos permite construir mecanismos de movimentos corretos contribuindo para e evolução e prevenção de lesões.

É importante inspecionar e entender os aspectos fundamentais do movimento humano, apenas depois de analisar movimentos simples poderemos preparar o cliente para desempenhar uma ampla variedade de atividades mais complexas.

É necessário um ponto de partida, pois quando se trata de corpo e movimento, é inviável pensar que vamos treinar sem um rumo. Muitas pessoas começam a fazer atividade física sem ter conhecimento de suas limitações e necessidades, o que é indispensável para qualquer processo de mudança, principalmente no que diz respeito a melhora na dor.

Além disso, no caso de atletas, é essencial identificar a falha de determinado movimento que faz com que ele não corra tão rápido ou não alcance a amplitude necessária.

Assim a anamnese e a avaliação postural são muito importantes, pois é através delas que o profissional terá o seu primeiro contato com o aluno, e poderá direcionar seu trabalho, ou seja, personalizar suas aulas de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa.

Padrão de Movimento

Padrões de movimento podem ter um grande impacto em nossos corpos. Geneticamente, o corpo humano foi projetado para pular, correr, nadar, andar de bicicleta e atuar em alto nível.

No entanto, descobrimos através das demandas e da vida cotidiana, que ocorrem estressores que produzem um impacto negativo na mecânica do nosso corpo. Como resultado desses estressores, ocorrem dor, desequilíbrios, assimetrias e diminuição da função.

Através da Avaliação Funcional dos movimentos, podemos identificar determinadas posturas compensatórias e traçar metas para obter um padrão de movimentos mais apropriado para cada indivíduo.

Principais Objetivos da Avaliação Funcional do Movimento

  • Identificar indivíduos em risco de lesão;
  • Analisar áreas com limitações de movimento e disfunções causadas por desequilíbrios musculares e assimetria;
  • Estabelecer uma linha de base do movimento funcional para a programação apropriada do exercício;
  • Traçar estratégias corretivas e optar com clareza movimentos mais adequados de acordo com sua individualidade;
  • Acompanhar progressos e resultados.

Fatores importantes para analisar em uma avaliação funcional do movimento humano:

  • Estabilidade do Arco Plantar, Joelhos, Pelve, Core e Lombar
  • Mobilidade do Tornozelo, Quadril, Torácica e Glenoumeral
  • Dissociação de Quadril
  • Flexibilidade Muscular e Dinâmica
  • Equilíbrio
  • Ativação Muscular
  • Concentração
  • Postura
  • Amplitude de Movimento

Conclusão

O primeiro passo para se obter uma avaliação funcional com informações mais precisas é o conhecimento do histórico clínico do aluno. O segundo passo é aplicar um teste funcional de movimentos para avaliar diversas funções como por exemplo, estabilidade, mobilidade e postura.

Por fim, com base no histórico clínico e nas informações colhidas no teste, o instrutor prescreve um treino de acordo com o objetivo e as necessidades específicas deste aluno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *