Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O Mahamudra é um novo conceito de movimento que vem ganhando vários adeptos aqui no Brasil. Essa filosofia de vida mistura alguns elementos como corpo, mente e espírito. Criada na Índia no século XI, chegou ao Brasil em 2013, através do modelo internacional César Curti, após viver a experiência de morar durante oito anos na Ásia, em países como China, Tailândia e Filipinas, onde além de trabalhar como modelo praticou vôlei, futebol, kung fu e atletismo. 

Este estilo de vida é uma mistura de várias modalidades esportivas e também técnicas que trabalham de forma conjunta o corpo, a mente e o espírito.

Vamos explicar um pouco mais dessa modalidade e os principais exercícios oferecidos por esse estilo de vida aqui neste post.

 O que é Mahamudra? 

Mahamudra é uma filosofia de vida atual e segundo o Mahamudra Brasil é um método de desenvolvimento humano focado na constante evolução do ser. Esse método tem como objetivo absorver o melhor que cada pessoa tem através do progresso e beneficiamento da saúde, abrangendo três pilares: corpo mente e espírito, integrando os três de forma que tenha o mesmo grau de importância.

E como surgiu este estilo de vida aqui mo Brasil?

Um grupo de amigo que já viajaram para vários lugares do mundo, subtraindo o melhor de cada cultura como: o estilo de vida, o esporte e as crenças, trouxeram o Mahamudra que significa “hiperconsciência”ou “grande segredo” em sânscrito, idioma indiano para cá. Como ambos eram praticantes de diversos esportes e atletas profissionais, perceberam que as suas habilidades são desenvolvidas de um conjunto de modalidades praticados ao longo de suas vidas e que não eram somente ligadas à atividade física, mas também à suas faculdades mentais e espirituais.

 Conceitos e técnicas do Mahamudra

Os praticantes são treinados dentro dos três pilares da Mahamudra:

  • Saúde Corporal;
  • Saúde Mental;
  • Saúde Espiritual.

Nas técnicas desenvolvem e aperfeiçoam os pontos que são divididos em:

  • Aquietamento: são exercícios para a mente, a respiração, a memória, a mentalização e a meditação.

Após isso, dá se início às práticas corporais com:

  • Ioga, artes marciais, ginástica natural, treinamento funcional de alta intensidade, corrida, treinamento militar, calistenia e outros.

O encerramento é mais voltado para área espiritual, onde há trocas de experiências e exercícios de autoconhecimento, conscientização, relaxamento e definição de metas e objetivos de vida.

 Tipos de treinamento

Existem várias modalidade e tipos de treinamento durante uma sessão de Mahamudra, são mistura de artes marciais com crossfit, corrida, calistenia e Ioga e todos com benefícios bem particulares para o corpo e a mente, segue alguns deles:

Crossfit/Treinamento Funcional

O crossfit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico, os treinos são feitos com exercícios de levantamento de peso olímpico (LPO), ginástica olímpica e atividades de condicionamento metabólico (corrida, ciclismo e remo). São treinos de alta intensidade e constantemente variados, usa-se os movimentos funcionais.

O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais das pessoas, como correr, pular, agachar, puxar e assim por diante;

Corrida

A corrida faz parte do Mahamudra como exercício aeróbico, além de fazer bem para o cérebro, te deixa mais feliz e pode aliviar mais a ansiedade do que qualquer remédio. A corrida centraliza, libera hormônios que são parecidos aos efeitos de algumas drogas e, melhor ainda, na dose certa faz você começar a cuidar da saúde, do corpo e do que você consome.

Conseguir ir adiante e superar seus limites fortalece a complacência à dor, seja física ou mental. A corrida nos leva ao limite e sabemos que chegar ao final não é nada fácil e nem confortável. Você percebe que é capaz de sobreviver ao que a vida lança para você ao praticar a corrida, por isso, ela é uma das muitas modalidades realizadas dentro do Mahamudra. Ele também trabalha respiração, resistência, explosão, flexibilidade e fortalecimento de áreas fundamentais na corrida, como core, joelho, tornozelo.

