A educação infantil dos 5 anos visa o desenvolvimento integral e a construção da autonomia infantil. Essa fase dos 4 a 6 anos é de tomada de decisão. É aqui que são formadas atitudes básicas que exercem impacto durante toda a vida.
Algumas crianças nessa faixa etária são ativas, cheias de energia e para elas é difícil ficarem sentadas por alguns minutos. Outros têm dificuldade para se concentrarem em detalhes, facilmente se distraem e possuem uma compreensão limitada do tempo e espaço.
Lidam intensamente com suas emoções, desejam ser o centro das atenções e não gostam de mudanças, preferem ficar na rotina. Brincam com outras crianças, dispostas a partilhar e a ceder a vez, brincam amarelinha e de faz de conta. Nessa idade podem ser muito briguentas, no entanto, são capazes de ouvir e raciocinar principalmente na fase dos porquês.
A motricidade já tem grandes progressos visto que conseguem vestirem-se e despirem-se sozinhas. Nesta fase treina-se a coordenação motora, elas executam movimentos isolados do corpo (só os pés, só as mãos). Começa o interesse por brincadeiras que envolvem rapidez e velocidade. Mas é difícil participarem de jogos com crianças mais velhas, pois mudam muito as regras. O brincar ainda é paralelo e não cooperativo, compreendem regras, mas seguem por períodos curtos.
O estímulo de outras capacidades físicas nesta idade, bem como o desenvolvimento psicológico e cognitivo deve ser de forma gradual. Sendo realizada através de atividades que a criança goste e nunca por obrigação ou desejo dos pais para serem atletas. Quando a atividade é tratada como brinquedo ou diversão, há mais chances de conquistar a criança.
Como preparar atividades para seus alunos do infantil
É essencial que o profissional de educação infantil compreenda o desenvolvimento social, afetivo, psicomotor e cognitivo da criança de 5 anos.
Entretanto, deve considerar que este desenvolvimento se dá em ritmos diversos, de acordo com a história de vida da criança, e com as possibilidades oferecidas pelo seu meio ambiente, sem que variações nesse ritmo sejam vistas como “atrasos” ou “deficiências”.
É importante fazer com que a criança seja mais ativa, com maior possibilidade de expor suas ideias e não simplesmente o professor escolher a atividade e a criança apenas reproduzir o que aprendeu.
O educador pode conduzir o processo pedagógico, mas sempre avaliando, ouvindo e observando as crianças, visando o seu desenvolvimento integral.
E a melhor forma para fazer isso é através do brincar, onde a criança tem uma oportunidade de se desenvolver em todos os aspectos pois ela experimenta, cria, reinventa e descobre.
O ato de brincar estimula a curiosidade, iniciativa, autoconfiança, imaginação e a inteligência. Além disso, possibilita exercitar a concentração, atenção, engajamento e interação proporcionando desafios, motivação e o aprender fazendo.
No tocante a exercício físico, o melhor é aquele que se pode fazer regularmente. A atividade física para crianças não pode ser punitiva e nem necessariamente competitiva, mas sempre prazerosa. Aderência é fundamental.
Portanto, começar a introduzir a atividade física com brincadeiras é a melhor forma de despertar na criança o gosto pela prática, pelo movimento e pela regularidade.
Com isso se começa a introduzir sem que a criança perceba a prática de exercícios físicos. Segundo o Colégio Americano de medicina do Esporte (ACMS), todos os indivíduos a partir dos 2 anos de idade devem desenvolver 30 minutos de atividades físicas moderadas a intensa, durante a maioria, ou preferencialmente, todos os dias da semana.
As atividades devem ser desafiadoras, mas não difíceis e nem fáceis demais. Se o aluno não conseguir executar a tarefa imposta ele ficará desmotivado e com baixa autoestima. E se ele a executar com facilidade poderá perder o interesse em mantê-la. Portanto, a motivação é parte essencial do aprendizado e deve ser atingida por meio de reforços positivos. A partir do momento que a criança se sente capaz, ela não inibirá sua curiosidade nem suas tentativas de solução.
