Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A arte marcial Iaido é uma prática de origem japonesa considerada o caminho para buscar a formação do caráter pela prática do manejo da espada. Como sabemos, a prática de artes marciais pode ser valiosa tanto para crianças quanto para idosos. Assim sendo, é natural que o Iaido também traga benefícios aos seus praticantes.

Continue lendo para entender as bases do Iaido, seus benefícios e suas principais posturas.

A prática da arte marcial laido (Kendo)

A execução do I Ai Do exige que seu praticante aplique toda sua energia mental e física na realização dos katas (formas). Além disso, a cortesia e a fidelidade devem ser valorizadas fortemente na prática do Iaido (Kendo).

O cultivo da própria mente deve ser praticado constantemente junto aos movimentos. Sendo assim, o praticante formará o seu caráter para construir a paz e a prosperidade da sociedade a sua volta. 

O objetivo da prática da arte marcial laido

O propósito de praticar Iaido é tornar-se um ser humano apto a contribuir para o Estado, o que inclui a formação do espírito e do corpo, bem como o fortalecimento da personalidade. Para alcançar tais objetivos, é preciso criar um corpo saudável e praticar as técnicas.

As qualidades essenciais dessa modalidade devem ser bem compreendidas. Para isso, a postura espiritual deve ser melhorada estudando-se com o acompanhamento de um bom “Shi” (sensei). Assim sendo, entendemos que a formação do indivíduo deve ser contínua e ele deve sempre ser desafiado a se tornar um bom membro da sociedade. Existem duas maneiras de fazer isso:

  • A maneira metafísica, que se dá através do estudo da religião, filosofia e ética;
  • A maneira física, que acontece com a prática do Judo, Kendo, Kyudo e Iaido.

Essas duas possibilidades irão formar adequadamente a mente, melhorando a postura corporal, atitude e técnica de quem está inserido na realização da arte marcial Iaido. 

As boas maneiras na arte marcial Iaido

O Iaido inclui muitos fatores da cultura japonesa tradicional, como, por exemplo, o espírito do Bushido. Um deles é o “Rei” (maneiras), que se caracteriza como o mais importante entre esses fatores, além de ser o fator mais relevante do I Ai Do em geral.

O “Rei” foi originalmente criado para manter o sistema de classes na sociedade samurai (família guerreira), sendo um fator importante e necessário para a preservação do sistema social mesmo nos dias de sistema democrático.

Além disso, a arte marcial Iaido também é muito efetiva em relação a formação de caráter, mesmo quando vista sob um olhar voltado para o esporte.

Confira quais são esses benefícios abaixo!

curso-aplicado-a-coluna-vertebral

A eficácia da arte marcial laido

Como mencionado acima, a prática do laido inclui uma parte essencial que trata da formação do caráter. Essa formação implica em algumas práticas que caminham nesse sentido:

  1. Ter um espírito de serviço social;
  2. Praticar a cortesia;
  3. Melhorar a personalidade de alguém;
  4. Melhorar a sociedade;
  5. Ter uma vida estável;
  6. Promover a saúde mental e física;

Além disso, o Iaido, sendo uma prática específica, também tem algumas características distintivas em termos de esporte. Esses traços estão especificados a seguir:

  1. Todos podem praticar a arte marcial Iaido independentemente da idade, compleição física e sexo;
  2. O exercício pessoal pode ser praticado em pouco tempo;
  3. O treinamento pode ser realizado sozinho e a qualquer momento, mesmo em um lugar pequeno e independentemente da época;
  4. O poder de concentração pode ser melhorado;
  5. Boas maneiras podem ser aprendidas;
  6. A postura atraente e adequada pode ser exercitada;
  7. Uma mente forte para prevalecer no momento crítico pode ser trabalhada;

Para colocar isso em prática, o Iaido tem especificidades que o fazem ser uma arte diferenciada. Leia mais para descobrir uma das principais técnicas!

A técnica Kamae (postura)

A postura, enquanto forma externa, na arte marcial Iaido é chamada de “Kamae”. Trata-se de uma postura na qual a pessoa está consciente do seu corpo inteiro e pronta para responder ao movimento do oponente. Já a postura interna, por sua vez, é chamada de “Kokoro-Kamae”, e faz referência à preparação mental para algo – determinação.

Kokoro Kamae refere-se a um método e técnica baseado na teoria da decisão. Ele trabalha com a simplicidade dos meios para excluir tudo o que não visa alcançar o objetivo ou resultado pré-determinado.

