Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Nos dias atuais, o que mais se ouve é: o que fazer para aliviar a dor na coluna? Vivemos em tempos estressantes, em que grande parte da população corre atrás de uma vida financeira e profissional mais satisfatória e, por consequência, acaba não cuidando da saúde por falta de tempo. Ao entender essa correria, percebe-se facilmente o porquê tantas pessoas sofrem de dores na coluna.

É comum, também, a busca desesperada de muitas pessoas de como aliviar as dores na coluna. Porém, é perigoso apenas buscar solucionar a dorsalgia de maneira emergencial e não preventiva.

Infelizmente, a dorsalgia é a realidade da maioria dos brasileiros e aliviar a dor na coluna é o sonho de todos. Entretanto, um grande empecilho para acabar com a dor nas costas é querer uma solução rápida e não entender a importância de um tratamento.

A importância de um tratamento correto para dor na coluna

Muitas pessoas se submetem a tratar suas dores com técnicas que encontram na internet ou sem nenhum fundamento científico, sem acompanhamento médico ou eficácia realmente comprovada. Esse tipo de atitude acaba por prejudicar a saúde do indivíduo e não alivia a dor na coluna.

Em alguns casos, pode acontecer que, em primeiro momento, exercícios encontrados na internet ajudem a relaxar ou dar a falsa sensação de alívio, como se num passe de mágica a dor fosse curada.

Porém, infelizmente, não é bem assim que funciona. Não é tão simples assim resolver esse problema; dor na coluna requer atenção, cuidado, responsabilidade e amorosidade, não só com a coluna, mas com o corpo de forma geral.

Imagine que nosso corpo é uma casa, e a coluna é nosso pilar de sustentação. Portanto, se nossa sustentação está fraca, todo o resto pode desabar. É muito importante o cuidado correto com a sua coluna.

imagem-whats.jpgA equipe do Programa Dor nas Costas criou um grupo no WhatsApp aberto para todos aqueles que querem receber dicas e exercícios, gratuitamente, para aliviar a dor nas costas. Quer participar? Clique aqui para entrar no grupo!

 Motivos que podem causar dor na coluna

mulher com dor na coluna

Para quem busca aliviar a dor na coluna, precisamos entender que essa dorsalgia pode se manifestar por diversos motivos, como:

  • Genética
  • Trauma
  • Má Postura
  • Excesso de peso
  • Sedentarismo
  • Excesso de movimentos repetitivos
  • Processo degenerativo

É essencial entender que, para aliviar a dor na coluna, devemos, primeiramente, investigar a causa dela.

Para isso, devemos procurar entender qual a razão para você estar sentindo essa dor nas costas. Muitas pessoas se queixam de dores, todos os dias, mas nossas dores físicas podem ser desencadeadas por diversos aspectos. É importante lembrar que ligamentos, músculos, discos e vértebras se ligam à nossa coluna e, por vezes, podem ser responsáveis por dores na coluna. 

Cuide da sua coluna, mas da maneira correta!

Um dos grandes erros que você pode cometer para aliviar a dor na coluna (além de se submeter a fazer o que encontra na internet ou fazer o que recebe como sugestão de uma pessoa que não é um profissional) é se matricular em uma academia.

Decidir virar um atleta de um dia para o outro e usufruir de tudo que a academia te proporciona, sem antes saber qual é a real razão da sua dor nas costas, é um erro. Você pode achar que estará cuidando da sua dor, do seu corpo, pois antes você era sedentário e agora resolveu mudar a situação; mas não é assim que funciona.

A nossa coluna é uma região constantemente sobrecarregada,  já que ela é o pilar do nosso corpo. Esse sobrecarregamento pode acontecer devido a má postura, ganho de peso, estresse ou outros motivos. 

Portanto, se você se identifica com um desses casos, o mais correto é você procurar um profissional qualificado, que investigará a sua situação de dor na coluna, solicitando exames.

Então, entendendo o seu estilo de vida, talvez o seu quadro de dor nas costas possa ser desencadeado apenas por estresse, e não vir a ser nada patológico. Ou seja, você não tem nenhum problema físico, e sim, uma tensão muscular. Porém, independente da causa, retoma-se a mesma pergunta: o que fazer para aliviar a dor na coluna?

imagem-whats.jpgA equipe do Programa Dor nas Costas criou um grupo no WhatsApp aberto para todos aqueles que querem receber dicas e exercícios, gratuitamente, para aliviar a dor nas costas. Quer participar? Clique aqui para entrar no grupo!