Talvez o mais importante seja tornar as aulas divertidas, partindo do professor que deverá estar descansado e de bom humor. Assim, é certo que todas as crianças manterão a adesão quando a atividade for divertida e não uma obrigação.
Quanto mais lúdico for o ensino nessa fase dos 4 e 5 anos maior é o aprendizado da criança. Os jogos e brincadeiras recreativas dirigidas a elas devem desenvolver habilidades específicas:
- Coordenação motora
- Orientação espacial
- Ritmo, equilíbrio
- Organização temporal
- Desenvolver a linguagem como forma de comunicação.
E na idade dos 5 anos, tendo a percepção que a criança está se desenvolvendo harmonicamente, já pode ser inserida em modalidades esportivas como a natação, o futebol, o ballet, por exemplo.
Esse primeiro contato com o desporto deve ser de forma que este lhe dê prazer e sempre com brincadeira associada, como correr, pedalar, ou atividades em grupo, sem a preocupação de aprender técnicas específicas.
Vantagens e benefícios de boas atividades para crianças de 5 anos
Desde cedo as crianças têm um modo de vida acelerado, gerando estresse, falta de concentração e, pela inatividade, má postura. E quando chega à adolescência se queixam de dores ou percepção dos pais que os filhos têm déficit de atenção.
Antigamente, as brincadeiras necessitavam de algum esforço físico da criança como subir em árvores, brincar de esconde-esconde, jogar futebol no meio da rua, queimada, amarelinha, entre outras.
Agora para a maioria a diversão é dentro das casas ou apartamentos, em frente à televisão, computador ou videogame, com postura relaxada, mas totalmente errada. Isso quando não se vê crianças com a cabeça extremamente flexionada olhando a tela de um celular.
Além disso, muitos pais, com o pensamento de: “Meu filho tem que ser bem-sucedido na vida”. E se preocupam com o desenvolvimento intelectual dos filhos esquecendo que o desenvolvimento motor é fator crucial para o anterior.
Ao proporcionar a criança atividades que englobem todos os aspectos do seu desenvolvimento, só lhe trará vantagens e benefícios como:
- As crianças se tornam mais saudáveis, com menos excesso de peso, maior densidade óssea, melhor capacidade cardiovascular, menor número de crises de asma. Esses efeitos são transferidos à vida adulta. As doenças crônicas do adulto têm suas raízes na infância.
- Ainda no aspecto físico melhora a postura, favorece um crescimento normal e saudável, melhora a qualidade do sono, fortalece os músculos, estimula o desenvolvimento motor, a coordenação, o equilíbrio e o ritmo.
- Exercícios estimulam além da questão motora, a socialização da criança e também a cooperação, quando praticado com outras crianças;
- Crianças ativas tem menos probabilidade de se tornarem adultos sedentários;
- Estimula a criança a vencer desafios;
- A criança descarrega as tensões tanto físicas como psicológicas na atividade, sendo capaz de encarar o mundo com mais facilidade, mais energia e, consequentemente, mais felicidade;
- Quando inseridos em algum esporte, a atenção tem que ser maior, estimulando a concentração. Além disso, a disciplina, respeito, coleguismo, seja com um companheiro de equipe ou com o adversário, tanto em esporte coletivo quanto individual, começam a fazer parte do seu dia a dia.
Importância do alongamento antes da prática de atividades físicas para crianças de 5 anos
O alongamento traz muitos benefícios para qualquer idade. Talvez o mais importante seja manter a mobilidade articular desde a infância.
Isso repercute no fato de que a flexibilidade influencia na boa execução de movimentos e aperfeiçoamento motor. Quanto mais flexível, melhor são os movimentos nas atividades cotidianas.
