Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Praticar qualquer tipo de esporte sempre será uma atitude recomendada – afinal, todos nós precisamos de uma vida fisicamente ativa para manter um bom quadro de saúde, e dentre tantas modalidades disponíveis, os diferentes tipos de artes marciais estão entre as mais procuradas.

Além de trabalhar com o corpo e a mente, elas também ensinam técnicas de autodefesa que podem ser muito úteis quando se trata da segurança pessoal.

As artes marciais são categorizadas como a cultura do corpo e do movimento e suas origens estão espalhadas em diversos países do mundo ao longo de toda a história da humanidade.

Essas atividades estimulam o atleta de diferentes formas, podendo ser praticadas tanto casualmente quanto em treinos de alto rendimento.

Além dos inúmeros benefícios para a saúde e habilidades pessoais, elas também se destacam devido à sua versatilidade.

A variedade de tipos de artes marciais existentes é grande e cada uma contempla um perfil diferente. Uma pessoa que não se dá bem com uma modalidade pode acabar se encontrando em outra, então existem estilos de luta para todos os públicos.

A seguir, conheça 4 benefícios da prática e quais esportes são mais populares dentro desta categoria. Boa leitura!

Tipos de artes marciais

Existem muitos tipos de artes marciais e, no geral, não é difícil encontrar lugares para praticar suas diversas variações.

Contudo, algumas modalidades são mais populares do que outras, se fazendo mais presentes em academias e escolas especializadas em lutas. Confira alguns exemplos:

Jiu-jitsu

O Jiu-jitsu é uma arte marcial japonesa baseada em imobilização, ou seja, o objetivo não é acertar o adversário com golpes, mas sim impedir seus movimentos; ganha o lutador que apresentar maior controle durante a luta.

No Jiu-jitsu, os combatentes não podem usar socos e chutes, apenas técnicas como torção ou estrangulamento; também é permitido jogar o oponente no chão a fim de imobilizá-lo.

Apesar de ter origem japonesa, existe a variação do jiu-jitsu brasileiro, uma técnica mais popular em confrontos de MMA (tipos de artes marciais mistas).

Muay Thai

O Muay Thai é uma arte marcial tailandesa que funciona como uma variação do boxe. A diferença é que, ao invés de usar exclusivamente os punhos, os lutadores podem atacar com qualquer parte do corpo, incluindo cotoveladas, chutes e joelhadas.

Em um combate, é permitido golpear qualquer parte do corpo – com exceção do rosto. Para isso, é necessário usar diversos equipamentos de segurança, incluindo luvas (semelhantes às usadas no boxe), protetor bucal, protetor genital, capacete e caneleira de muay thai.

O estilo de combate mistura técnicas do boxe com os chutes do Taekwondo, mesclando esses dois tipos de artes marciais.

Taekwondo

O Taekwondo é uma arte marcial coreana que utiliza tanto as mãos quanto os pés para atacar e se defender.

Enquanto os socos são desferidos no peito, os chutes devem ser dados acima da cintura do oponente, exigindo um certo nível de flexibilidade do lutador, já que será necessário elevar a perna até o alto.

Em uma luta, os combatentes precisam usar um protetor de tórax e capacete. Por fins de segurança, os golpes devem ser desferidos exclusivamente na região protegida do peito; qualquer acerto no rosto resulta em punições, no caso de confrontos profissionais.

Judô

O judô é mais uma arte marcial japonesa com uma abordagem exclusivamente defensiva. Utilizada como técnica de defesa pessoal, trata-se de um estilo bem acessível, que pode ser praticado por pessoas de todas as idades – de crianças até idosos.

O principal objetivo de um confronto na modalidade é derrubar o adversário; em alguns casos, pode ser necessário imobilizar o oponente no chão para garantir a vitória. Para isso, podem ser utilizados tanto os braços quanto as pernas.

4 benefícios das artes marciais

1. Condicionamento físico

O aumento do condicionamento físico é uma consequência natural da prática regular de qualquer atividade física, e o indivíduo passa a ter mais energia para os treinos e consegue aguentar exercícios exigentes por um tempo maior.

Mas quando falamos em todos os tipos de artes marciais, essa melhora é potencializada devido à intensidade dos treinos.

2. Flexibilidade

A flexibilidade é outra habilidade aprimorada pelas artes marciais. Existem diversos golpes e movimentos que são um tanto complexos, exigindo uma capacidade maior do corpo.

De início, o atleta pode sentir dificuldades para executá-los, mas a prática leva à perfeição e, com o tempo, o corpo se torna mais preparado para esses desafios.

3. Consciência corporal

A prática regular de um estilo de luta promove uma boa postura, já que o indivíduo passa a ter mais consciência corporal.

O processo de respiração também é aprimorado, principalmente porque em um combate, torna-se necessário controlar bem o ato de inspirar e expirar. Inevitavelmente, tudo isso contribui com a coordenação motora.

4. Saúde mental

Aprender um estilo de luta também exige muito do cérebro, que precisará decorar técnicas e ainda reproduzi-las com o corpo.

É um processo exigente que demanda disciplina e dedicação, melhorando os níveis de concentração do atleta e ainda contribuindo positivamente com sua saúde mental.

Além do bem-estar proporcionado pela prática dos exercícios, a pessoa também passa a se sentir mais autoconfiante, impactando outros fatores da sua vida pessoal.

Conclusão

Os tipos de artes marciais são diversos, e seus benefícios são tanto físicos quanto mentais para quem as adere. Além disso, são uma ótima opção para quem busca aprender técnicas de defesa pessoal.

As artes marciais mais praticadas no Brasil são Jiu-jitsu, Muay Thai, Taekwondo e Judô, e estão presentes na maioria das academias, tanto na modalidade de aula particular, quanto de aulas em grupo.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.