Outra grande vantagem da modalidade para o corredor é exatamente a mistura de técnicas a que o aluno vai se submeter, que ajuda a aumentar o condicionamento físico.

Bike

No Mahamudra acontecem também passeios de bike pela cidade geralmente no período noturno e em grupo, chamado Maha Ride, é um treino de bicicleta e mountain bike. Andar de bicicleta trás muitos benefícios:

  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Praticar exercícios com bike pode diminuir a incidência de câncer de colo, de mama e do intestino;
  • Reduz o risco de desenvolver diabetes;
  • Reduz risco e combate obesidade;
  • Auxilia na recuperação óssea e na artrite;
  • Combate depressão, estresse e ansiedade;
  • Melhora a função muscular;
  • Ajuda na construção da resistência física;
  • Melhora a coordenação motora.

Artes Marciais

No Mahamudra são realizados alguns exercícios e golpes de algumas artes marciais entre elas o muay thay, a capoeira, boxe, entre outras, existe até um evento chamado maha fight, que voltado para as artes marciais.

Calistenia

A calistenia é um tipo de exercício físico já bastante antigo, porém está mais em evidência atualmente, pois tem feito com que os seus praticantes alcancem resultados bastante expressivos. A calistenia é a prática de alguns exercícios utilizando a força corporal. Os treinos de calistenia usam apenas a força do próprio corpo, e em alguns casos, alguns objetos simples, como apoios e barras.

A calistenia ajuda a tonificar o corpo e também contribui na perda da gordura corporal, esse método auxilia na agilidade, o resultado é uma musculatura mais forte, definida e resistente. 

Ioga

Ioga é um conjunto de disciplina, técnica e filosofia de vida usada para o progresso e integração harmoniosa do corpo e do espírito. É firmada na filosofia hindu, sendo também praticado no budismo.

Seu significado é união e a origem da palavra ioga vem do sânscrito e tem como objetivo nos unir com a nossa natureza superior, em um processo de reintegração e de iluminação da consciência. A prática da ioga é baseada no Sankhya, um dos sete sistemas doutrinários ortodoxos do hinduísmo.

Ao praticar a Yoga no Mahamudra e outros exercícios de mentalização e outras técnicas objetiva-se melhorar o poder mental de modo a ensinar a ter domínio sobre seu consciente e subconsciente deixando assim os pensamentos desnecessários e focando sua mente em seus objetivos e metas importantes.

 Os benefícios do Mahamudra

 Os benefícios do mahamudra atingem os seus três pilares, porém os principais e visíveis benefícios são: melhora do condicionamento físico, define e aumenta a massa muscular, emagrece e contribui para o equilíbrio emocional, uma mente mais saudável e melhor qualidade de vida.

Saúde mental

Os benefícios para a saúde mental do praticante de Mahamudra acontece através de exercícios de mentalização e desafios com atividades físicas e outras técnicas como a prática de Yoga, esses exercícios contribuem para expandir o poder mental do aluno levando-o a experiências positivas, limpando e desintoxicando-o de conteúdos e informações inúteis e torpes e reprogramando sua mente para concentrar-se em suas verdadeiras metas. Portanto os benefícios para a saúde mental é focado no trabalho da mente em retornar o domínio do consciente e subconsciente.

 Saúde corporal

 Tudo se inicia pela respiração, partindo do princípio de que a gênese da vida é a inspiração e finda na última expiração. Então os benefícios da saúde corporal começam com o treinamento de técnicas respiratórias, o praticante desenvolve a consciência corporal, obtém mais energia, vitalidade e concentração.
Em seguida parte para as práticas físicas. Sempre procuram tirar o praticante de sua zona de conforto, guiando-o a realizar o que, até então, ele considerava impossível por suas limitações mentais pré-estipuladas. As técnicas utilizadas são uma mistura de diversas modalidades físicas como, por exemplo:

  • Ioga;
  • Treinamento funcional;
  • Artes marciais;
  • Ginástica artística;
  • Exercícios aeróbicos;
  • Circuitos militares.

Contribuindo para a plenitude e a integridade do homem.