Postura: corrija-a!

Antes de qualquer tratamento, você deve atentar a sua postura. Preste atenção na forma que você se senta no seu dia a dia, seja na sua casa ou no seu trabalho, em uma cadeira, sofá, transporte público ou no carro.

Tente corrigir sua postura, procurando uma posição mais ereta e sempre com os pés bem apoiados ao chão; isso é muito importante para a coluna.

Também, ao pegar algum objeto no chão, procure se abaixar dobrando os joelhos. Além disso, se for amarrar os sapatos, traga suas pernas até o joelho flexionado.

postura-imagem

Outro momento que você deve atentar a sua postura é à noite. Na hora de dormir, se você dorme com a barriga para cima, tente colocar uma almofada ou cobertor embaixo das suas pernas, especificamente na parte debaixo dos seus joelhos.

Mas se você dorme de lado, procure colocar um travesseiro no meio das suas pernas de forma que elas fiquem um pouco dobradas, como nos exemplos a seguir.

Agora, se você dorme de bruços, procure colocar um travesseiro com a altura do ombro e outro com acomodação na região da barriga.

imagem dormir com dor nas costas

Não podemos esquecer também que o repouso e uma noite bem dormida podem ser essenciais para um bom cuidado com a sua coluna. Deve-se, também, atentar ao colchão que é utilizado, uma que este também pode ser o causador de suas dores.

Alternativas de tratamento para aliviar a dor nas costas

Para aliviar suas dores nas costas você também pode optar por massagens relaxantes, pedras quentes e ventos. Outra opção é você realizar compressa de bolsa térmica, em casa mesmo, para diminuir sua dor na coluna.

É importante ressaltar que algo muito eficaz para a dor nas costas é tentar permanecer a maior parte do tempo com o abdômen contraído, pois isso ajuda na sustentação da coluna. Essa técnica você pode aprender e aprimorar em aulas de Yoga ou até de Pilates.

Além de todas essas dicas, dois fisioterapeutas especialistas em dor nas costas criaram um programa que pode ser feito em casa, com alongamentos e exercícios, ou seja: é um tratamento seguro e com acompanhamento profissional que você pode fazer sem sair de casa!

Quem já fez este tratamento relata como os resultados do programa foram satisfatórios e significativos na sua vida. Se você tiver interesse em saber mais sobre esse projeto, clique aqui.

Acompanhamento médico

menino com dor nas costas

Se a sua dor nas costas for mais intensa, aquela dor que incomoda muito, você precisará de um médico. Um profissional da medicina pode receitar para você algum medicamento como relaxante muscular, analgésico ou anti-inflamatório para aliviar a dor da coluna.

Reabilitar ou tentar aliviar a dor na coluna é algo que requer paciência e dedicação, pois estamos falando sobre corrigir uma postura inadequada que talvez esteja estabelecida ali há anos.

Quando todos os métodos de aliviar a dor na coluna já foram utilizados mas não surtiram efeito, pode-se também recorrer a cirurgia.

Porém, um acompanhamento médico adequado pode salvar um paciente, trazendo muito mais qualidade de vida a ele. A dor, além das complicações físicas, também causa desânimo, irritação e até problemas psicológicos em quem sofre desse mal. 

Além de auxílio médico, para aliviar a dor na coluna você deve praticar exercícios físicos. Então, se você procura um acompanhamento fisioterapêutico seguro, confiável e por um preço acessível, indicamos um programa de tratamento para a dor na coluna que já mudou a vida de diversas pessoas.

A dor nas costas é um problema que realmente mexe com a nossa vida, portanto não perca tempo e clique aqui para aliviar sua dor na coluna ou acabar com ela.

imagem-whats.jpgA equipe do Programa Dor nas Costas criou um grupo no WhatsApp aberto para todos aqueles que querem receber dicas e exercícios, gratuitamente, para aliviar a dor nas costas. Quer participar? Clique aqui para entrar no grupo!