E o alongamento é um exercício voltado para o aumento da flexibilidade.
Pode-se começar com exercícios bem simples, e depois partir para algo mais elaborado. Crianças agitadas tem mais dificuldade para manter-se alongando, mas é uma ótima oportunidade de desenvolver conceitos como a disciplina e concentração, por exemplo.
Geralmente direcionam-se os exercícios de alongamento para as musculaturas envolvidas na atividade que será praticada. Mas com a criança que ainda não está inserida em um esporte específico, o alongamento poderá ser executado de maneira a alongar diversos músculos sem especificidade e de forma lúdica onde a criança brinque de puxar e esticar conhecendo e reconhecendo várias partes do corpo.
Porque a coordenação motora se torna imprescindível na idade dos 4 e 5 Anos?
A coordenação motora é o que permite que a pessoa seja capaz de dominar seu corpo no espaço em movimentos como andar e pular, controlar o corpo em atividades específicas como jogar futebol e mais finamente escrever, recortar, digitar.
E como dito anteriormente, é nessa fase que se treina a coordenação motora. Tanto a coordenação motora ampla que já vem se desenvolvendo quanto a coordenação motora fina.
Modelar massinhas, ligar os pontos e desenhar traços geométricos são atividades que auxiliam a evolução das habilidades motoras das crianças.
No momento em que a criança precisa ser alfabetizada, ela já deve ter o mínimo do domínio da coordenação motora fina. Assim conseguirá realizar tarefas simples, como segurar o lápis de maneira correta e fazer as curvas das letras.
Atividade para educação infantil aos 4 anos – coordenação motora
1- Bola por cima, bola por baixo
Tem como objetivo trabalhar a coordenação motora, concentração e velocidade. Ótima brincadeira para crianças já com 4 anos de idade e pode ser usada tanto na aula de educação física quanto na sala (caso tenha espaço suficiente).
Materiais: Bolas
Execução: O professor deve colocar os alunos em duas colunas, em fila indiana. Podendo dividir em equipes ou meninos versus meninas. Ao primeiro sinal, que pode ser dado com um apito, o primeiro aluno de cada fileira deve passar a bola por cima da cabeça (com as duas mãos), até chegar ao último colega da fileira. Quando este pegar a bola, deverá correr até a frente da fileira e passar a bola por cima da cabeça, dando sequência a atividade.
Assim que todas as crianças completarem e o que iniciou a atividade voltar a ser o primeiro, o professor deve pedir que todas as crianças afastem as pernas e deem sequência a atividade, sendo que desta vez devem passar a bola por baixo, até que todos completem a tarefa.
Quando terminar esta sequência, a primeira criança deve passar a bola por cima da cabeça, e a segunda deve pegar a bola e passar por baixo das pernas, a terceira criança deve pegar a bola embaixo e passar por cima da cabeça, até que todos completem a tarefa.
2- Corrida do Saci
Tem como objetivo trabalhar a coordenação motora, o equilíbrio e velocidade.
Execução:
O professor deverá montar um ponto de partida e um de chegada. As crianças deverão ficar posicionadas em fila, cada uma segurará uma das pernas flexionadas para trás, na posição de saci.
Quando for dado o sinal, elas devem sair pulando até alcançarem a linha de chegada. Deverá ser eliminada a criança que colocar os dois pés no chão e ganhará ultrapassar a linha de chegada primeiro. Para não haver exclusão, a criança que colocar o pé no chão poderá pagar uma prenda ao invés de ser eliminada.
3- Pega-pega
Execução: um aluno começa sendo o pegador. Os outros deverão fugir. No momento que o pegador encostar em alguém este passa a ser o pegador. Poderá variar também com pega-ajuda: ao passo que o pegador encosta em outro aluno este também passa a ser pegador.
Corrente: quando for pego o aluno deverá dar a mão ao pegador e ajudará a pegar e assim sucessivamente, sendo que somente o aluno da ponta com um braço livre pode pegar, vence quem ficar por último a ser pego.
