Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A formação em Educação Física permite, ao profissional, a atuação em diversas áreas ligadas à atividade física, o que inclui a docência em escolas, serviços em academias, incumbências relacionadas ao esporte, entre diversas outras possibilidades. Por isso, realizar cursos de especialização em Educação Física, além de ampliar o conhecimento, viabiliza que sua recolocação no mercado seja cada vez mais assertiva.

Saiba, entretanto, que existem diferentes setores que ampliam o leque de oportunidades para tais profissionais. Como exemplo, é possível citar as áreas da educação física hospitalar, personal training, gestão de negócios, dentre outras que demandam um conhecimento de maior profundidade por parte do especialista.

Se você já é formado na área e deseja ingressar em um ramo característico no mercado, saiba que optar por uma pós-graduação em nível lato sensu (especialização e MBA) pode atender a sua demanda profissional. 

Por conta disso, a Quero Bolsa lista, a seguir, 6 cursos de especialização em Educação Física que estão em alta no mercado. Continue a leitura para saber quais são eles e como realizar a inscrição!

6 cursos de especialização em Educação Física em alta

1. Pilates, Gestão e Marketing

A pós-graduação em Pilates, Gestão e Marketing tem o objetivo de formar profissionais habilitados para atuar por meio das técnicas de Pilates, destinando um atendimento de qualidade para diferentes faixas etárias.

Além disso, a formação aborda conteúdos que auxiliam o estudante na gerência de sua carreira, abrangendo conceitos técnicos e teóricos da gestão e marketing.

A pós-graduação do Grupo VOLL é ofertada em nível de MBA, possuindo um corpo docente qualificado e responsável pela ministração das 29 disciplinas presentes na grade curricular.

Confira algumas das temáticas abordadas no curso:

  •     Introdução, história, vertentes, princípios, diferentes abordagens e contextualização do Método Pilates no Brasil e no mundo;
  •     A história vivida dos Élderes do Método Pilates;
  •     Anatomia e fisiologia do Método Pilates;
  •     Biomecânica do Método Pilates;
  •     Macro e Micro abordagem do Pilates Clássico (princípios, equipamentos, sequências, execuções e abordagens).

Se você deseja ingressar neste ramo por meio da pós-graduação apresentada, não deixe de realizar sua inscrição na lista de espera do curso.

2. Educação Física Escolar

Assim como o nome sugere, o curso de especialização em Educação Física Escolar tem o objetivo de habilitar o profissional para a atuação em escolas e demais centros de ensino. Desse modo, o curso aborda novas técnicas da docência, além de apresentar táticas de ensino no universo lúdico.

O profissional especializado na área pode atuar no ensino infantil e médio, abrangendo diferentes possibilidades de faixas etárias. 

A formação em Educação Física Escolar é ofertada em nível de especialização, possuindo durações que variam entre 6 meses a 1 ano, período em que o aluno poderá realizar seus estudos de forma presencial, semipresencial ou a distância (EaD).

As temáticas presentes no curso podem variar de acordo com a instituição de ensino superior, porém, em suma, abrangem disciplinas ligadas à:

  •     Prática Lúdica com materiais e jogos;
  •     Esporte no contexto escolar;
  •     Inclusão na atividade física escolar;
  •     Metodologias de ensino;
  •     Planejamento pedagógico.

3. Fisiologia do Exercício

A Fisiologia do Exercício estuda os impactos do exercício em questões fisiológicas do corpo humano. Desse modo, a pós-graduação na área abrange conceitos da Nutrição, Bioquímica, Fisiologia, entre outras possibilidades relacionadas.

Após a conclusão do curso de especialização nesta área da Educação Física, o profissional poderá receitar exercícios, acompanhar o processo físico de seus pacientes, além de realizar avaliações técnicas.

A formação em Fisiologia do Exercício é ofertada em nível de especialização, possuindo duração média que varia entre 6 meses a 1 ano. Além disso, o curso pode ser realizado nas modalidades presencial, semipresencial e a distância.

