Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Se você busca uma estratégia para impulsionar seu empreendimento no mundo do esporte e da atividade física, o funil de vendas para academia pode ser o que você procura. Implementar uma ferramenta de funil de vendas em suas ações de marketing é essencial para o sucesso do seu negócio.

Nessa estratégia, o cliente passa por várias etapas na jornada de compra, buscando conhecer mais sobre o produto e serviço a ser adquirido, comparando preços e, por fim, tomando sua decisão.

O funil de vendas tem etapas específicas com ferramentas diferentes para incentivar seu futuro aluno a adquirir os serviços oferecidos pela sua academia. Por isso, para desenvolver campanhas assertivas que favoreçam a conversão, é crucial saber em qual momento dessa jornada ele se encontra. 

Neste artigo, vamos entender como o funil de vendas para academia ajuda a compreender o comportamento do seu cliente, segmentar seu público-alvo, personalizar sua mensagem e fechar mais vendas para o seu negócio. Confira! 

Funil de vendas para academia: o que é?

O funil de vendas é uma metodologia que separa a jornada do cliente em etapas. Trata-se uma representação visual com uma sequência de ações lógicas que ilustram o caminho que o consumidor percorre, desde o primeiro contato com uma empresa até a finalização de uma venda. 

Esta ferramenta recebe o nome de funil por compreender que a quantidade de potenciais clientes diminui à medida que avançam nas etapas, pois somente os consumidores mais alinhados à empresa têm maior probabilidade de se tornarem clientes efetivos.

Quando se trata do funil de vendas para academia, existem 3 etapas fundamentais que são capazes de refletir a probabilidade de compra e a sinergia do cliente com a proposta da academia. São elas:

  • Topo do funil: refere-se à fase de aprendizado e/ou reconhecimento do problema. Neste momento, os clientes pesquisam sobre os benefícios dos exercícios físicos, atividades para emagrecer, mindset da qualidade de vida e outros;
  • Meio do funil: representa a fase de consideração, em que o cliente começa a considerar, de fato, inscrever-se em uma academia. Ele pesquisa sobre os serviços oferecidos pelas academias, bem como seus programas de treinamento e seus diferenciais; 
  • Fundo do funil: retrata a etapa de decisão, ou seja, o momento em que o cliente está pronto para fechar um plano com a academia. Os maiores incentivos para conversão são descontos, ofertas especiais e depoimentos positivos de alunos satisfeitos. 

Por que criar um funil de vendas para academia?

Sem um funil de vendas para academia bem estruturado, não há como aumentar significativamente a quantidade de alunos fidelizados. Isso porque essa ferramenta:

  • Permite que o marketing para academia seja melhor direcionado, considerando cada etapa da jornada do cliente;
  • Facilita a personalização das abordagens de vendas;
  • Ajuda a concentrar esforços nas etapas mais cruciais do processo comercial;
  • Quando integrada ao CRM de vendas, auxilia na criação de estratégias de fidelização;
  • Mapeia todo o histórico do cliente, proporcionando mais compreensão sobre seu comportamento;
  • Constrói relacionamentos duradouros, visando a fidelização de alunos

Como aumentar as vendas de uma academia usando o funil?

Como você viu no tópico anterior, existem muitos benefícios em usar um funil em sua estratégia de vendas e marketing. Mas, como fazer isso na prática? 

A seguir, apresentamos exemplos de ações de marketing de funil de vendas para academia que podem ser feitas em cada etapa do funil de vendas. Acompanhe!

Crie conteúdo relevante

Na primeira etapa do funil de vendas de uma academia, encontram-se os leads que ainda estão pesquisando por temas relacionados, mas não necessariamente estão completamente dispostos a realizar uma matrícula. 

Logo, para atrair clientes nesta etapa, é preciso que o marketing para academia esteja voltado ao desenvolvimento de blogs, vídeos e materiais educativos que abordem temas relevantes, como dicas de treino e hábitos saudáveis.

Forneça informações detalhadas

Já na segunda etapa do funil de vendas, a de consideração, os potenciais clientes passam a ter mais interesse pelas academia, e por isso, pesquisam sobre seus serviços. 

Neste momento, é determinante fornecer as informações claras e objetivas sobre seu espaço e os programas de treinamento que você oferece. Para isso, preocupe-se em otimizar seu site, tornando bastante informativo e intuitivo para os visitantes que chegarem até ele. 

É interessante criar vídeos destacando sessões de treino, depoimentos de membros alcançando resultados e apresentando as instalações de forma atraente e envolvente. 

Além disso, um diferencial é oferecer consultas personalizadas, avaliações gratuitas ou aulas experimentais, proporcionando uma experiência mais imersiva aos potenciais clientes. 

Essas práticas fortalecem o interesse e a consideração, aumentando as chances de conversão para a etapa do funil, a de decisão. 

Ofereça ofertas personalizadas

Por fim, na etapa de decisão, o foco é converter os leads em clientes pagantes. Nessa fase, eles estão prontos para tomar a decisão de compra, mas ainda precisam de um “empurrãozinho” para efetuar o pagamento. 

Por isso, as táticas mais assertivas para facilitar a conversão estão relacionadas às condições de pagamento, como descontos, ofertas especiais e planos personalizados. 

É possível incentivar ainda mais a compra por meio de depoimentos de clientes satisfeitos com o serviço, que servem como prova social de que a academia realmente pode ajudar o aluno a atingir seus objetivos.

Funil de vendas para academia + CRM: sucesso garantido

Essas etapas, se somadas a um CRM de vendas para academia, tem ainda mais eficácia. O é um sistema de gestão do relacionamento com o cliente que permite gerenciar a carteira de alunos de uma academia, com o objetivo de estabelecer uma conexão forte que promova a fidelização. 

As principais funcionalidades de um CRM são: 

  • Segmentação de clientes;
  • Funil de vendas;
  • Acompanhamento de atividades;
  • Análises e relatórios de vendas;
  • Integração com WhatsApp;
  • Centralização do histórico do cliente.

Conclusão

Seguindo as etapas citadas, o sucesso do seu negócio está garantido. Se você se interessou pelo funil de vendas para academia e busca uma estratégia personalizada, saiba mais clicando aqui.

O funil de vendas para academia é uma importante estratégia de conversão de clientes em alunos, ajudando a informá-lo sobre o serviço ou produto e fidelizando ele na sua academia. Esperamos que esse conteúdo te ajude a melhorar suas vendas.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.