Kokoro significa tanto “coração” quanto “estado de espírito”, enquanto Kamae  significa a posição antes de algo. A atividade “kamaeru” (tomando uma atitude) é a de posicionar-se fisicamente antes que qualquer coisa aconteça. Esse ato pode ser comparado a um gato ou a uma cobra antes de atacarem.

Além disso, Kokoro Kamae é utilizado para descrever as condições internas que temos diante de um evento, o estado mental que preparamos antes de uma atividade. Ele está diretamente ligado às intenções e resoluções que são criadas no “coração” e processadas pela mente, o que se reflete em nossa conduta, comportamento, fala e ação.

Pode-se categorizar Kokoro Kamae nas seguintes áreas:

  1. Atenção intensificada
  2. Foco tranquilo
  3. Cenários de destino

Além disso, existem os cinco Kamae, ou seja, as cinco principais posições do Iaido.

Descubra quais são as principais posturas da arte marcial Iaido abaixo!

arte-marcial-iaido

1) Chudan-no-Kamae

O Chudan-no-Kamae é uma postura adequada tanto para atacar quanto para defender. Ele é o núcleo das posturas do I Ai Do e é considerado a postura básica mais importante, uma vez que fornece equilíbrio entre as técnicas de ataque e defesa.

Se a postura for corretamente assumida, o tronco e o punho direito (migi-kote) estão escondidos do oponente. A garganta é visível, mas a ponta estendida da espada ameaça um inimigo com um provável contra-impulso. A cabeça é o único alvo claramente aberto, mas isso também é facilmente defendido.

Um iniciante aprende primeiro essa postura, para posteriormente aprender a distância correta de ataque.

Em chūdan-no-kamae, o pé esquerdo está ligeiramente atrás do direito; o calcanhar esquerdo está ligeiramente levantado e ambos os pés paralelos. Além disso, os quadris estão esticados para frente, os ombros relaxados e a coluna em posição perpendicular em relação ao chão em todos os momentos.

O centro de gravidade deve estar centrado entre os dois pés. A kataná é segurada com as mãos na frente da cintura, com a ponta da arma apontada para a garganta do oponente.

2) Jodan-no-Kamae

O Jodan-no-Kamae, por sua vez, é a postura mais ofensiva e forte, que domina o adversário. Caso a perna da esquerda esteja em frente, ela é chamada de Hida-Morote (Katate) -Jodan. Caso a perna direita certa seja para frente, chama-se Migi-Morote (Katate) -Jodan. Também é comum que a postura seja conhecida como “Hino-Kamae”, ou seja, postura de fogo.

3) Gedan-no-Kamae

O Gedan-no-Kamae é adequado para defesa. Essa postura sempre protege o praticante e permite com que ele lide livremente com o movimento do oponente.

4) Hassou-no-Kamae

Essa postura se dá a partir da postura Morote-Hidari-Jodan. Nela, o punho direito fica abaixo do ombro direito. Isso acontece para que o oponente sempre possa ser observado, para que a ofensiva aconteça de acordo com a atitude do adversário. Isso é também conhecido como “In-no-Kamae”, ou seja, postura implícita.

5) Waki-no-Kamae

Nessa postura, o pé direito é puxado para trás na posição Hidari-Hanmi e a espada fica abaixo da axila direita, com a ponta da espada apontando para trás e a lâmina voltada para baixo, na diagonal. O nível da ponta da espada deve ser um pouco menor do que em Gedan-no-Kamae.

Quando alguém assume essa postura, coloca a espada abaixo da axila direita em um grande movimento. Nesse caso, cuidados especiais devem ser tomados: assegure-se de que o oponente não possa ver a lâmina da espada. Esta postura deve ser feita para lidar com a ofensiva do oponente. Isto é também conhecido como “Yo-no-Kamae”, ou seja, postura explícita.

Conclusão

Nesse texto, você conheceu um pouco sobre as bases e as principais posturas da arte marcial Iaido. Fica claro, a partir daí, o quanto o Iaido pode contribuir de diversas maneiras para o desenvolvimento e bem estar físico e mental de seus praticantes. No próximo artigo, você aprenderá mais sobre a estrutura de um kata (forma) na prática do Iaido.

Saiba mais sobre o Iaido no site da Escola de Espada Japonesa Shinto Ryu Budo.

Banner Circuito TF