Atividades para educação infantil aos 5 anos- coordenação motora
1 – Corda
Objetivo: Desenvolver a coordenação motora ampla, o esquema corporal, estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.
Material: A atividade é desenvolvida com uma corda de quatro metros em média.
Execução: Pode ser utilizada no chão, em que a criança ande descalça sobre a corda, com os braços abertos, procurando manter o equilíbrio.
Aproveitando a mesma atividade só que agora a criança vai andar de costas sobre a corda. Ainda esticada no chão a criança pula com os dois pés juntos para esquerda e para direita consecutivamente.
A corda pode ser erguida dez centímetros do chão para a criança pular de um lado para o outro. A corda pode ser utilizada pela dupla como cabo-de-guerra, no meio do espaço utilizado deve ter uma marca no chão, para visualizar quem está vencendo o cabo-de-guerra. As crianças podem pular corda.
2- Esponjas
Objetivo: Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso-motora, esquema corporal e melhorar o tônus muscular.
Material: bacia com água e várias esponjas coloridas, com texturas/dureza diferenciadas.
Execução: Colocar as esponjas na água e pedir para a criança retirar uma a uma apertando bem retirando toda água da esponja.
3- Sapos em Fila
Objetivo: coordenação, trabalho em grupo, atenção
Material: giz e apito
Execução: Trace duas linhas paralelas e distantes. Atrás de uma delas, os participantes são reunidos em dois grupos iguais (pode ser mais grupos com número igual de participantes).
Em fila, os alunos seguram firme na cintura de quem está na frente. Dado o sinal, os participantes avançam pulando com os dois pés ao mesmo tempo. Se a fila romper, o grupo volta a linha de largada. Vence a turma que alcançar a linha de chegada primeiro.
Os melhores exercícios para trabalhar na educação infantil
1- Caminhada companheira
Esta brincadeira desenvolve a ideia da tolerância entre as crianças. Ela deve ser aplicada sempre que houver necessidade das crianças andarem juntas, como para ir a sala de aula, ao pátio, a quadra, etc.
Execução: O professor deverá colocar as crianças em fila indiana. No inicio da atividade peça que coloquem uma das mãos sobre o ombro do coleguinha da frente para delimitar um espaço para os passos. Feito isso peça que tirem as mãos e sigam até o destino.
A regra é, quem quiser correr ou andar mais rápido que as outras crianças devem se controlar e aguardar ou quem for mais lento precisa andar mais depressa. Se houver alguma criança com dificuldade de locomoção, os coleguinhas terão de esperá-lo.
2 – Corre cotia
Essa brincadeira precisa de mais crianças para ser mais incrível. Estimula a atenção, coordenação, velocidade, agilidade.
Material: qualquer objeto.
Execução: é só fazer uma roda e dar algum objeto para uma criança iniciar a brincadeira. Essa fica de pé e roda atrás dos amigos, enquanto a música é cantada. Quando a música termina, ela deixa o objeto atrás de alguém e sai correndo com o objetivo de se sentar no lugar do amigo, ou então esse amigo pega e volta para o lugar.
Normalmente utiliza-se esta versão: Corre cotia na casa da tia, corre cipó, na casa da vó. Lencinho na mão caiu no chão, moça bonita do meu coração. Posso jogar?
As crianças todas juntas gritam: Não!
O aluno que está com o objeto põe nas costas de outra criança.
3 – Morto-vivo
Objetivo: atenção, agilidade, coordenação.
Execução: O professor intercala entre vivo (ficar de pé), morto (agachar). Quem errar perde, para não haver exclusão poderá pagar uma prenda.
Descontração – brincadeiras para crianças menores de 5 anos
1 – Caixinha das sensações
A caixa das sensações visa trabalhar os sentidos através das sensações que os objetos ali dentro colocados despertam nas crianças.
