As crianças e os adolescentes de hoje levam vidas muito diferentes da geração passada. Antigamente, as brincadeiras ao ar livre predominavam, já que a tecnologia ainda estava bem longe de alcançar o patamar que estamos habituados. Diante disso, as atividades físicas para crianças e adolescentes se tornam fundamentais no processo de desenvolvimento para a vida adulta.
Em termos de saúde, as necessidades das crianças permanecem sendo as mesmas de antigamente. A prática regular de atividades físicas para crianças continua sendo muito importante, já que seus efeitos se estendem da saúde física para a mental e é benéfica em qualquer fase da vida. Na infância, esse é um fator fundamental para o desenvolvimento do corpo e de outras habilidades cognitivas.
Hoje, os jovens já nascem em uma realidade totalmente conectada, rodeados de dispositivos eletrônicos e recursos que não faziam parte da infância dos seus pais. Nessas circunstâncias, as crianças tendem a ser criadas mais dentro de casa, sem muitas oportunidades de sair para brincar ao ar livre – seja por vontade própria ou escolha dos seus responsáveis.
A longo prazo, essa falta de contato com o mundo exterior e com uma rotina mais ativa pode ser bastante prejudicial. Entenda, neste texto, qual é o impacto das atividades físicas na vida de crianças e adolescentes. Acompanhe a seguir e boa leitura!
A relação entre as crianças e a atividade física
O sedentarismo é altamente prejudicial em qualquer fase da vida, mas na infância a situação é um pouco mais complexa. Crianças naturalmente são cheias de energia e, por instinto, também são muito curiosas. No geral, todo tipo de brincadeira lhes rende algum aprendizado que, aos poucos, vai formando sua personalidade, gostos e interesses.
Partindo da premissa mais básica, brincadeiras que envolvem atividades físicas são importantes para o desenvolvimento do corpo, colaborando com o condicionamento físico e fortalecimento dos músculos.
Até uma simples caminhada já é o suficiente para garantir esses benefícios e ainda mais, já que praticar exercícios também promove o relaxamento da mente.
A prática de atividades físicas nas crianças estimula o corpo a produzir mais serotonina, um dos hormônios responsáveis por promover a sensação de bem-estar. É por isso que elas são tão prazerosas e, no final, nos sentimos recompensados. Tudo isso é importante na infância, já que a mente infantil também está sujeita a sofrer por qualquer tipo de problema mais comum na fase adulta, como estresse e ansiedade.
Contudo, os benefícios não se limitam somente ao fortalecimento do corpo e a uma mente mais saudável. As brincadeiras também são importantes no desenvolvimento de habilidades, auxiliando os pequenos a adquirirem capacidades que precisam de um certo estímulo – ou seja, que dificilmente são conquistadas sem serem submetidas a determinadas situações.
Aqui pode-se destacar os esportes, que, com suas regras, conseguem unir o útil ao agradável. Eles não só são uma excelente atividade física às crianças, como também ensinam jovens de todas as idades a trabalharem com sua coordenação motora, além de estimular o desenvolvimento de outros aspectos como trabalho em equipe, liderança, raciocínio estratégico e mais.
Não menos importante, a prática esportiva também auxilia os jovens a desenvolverem suas habilidades sociais. Quando grande parte de sua recreação gira em torno de telas e dispositivos eletrônicos, tanto crianças quanto adolescentes tendem a se tornar mais retraídos, sentindo grandes dificuldades de estabelecer relacionamentos de qualquer natureza. É importante ter contato frequente com pessoas da sua idade.
Incentivo a longo prazo
Apesar de não ser uma regra, existe um consenso geral de que, quanto mais cedo uma pessoa é introduzida a uma rotina fisicamente ativa, mais fácil se torna manter esse hábito a longo prazo. Para continuar usufruindo de todos os benefícios de praticar exercícios regularmente, é preciso ter disciplina e fazer disso um hábito para a vida toda.
A maior dificuldade dos adultos que nunca foram engajados em práticas esportivas é dar o passo inicial. A combinação do sedentarismo com um dia a dia corrido acaba desmotivando grande parte das pessoas – que, mesmo sabendo que aquilo lhe fará bem, não consegue reunir forças para fazer acontecer.
Também é na fase adulta em que os problemas de saúde começam a aparecer, se complicando cada vez mais caso nenhuma providência seja tomada.
Adotar uma rotina saudável logo na juventude é a melhor forma de garantir saúde em longo prazo. Adultos que se exercitam regularmente também estão investindo em um envelhecimento de qualidade, já que é na terceira idade que o corpo costuma atingir o ápice da sua fragilidade.
Explorar suas capacidades físicas e se manter sempre ativo é a melhor forma de prevenir a maior parte dos problemas de saúde que acometem os idosos.
É por isso que os profissionais de saúde estão frequentemente reforçando a importância de combater o sedentarismo com atividades físicas. Isso vai além da parte física, o que justifica o fato de o hábito também ser incentivado por profissionais graduados na faculdade de psicologia. Praticar um esporte é um dos melhores remédios para a saúde mental.
Conclusão
Diante do estilo de vida moderno dos jovens, torna-se responsabilidade dos pais e responsáveis incentivá-los a praticar alguma atividade física com regularidade. Isso não significa proibi-los de utilizar celular, televisão, videogame e outros dispositivos que já se encontram totalmente integrados em sua rotina, mas, sim, encontrar um equilíbrio entre os dois mundos.
Esse é um processo que pode levar algum tempo, mas é importante auxiliar os filhos a encontrar um esporte que gostam e sintam um interesse genuíno. Qualquer atividade forçada pode prejudicar a percepção dos jovens em respeito ao assunto, então ajudá-los a se encontrar em meio a tantas modalidades esportivas é o caminho para garantir um estilo de vida mais saudável.