No Mahamudra existem 3 níveis de exercícios: iniciante, intermediário e avançado. Neles, diferenciam os movimentos, tempo, carga e número de repetições. Sendo assim, existe um processo em que o aluno respeitará o seu corpo e suas limitações, porém sempre buscando o progresso e a evolução.

Com esses exercícios há a melhora significativa do volume de massa muscular, da flexibilidade, do sistema cardiorrespiratório, da tonificação e definição muscular, perda de gordura corporal, melhora da autoestima entre outros.

Saúde espiritual

 Neste método o objetivo é a busca pela evolução, essência, que muitas vezes é algo  invisível e desconhecido para o próprio praticante.

Para isso, além de exercícios de mentalização e Yoga, ensinam sobre as leis universais, como a gratidão, a lei da atração e o karma, que juntas, proporcionam uma proximidade maior com a beleza que é a simplicidade.

Resumindo: com a evolução dos três pilares, buscam trazer a autossuficiência, a qualidade de vida e a paz de espírito, além, é claro, de um excelente desempenho corporal e do desenvolvimento muscular dos praticantes.

Exercícios do Mahamudra

 A aula que ajuda a emagrecer e definir, pode queimar até 2 mil calorias dependendo do nível do praticante, pois mistura diversas práticas esportivas e pode ser realizado até três vezes na semana. Com auxilio de barras, sacos de areia, kettlebells, argolas e elástico e não tem rotina especifica. Durante o treino são feitas acrobacias e atividades utilizando o corpo do próprio aluno como se fosse uma carga e os exercícios também imitam os movimentos de animais como  minhoca, urso, caranguejo e jacaré. Segue alguns exercícios:

Guerreiros I

 Esse exercício ajuda a melhorar força, flexibilidade e equilíbrio e as partes do corpo mais envolvidas são pernas, peito e articulações.

 Posição I

Começa na posição de cão do Ioga;

 Posição 2

Leve o joelho direito em direção ao nariz, flexionando quadril e joelho direito. Coloque o pé direito entre as mãos, colocando-se na postura equestre ao estender o quadril contralateral.

Posição 3

Sustentando a posição anterior realize a rotação externa do quadril esquerdo.

Posição 4

Pressione os pés contra o chão e flexione os ombros um pouco acima dos 90 graus ao mesmo tempo que se estende a coluna e o quadril direito tendo a coluna como haste móvel.

Posição 5

Olhe levemente para cima, estendendo a cervical, abra o tórax e respire profundamente pelo menos três vezes nessa posição. Flexione totalmente os ombros. Repita o movimento com o lado esquerdo.

Bíceps no band

 Esse exercício deixa os flexores do cotovelo fortalecidos e ainda ajuda a definir o abdômen. O material utilizado é uma espécie de elástico chamado thera band muito utilizado em exercícios funcionais.

Fique de pé, membro inferior direito com joelho semiflexionado um pouco à frente do tronco, membro inferior esquerdo atrás, com quadril levemente em hiperxtensão, segurando as extremidades da faixa com as mãos. Flexione os cotovelos, levando as mãos na direção dos ombros, até a altura do queixo. Retorne à posição inicial devagar.

Flexão com giro de tronco

 As flexões com rotação da coluna ou em T são uma alteração mais complexa dos exercícios de apoio tradicionais que inclui no exercício a passagem para o apoio unilateral dos membros superiores com simultânea rotação da coluna. A execução do exercício pode se tornar ainda mais difícil quando realizada com halteres. As flexões em giro contribuem e potencializa o trabalho dos músculos estabilizadores da coluna.

Os principais músculos trabalhados são estabilizadores escapulares e lombares, flexores horizontais dos ombros e os extensores dos cotovelos. Outro músculo que atua de forma eficaz é do core e em conjunto com a prancha trabalha também os músculos abdominais mais profundos.

Posição inicial: Posição de apoio com as mãos posicionadas diretamente abaixo dos ombros.