Material: Caixa de papelão (pode ser de tênis) decorada pelo ou pelas próprias crianças. Objetos variados como tampinhas, lixas, pedaços de pano ou algodão, botões, dentre outros.
Execução: A caixa deverá ter um furo em cima na forma de círculo, onde as crianças colocarão a mão e outra abertura onde o professor colocará os objetos um por um, a fim de que as crianças, com a mão possam identificar o material. Se não tiver uma caixa o professor pode estar vendando a criança.
2 – Música
O objetivo desta atividade lúdica é estimular a criança a aprender a ouvir e prestar atenção aos sons.
Material: Aparelho de Som e CDs com músicas de ritmos variados.
Execução: A forma de elaborar a atividade pode ser variada e fica a critério do professor, porém a música deve ser o foco da atividade e não um pano de fundo. Ele deverá estimular as crianças a ouvir os sons presentes na música, como por exemplo, os sons dos instrumentos, dos animais, dos elementos da natureza, elas também podem acompanhar o som batendo palmas ritmicamente ou até mesmo cantando. Se o professor souber tocar algum instrumento musical ou cantar, ele pode propor as crianças que escrevam uma música juntos.
3 – Cada um é do seu jeito (construção de identidades)
Esta atividade visa auxiliar a criança a construir a imagem do próprio corpo, além de trabalhar a autoestima e autoimagem.
Material: Papel Kraft, canetinhas hidrocor, fita adesiva e tesoura.
Execução: Você pedirá para cada criança deitar sobre uma folha de papel e em seguida irá desenhar a silhueta dela. Escreva o nome da criança e entregue a ela. Quando todos estiverem com suas folhas de papel peça que completem desenhando os olhos, o nariz, a boca e etc. neste momento você pode incentivar a criança a observar o próprio corpo.
Quando todos tiverem concluído os desenhos, cole-os lado a lado na parede e peça que eles observem o próprio desenho e o dos coleguinhas, neste momento você deverá estimular a observação, peça que comentem sobre as diferenças nos desenhos (como altura, por exemplo). Aproveite o momento dos comentários para conversar bastante com elas sobre as particularidades de cada uma.
Cuidados especiais com seu aluno na educação infantil
- Quanto mais habilidades o educar ajudar a criança a desenvolver, melhor e mais gratificantes serão as competências que ela irá projetar futuramente.
- Pensar em atender as necessidades da criança, proporcionando seu desenvolvimento e não apenas que ela cumpra as tarefas impostas.
- A criança precisa sentir segurança na atividade e no professor;
- Não ridicularizá-la ou puni-la quando cometer erros. Nem compará-la a outras crianças;
- Elogiar quando a criança fizer a coisa certa, e quando fizer errado, lhe dê a certeza que pode fazer bem melhor;
- Deve-se passar tranquilidade à criança, evitar falar alto ou usar ações extremas. Falar de maneira clara e direta, mas sem imposição;
- Sempre que for fazer mudanças de métodos de aula, ou na rotina do aluno, fazer aos poucos para a criança se adaptar;
- Crianças nessa fase trabalham melhor em grupos pequenos de 4 a 5 crianças;
- Evitar atividades muito extensas. A criança nessa fase se cansa facilmente, nem tanto pelo cansaço físico, mas por ficar entediada tendo que executar a mesma tarefa por muito tempo.
Conclusão
Fazer a criança sair da inércia, do sedentarismo é altamente recomendado para o corpo e para a saúde como um todo.
E fazer com que a criança pratique qualquer atividade que estimule sua psicomotricidade, intelectualidade e sociabilidade ajuda a criar o senso de disciplina, de coletividade e respeito. Além de exercitar o cérebro e estimular o aprendizado das capacidades físicas como a coordenação, muito importante na fase dos 4 e 5 anos, pois prepara a criança para próxima fase que inclui a alfabetização.