As temáticas presentes no curso variam de acordo com a instituição de ensino, porém, em suma, a especialização conta com disciplinas relacionadas à:

  •     Fisiologia cardiorrespiratória;
  •     Bases de treinamento;
  •     Bioquímica e metabolismo;
  •     Nutrição;
  •     Fisiologia aplicada.

4. Personal Training

A pós-graduação em Personal Training aborda temáticas do exercício físico, novas tendências da prática, além de conteúdos relacionados à fisiologia humana. Desse modo, o profissional habilitado na área poderá exercer a função, prescrevendo exercícios e acompanhando a evolução de seus alunos em academias, clubes, centros de musculação, yoga, entre outras possibilidades.

O curso pode ser encontrado em nível de MBA ou especialização, possuindo duração média que varia entre 6 meses a 1 ano.

Em sua grade curricular, a pós-graduação em Personal Training aborda conteúdos ligados à fisiologia, métodos de treinamento, prescrição de exercícios, entre outras possibilidades. Vale destacar que as disciplinas podem variar de acordo com a instituição de ensino superior.

5. Curso de Especialização em Educação Física Hospitalar

O educador físico também pode atuar em hospitais e centros médicos. Neste caso, o profissional da área responsável pela função recebe a denominação de educador físico hospitalar.

O caminho recomendado para o ingresso neste ramo especial é a pós-graduação em Educação Física Hospitalar, curso de especialização que auxiliará o estudante no desenvolvimento das competências relacionadas ao tratamento de enfermidades por meio das práticas físicas. 

A especialização em Educação Física Hospitalar possui duração média que pode variar entre 6 meses a 1 ano, possibilitando, ao estudante, a realização das atividades e disciplinas de forma 100% online.

As temáticas presentes no curso variam segundo a instituição de ensino em questão, porém, em suma, a formação aborda disciplinas ligadas à:

  •     Prescrição do exercício físico na Reabilitação Cardiovascular;
  •     Prescrição do exercício físico nas Doenças Respiratórias;
  •     Prescrição do exercício físico para pacientes com Câncer;
  •     Reabilitação.

6. Educação Física Adaptada

A pós-graduação em Educação Física Adaptada tem o objetivo de auxiliar o estudante no desenvolvimento dos conhecimentos referentes às técnicas e procedimento de adaptação, visando a inclusão de alunos e esportistas com necessidades especiais.

Por meio do curso de especialização em Educação Física, o estudante contemplará ferramentas e táticas de inclusão esportiva, podendo aplicar os conhecimentos de forma prática em escolas, centros de treinamento e espaços públicos.

Durante a realização da especialização, o estudante contará com disciplinas ligadas ao:

  •     Exercício físico adaptado para pessoas com Deficiência Auditiva;
  •     Exercício físico adaptado para pessoas com Deficiência Intelectual;
  •     Exercício físico adaptado para pessoas com Deficiência Motora;
  •     Exercício físico adaptado para pessoas com Deficiência Visual.

Quais cursos de especialização em Educação Física escolher?

Se você se interessou pelos cursos de especialização em Educação Física listados acima e deseja ingressar em uma pós-graduação, porém ainda está indeciso sobre qual é a área ideal para você, não se preocupe. O Teste Vocacional da Quero Bolsa pode te ajudar a escolher a formação que mais se adeque ao seu perfil.

O teste é realizado com base na Teoria das Inteligências Múltiplas do Psicólogo Howard Gardner. Desse modo, por meio de uma série de perguntas, as competências das áreas profissionais são relacionadas ao seu perfil. Não deixe de conferir!

Conclusão

Gostou dos cursos de especialização em Educação Física apresentados neste texto? Então aproveite para se aprofundar nos temas, ampliar o conhecimento e alavancar sua carreira de forma promissora. 

Por isso, chegou o momento de você dominar os atendimentos a pacientes especiais, como alunos obesos, diabéticos e hipertensos, e se tornar referência no assunto. 

Através do curso “Exercício Físico para Grupos Especiais”, ministrado pelo Professor Dr. Ronaldo Baganha, você terá acesso a 5 módulos, conteúdos bônus e um certificado exclusivo com carga horária de 7 horas.

Clique aqui e faça sua inscrição hoje mesmo!

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.