Flexione os cotovelos e estenda horizontalmente os ombros aduzindo as escápulas, baixe lentamente o corpo, mantendo a posição horizontal do tronco, sem levantar o quadril. Retorne à posição inicial, em seguida retire uma das mãos do apoia, realize a extensão horizontal do ombro rotando a coluna e levando a mão em direção ao teto. Repita a mesma sequência, para o outro lado.

Chute Tip

 É um golpe praticado no Muay Thai. O chute Tip é o chute frontal com a perna que está à frente, geralmente usado para distanciar ou empurrar o oponente, porém, se bem aplicado, pode também causar dor. No Mahamudra pratica-se o chute tip como exercício, ele desenha as pernas e induz a consciência corporal.

Thruster

O Thruster é um exercício muito praticado no crossfit é um movimento que exige um pouco de prática, geralmente executado por pessoas em níveis mais avançados e pode ser realizado sozinho ou com outros movimentos, como o burpee, por exemplo, o exercício é praticamente mover um peso através de uma grande amplitude. Este exercício combina um agachamento frontal com um push press.

Ele define todos os músculos dos membros inferiores na fase de agachamento. Ao voltar do agachamento a força e o trabalho passa a ser concentrado nos membros superiores como ombros e tríceps além de abdômen e a região lombar. Eleva os batimentos cardíacos contribuindo para a melhora do desempenho cardiovascular.

Swing no Kettlebell

O kettlebell é uma bola de aço com alça, é um peso de musculação de origem russa.

Um dos principais exercícios do crossfit que mistura a força e o condicionamento físico, exigindo a movimentação total do corpo contribuindo para o aumento da capacidade física e cardiorrespiratória. Ele fortalece vários músculos do corpo, pois exige o esforço dos músculos motores, auxiliando o ganho rápido de mais volume, explosão, força e equilíbrio.

O Kettlebell Swing é um movimento no qual o peso é deslocado do meio das pernas até em cima da cabeça. O exercício começa com o Kettlebell nas duas mãos em suspensão. Logo em seguida, o equipamento passa atrás da linha do calcanhar e termina acima da cabeça, com os braços levantados passando da linha das orelhas.

Nesse movimento, utilizamos a força do quadril para deslocar o peso para cima da cabeça. Para isso, jogamos o quadril para trás e em seguida o impulsionamos forte para que, com a velocidade gerada pelo quadril, o peso possa subir sem usar a força dos membros superiores.

Mentalização

 Os exercícios de mentalização no Mahamudra são feitos através do Yoga e de exercícios próprios de mentalização. Essa prática ajuda a expandir o poder mental do praticante levando-o a experiências positivas, auxiliando seus pensamentos e induzindo-o a limpar suas mentes de informações negativas e desnecessárias.

Os exercícios partem de ensinamentos sobre leis universais como: a gratidão, a atração e o karma que em conjunto são expostos como forma de proximidade maior com a beleza da simplicidade.

Exemplo de Exercício de mentalização feito por Saara Nousiainen:

Respire fundo algumas vezes enviando junto com o ar, uma onda relaxante para o seu corpo.

Envolva todo o seu corpo num sentimento de amor e de carinho. Deixe que uma sensação de paz vá tomando conta de seu íntimo.

Volte a atenção para o seu cérebro, para o centro da sua cabeça, para uma luz que brilha no centro da sua vida: é a sua essência mais íntima, é a presença de Deus em você.

Procure sentir a profunda harmonia, o amor e o poder que emanam dessa presença.

Concentre-se mais ainda nessa luz e deixe toda a sua personalidade diluir-se nela.

Tudo em você transforma-se em amor, harmonia, alegria…

Sinta profundo amor e respeito por si mesmo. Você já viveu milênios sem conta e tem a eternidade pela frente.

Diga mentalmente sentindo a verdade profunda que há nestas palavras:

Eu sou luz! Em minha essência mais íntima sou luz, sou poder, sou amor!

Eu posso controlar as minhas emoções, meus estados de espírito.

Quero que a partir de agora a minha mente vibre apenas no que for positivo, no que for bom, na alegria, na confiança, no otimismo.

Quero acolher apenas ideias positivas de vida, saúde, amor e alegria.