Mas, não é toda a criança que está disposta a praticar alguma atividade, aliás, no mundo atual, a tecnologia tem vencido grande parte dos esportes bem como simples brincadeiras.
Sendo assim, os pais devem estimular as crianças a praticar alguma atividade, seja ela física, intelectual ou social, juntamente com as escolas e creches para que as atividades se tornem rotina na vida dessas crianças.
E, a melhor forma de incentivar uma criança a fazer qualquer atividade é pelo meio lúdico. Essa atividade deverá ser apresentada como uma forma de distração, de descarregar a energia, de maneira leve e descontraída, utilizando toda a ordem pedagógica, além da ludicidade. Pois se a criança achar chato irá se sentir desmotivada e abandonará a atividade.
Este conteúdo foi escolhido para recomendação na campanha sobre o Dia Mundial da Infância da editora educativa Twinkl.
Muito boa a matéria. eu sou professor iniciante, tenho 59 anos, e estou adquirindo experiencia, gostaria muito se pud sem mandar materias como esta para o meu email, te agradeço a atenção [email protected]
Ótima matéria, gostaria de receber todo e qualquer material relacionado a corpo e movimento na educação infantil.
[email protected]
Amei!!!
Amei muito aprendizado
Olá,maravilha as suas dicas e atividades,sempre trabalhei com turmas de quarto e quinto anos e estou com infantil cinco e estou com dificuldades na elaboração de atividades de fenômenos físicos:movimento,inércia,flutuação,equilíbrio,força,magnetismo e atrito,gostaria que me enviasse algumas atividades por gentileza…obrigad
a!
Boa tarde! Estou iniciando como professora de Ed Física e gostaria de receber mais dicas de atividades que podem ser desenvolvidas com alunos do Infantil 4 e 5.
Bom dia, Maria Neuza!! li seu comentário e pergunto como estás, pois eu também estou uniciando como professora de educação física. Também gostaria de receber atividades das series iniciais. Obrigada!!
Amei o conteúdo e as sugestões de atividades, parabéns.
Gostaria de receber atividades para educação infantil
Obrigado por disponibilizar informações tão importantes para nossa formação.
Simplesmente ameeeei. Dicas preciosas. Parabéns!
sou professora iniciante de educaçao infantil gostaria de receber mais dicas e materias para melhor desempenho. [email protected]
obrigada.
adorei tudo q vi. parabens
Bom dia!!! Este ano tive minha primeira turma como regente de educação infantil, estou muito apreensiva e preocupada, pois não sei se estou desempenhando meu papel corretamente, assim sendo gostaria de receber mais dicas e materiais.obrigada.
Eu preciso porque este ano só peguei crianças de 4 e 5 anos…obrigada
Essas atividades são ótimas para o desenvolvimento da criança.
Gostei muito das dicas maravilhosas aqui informada. Parabéns!
Muito bom, todas as atividades com muitos objetivos específicos!Amei!
TUDO MUITO PRÁTICO E GOSTOSO DE TRABALHAR COM AS CRIANÇAS! PARABÉNS !
Adorei as dicas e a materia!
Se puderes enviar mais aulas para o o meu e-mail, agradeceria muito.
[email protected]
Sou terapeuta ocupacional e, adorei todo texto e orientações dadas , realmente é o q precisamos para o desenvolvimento neuropsicomotor de nossas cças e um futuro promissor ! Parabéns
Gostaria de receber mais informações, materiais.
Muito bom as orientações!
Parabéns , obrigada por compartilhar . Sou Pedagoga da Educação infantil com certeza irá me ajudar muito em minhas aulas.
Oie… Sou professora de educaçao infantil em creche, gostaria de receber mais dicas e materias como este para melhor desempenho e desenvolvimento das nossas crianças, este é o meu e-mail:
[email protected]
obrigada.