Exercícios para aliviar a dor nas costas

Atividade Física

A atividade física é um ótimo aliado para aliviar a dor na coluna e para estabelecer uma melhor qualidade de vida. O exercício é indispensável para você manter seu corpo em harmonia e botar um fim para sua dor nas costas.

Tanto coisas boas quanto as ruins são construídas ao longo da vida, como um processo. Isso significa que, para ter uma vida mais equilibrada e saudável, devemos ter paciência e mudar nossos hábitos aos poucos; o mesmo vale para aliviar a dor nas costas. Devemos ter paciência e fazer as coisas corretas e com cuidado, pois o resultado vem com o tempo.

Temos também as atividades para aliviar a dor que estimulam o relaxamento físico, trazendo um equilíbrio entre corpo e mente. Alguns exemplos dessas alternativas são a Yoga, a própria fisioterapia, RPG e Pilates. Essas atividades são uma excelente opção para quem busca uma correção postural. 

A quiropraxia e a acupuntura também fazem parte desse conjunto de técnicas que podem salvar sua coluna e aliviar suas dores de uma maneira relaxante. Por fim, as atividades como musculação e natação também são boas opções para a mesma finalidade, pois trabalham o fortalecimento corporal.

Conheça alguns exercícios fáceis para fazer em casa e aliviar a dor na coluna!

Exercícios para aliviar a dor na coluna:

*Sentado com as pernas cruzadas:

– Inspire e eleve os braços para cima, entrelace os dedos das mãos e expire ainda com os braços para cima.

1. Sentado com as pernas cruzadas

– Inspire com o tronco ereto e, quando expirar, desça o tronco para frente, esticando os braços no chão; deixe a cabeça solta e relaxada.

2. Sentado com as penas cruzadas

– Apoie as duas mãos para trás do corpo, com os dedos apontados para trás e solte a cabeça.

3. Sentado com as pernas cruzadas 3

*Deitado com as costas no chão ou na cama

– Abrace as duas pernas e balance um o corpo de um lado para o outro.

4. Deitado com as costas no chão ou na cama 1

– Abrace somente uma perna deixando a outra esticada, espere alguns segundos. Logo em seguida, repita os movimentos com a outra perna.

5. Deitado com as costas no chão ou na cama 2

– Cruze as pernas colocando o pé direito na direção do joelho esquerdo e estique a perna esquerda para cima. Então, erga lentamente a cabeça olhando na direção do umbigo e em seguida repita para o outro lado.

6. Deitado com as costas no chão ou na cama 3

– Agora, com a planta do pé esquerdo no chão, cruze a perna direita aproximando os dois joelhos, abra os braços, vire a cabeça para o lado direito e vire o corpo para o lado esquerdo a ponto de encostar o joelho no chão. Em seguida, repita para o outro lado.

7. Deitado com as costas no chão ou na cama 4

Prevenção e bem-estar

prevenção e bem estar

Depois destas dicas e informações importantes para a manutenção de uma coluna saudável, concluímos que é sempre mais vantajoso realizar prevenir: manter seu corpo ativo fisicamente é o melhor remédio para uma coluna saudável.

Assim, procure sempre fazer alongamentos, eles auxiliam suas dores na coluna, melhoram sua elasticidade, e ajudam a fortalecer os músculos e articulações. Além disso, para prevenir e amenizar dores, a prática de atividade física acompanhada de um profissional qualificado é imprescindível. Realizar exercícios com orientação de um fisioterapeuta ou educador físico fará com que você pratique seus movimentos com segurança, evitando que você se machuque e cause alguma contratura ou estiramento.

A prudência e precaução sempre são duas medidas muito importantes para sua saúde.

Conclusão

Então, para finalizar, vamos à resposta da pergunta que iniciou o texto: o que fazer para aliviar a dor na coluna?

Há diversas opções que minimizarão seu sofrimento, levando para longe suas dores. Porém, para aliviar a dor na sua coluna e acabar com esse problema de maneira eficaz, procure profissionais, cuide da sua saúde e faça um favor a si mesmo: pratique exercícios físicos com regularidade.

imagem-whats.jpgA equipe do Programa Dor nas Costas criou um grupo no WhatsApp aberto para todos aqueles que querem receber dicas e exercícios, gratuitamente, para aliviar a dor nas costas. Quer participar? Clique aqui para entrar no grupo!