Eu sou vida… sou luz… sou amor… sou alegria.

Eu tenho a força e o poder do meu criador.

Quero que essa força dinamize a minha mente tornando-a forte.

Dinamize o meu corpo dando-me saúde e bem estar.

Dinamize a minha alma dando-me amor e alegria de viver.

Eu vencerei todas as dificuldades e serei feliz!

Fixe firmemente a sua memória a esse poder, esse querer, esse vencer.

Retorne tranquilamente ao ambiente exterior sentindo vibrar nas profundezas do seu ser a força divina, o amor do criador, a serena sensação de confiança, de bem estar, de contentamento.

Diga mentalmente:

A partir de agora sou uma pessoa cheia de vida e amor.

Estarei sempre contente e confiante, sejam quais forem os meus caminhos.

 Como planejar uma aula Mahamudra

Não é fácil planejar uma aula de mahamudra, partindo do pressuposto que mahamudra é mais um estilo ou filosofia de vida que engloba não só exercícios para o corpo como para a mente e para o espírito. Portanto, um educador físico que queira partir para atividades ligadas ao Mahamudra precisa antes de qualquer coisa acreditar no método e praticá-lo em todos seus pilares.

Segundo ponto importante é ter conhecimento nas diversas áreas exploradas no Mahamudra, ou seja, ter conhecimento em Yoga, exercícios funcionais e calistenios, artes marciais, musculação e ginástica laboral, pois se exige a combinação de várias práticas esportivas com reflexão espiritual. Além é claro de despertar no seu aluno o foco, a disciplina e a ambição, ajudando-o alcançar o equilíbrio em todos os aspectos da vida.

No planejamento da aula devem-se alternar exercícios aeróbicos, acrobacias, crossfit, artes marciais, Ioga e meditação, a aula deve ser dividida em três partes iniciando com meditação e aquecimento, exercícios de alta intensidade, e relaxamento com duração em média de 60 a 80 minutos. Os treinos também devem ser divididos em níveis: iniciantes, intermediários, avançados e elite e de preferência ao ar livre.

 Dicas

  • Antes de praticar qualquer atividade busque orientação médica e faça um check up;
  • Na Mahamudra existem níveis de dificuldade, respeite os limites do seu corpo;
  • Sempre faça em grupo é muito mais enriquecedor;
  • Treine no Maximo 3 vezes na semana, corpo também precisa descansar;
  • Hidrate-se bastante, pois o treino é puxado. 

Conclusão

treino cardio

Mais do que prática esportiva e busca de um corpo perfeito a Mahamudra, busca a integração e o equilíbrio corpo, mente e espírito. Essa frase define bem esse antigo e tão atual estilo de vida: “o ser humano não precisa ser melhor em única coisa, mas que ele pode ser bom em tudo, ou seja, no que ele se permitir praticar”.

Para ser um Mahamudra você deve praticar a disciplina, o foco, a evolução e as metas, esses termos fazem parte de qualquer atleta de elite ou de excelentes profissionais de qualquer área para se obtiver os melhores resultados. E é isso que muitas vezes o Mahamudra propõe, pra isso, você deve sair da sua zona de conforto e perceber a sua real capacidade de alcançar objetivos grandes e sonhar cada vez mais alto.

 Referências
Exercícios postura de guerreiro I. Disponível em: <<https://www.msn.com/pt-pt/saude/exercicio/ioga/postura-do-guerreiro-i/ss-BBtTaS6>>.
Mahamudra. Disponível em:<<http://www.karinabacchiblog.com.br/2014/11/mahamudra/>> Publicado em 19 nov. 2017.
Exercício de mentalização. Disponível em: <<http://www.verdadeluz.com.br/o-deus-permita-me-um-exercicio-de-mentalizacao/>> Publicado em 06 abr.2015.
Treino mahamudra com Cesar Curti. Disponível em:<<https://sportlife.com.br/treino-mahamudra-cesar-curti/9>> Publicado em 24 mar. 2017.
Mahamudra. Disponível em:<<https://www.mahamudrabrasil.com.br/.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.