Atenciosamente,
Renata
Muito obrigada, se puder enviar algum material para o meu email agradeço: [email protected]
Adorei! Tudo muito bem explicado! Parabéns! Se vocês pudessem enviar essas maravilhas para o meu e-mail, ficaria muito grata. Um abraço!
Olá Eliane, ficamos muito felizes que você tenha gostado! Para receber matérias e dicas no seu email é só se inscrever na nossa Lista VIP! É na página inicial do Blog nos campos onde pedem seu nome e email https://blogeducacaofisica.com.br/
Achei muito rica a matéria, porém tenho uma dúvida, tenho uma turma de 27 alunos de 4 anos, todas as atividades demoram muito para serem executadas devido a quantidade de crianças o que faz com que muitos se dispersam antes que a atividade acabe, e aí vira uma bagunça, uns correm, outros gritam, brincam de lutas, vejo que o mundo da educação infantil não é tão colorido como a maioria fala, vcs teriam alguma sugestão?
Nesta idade não dá para trabalhar atividades motoras sem ajuda de uma monitora. Sugiro que ao planejar sua aula, pedir ajuda na sua escola de uma monitora, diretora, supervisora e até mesmo de uma cantineira. Eu sou professora de uma turma de multisseriada de 2 e 3 anos. São 17 alunos. Muito puxado… Na hora que vou para o pátio eu busco sempre ajuda dos funcionários que têm disponibilidade naquela hora. Afinal, a ESCOLA somos todos nós. Embora muitos profissionais não entendam isso ainda. Sucesso para você!
Gostei muito das dicas sou professora iniciante e queria mais dicas…
Tudo muito bom foi de grande ajuda pois sei que o que aprender demos é de grande ajuda e valor
Parabéns assunto muito interessante importante e bem objetivo, gostaria de receber informações sobre mais assunto [email protected].
Olá Rodrigo, tudo bem? Fico feliz que você tenha gostado do conteúdo. Para receber mais matérias e dicas, aconselho que se inscreva na nossa Lista VIP na página inicial do Blog. Basta preencher os campos de nome e email 😀 https://blogeducacaofisica.com.br/
Preciso de atividades de coordenação motora fina e grossa para educação física
obrigado!
Ótima matéria, sou estudante de Pedagogia e também gostaria de receber seus materiais. Meu e-mail é:
[email protected]
Passando para agradecer pela ajuda foi muito bom
Trabalho com crianças de 4 a 6 anos e amei a iniciativa. São atividades criativas. Parabens.
Olha, esse artigo me ajudou muito, parabéns a todos, Deus abençoe!
muito interessante, diz mais ou menos sobre as atividades adequadas a cada faixa etária de idade
Gostaria de ficar recebendo atividades para jardim l e ll,amei as atividades bem criativas.
Ótima as dicas????
Amei a matéria!!! Sou professora iniciante e adoraria receber mais conteúdo [email protected]
Obrigadaaaa
adorei toda essas dicas, muito importante para mim que estou começando na educação infantil; Gostaria de receber mas dicas na área de educação infantil direto no meu e-mail.
muito bom esclareci muitas duvidas obrigado
Oi Afonso, tudo bem?
Ficamos felizes em saber que gostou! 🙂
Adorei as dicas !
Se puderes enviar mais aulas para o o meu e-mail, agradeceria muito.
[email protected]
Boa noite. adorei o conteúdo
gostaria de receber mais material sobre exercisios para crianças do ensino fundamental.
Dicas muito boas e práticas,obrigada!
Amei o conteúdo, as brincadeiras para educação infantil, certamente irão fazer os momentos escolares serem inesquecíveis,pois estarão para sempre registradas na memória das crianças.
Como Pedagoga aproveito para deixar minhas redes muito boas com algumas dicas que vale apena conhecer.
https://br.pinterest.com/estudoeeducacao/
Gostei bastante da página , gostaria de receber mais materiais como esse ..
Amei o blog. Gostaria de receber sugestões de atividades de movimentos para crianças de educação infantil de 2 anos. Sou professora de infantil 2.
Estou iniciando na educação infantil com turminha de 2 anos. Tem como enviar material para essa turminha. Obrigado
Bom dia!
Gostei muito da matéria, sou professora iniciante da educação infantil, gostaria de pudesse mim enviar mais material, no meu e-mail, parabéns adorei.
boa noite
boa noite professor
Obrigada, é um excelente material para estudo e colocar como fonte de estudo não
foi para a criança mas para eu colocar na minha vida.
Gostaria de receber mais material.
Desde já agradeço.
gosto deste blog, todas as atividades são bem elaboradas de acordo com a série e muitas dicas para complementar o nosso trabalho. Parabéns a todos!!!
boa noite excelentes as brincadeiras, adorei.
excelente,se tiver mais material assim enviar par meu e-mail.
PARABÉNS! se possível, gostaria de receber mais material desse tipo.
grato!
Muito o texto !!!
Parabéns!
Parabéns! pelo trabalho! me cadastrei, gostaria de receber mais materiais sobre educação física escolar fundamental 1! grata.
Parabéns! pelo trabalho!
Este material é excelente. parabéns para o autor!
Excelente o artigo, parabéns
Aldalice Cardoso, 23 de julho de 2020
Gostei muito das atividades aqui disponíveis.
Gostaria de receber sugestões de atividades para os grupos 3,4 e 5 para esse momento que aulas estão sendo online.
AMEI ME AJUDOU BASTANTE
Olá com essa pandemia arrumei alguns alunos na faixa etária de 4 a 8 anos e amei seu texto. Já faz anos Que Não trabalho com crianças. Te peço ajuda se possível. Preciso de mais ideias p atividades. Poderia me indicar ou me enviar algo
Texto bem estruturado de excelente conteúdo
Gostei, obrigada por compartilhar…
Olá estou com dificuldades em trabalhar com educação infantil sou professora iniciante trabalhei dois anos com turmas de 4 e 5 anos , agora estou com educação infantil entre 5 e 6 anos , gostaria que me ajudasse com as atividades de movimentos não estou conseguindo podem me ajudar com essas atividades agradeceria.
Muito obrigado
Gostei muito, tudo muito bem explicado, gostaria de receber mais conteúdo sobre educação infantil no meu e-mail
Atividade de campos de experiência ,gestos,corpo e movimento
Bom dia:
Muito bom!!!
Boa noite estou concluindo a faculdade, por isso estava vendo alguns planos de aula para estágio ai me deparei com esses materias de vocês adorei muito bom vou até salvar para ler com tempo, achei muito interessante a gente so tem aprender cada vez mais com essa materria .
Olá sou estudante de pedagogia estou com algumas dificuldades quero receber umas orientações se possível desde já agradeço
Excelente artigo.
maravilha
Boa noite!, amei as atividades. Trabalho com crianças especiais. Gostaria de receber materiais se possível enviar no e-mail.
Otima Materia ,Parabens. gostaria de receber mais materias de aulas para alunos de 4 a 11 anos .
Bom dia, gostei bastante das dicas que forneceu, se possível poderia passar mais dicas ou aulas .
gostei muito dos conteudos, obrigada
purchase lasix sale – furosemide online order ivermectin 12mg for humans
hydroxychloroquine without prescription – generic chloroquine 250mg purchase baricitinib
Crie um link de contato para o seu Whatsapp gratuitamente para alavancar as suas vendas e ganhar muito mais clientes!
https://whats.link
buy metformin 1000mg generic – cost amlodipine buy norvasc pills
lisinopril medication – order generic omeprazole atenolol pill
levitra drug – levitra 20mg brand clomiphene cost
ventolin pills – edit my paper priligy 30mg sale
synthroid cost – hydroxychloroquine online order plaquenil 200mg drug
order tadalafil without prescription – order tadalafil viagra 100mg sale
prednisone 5mg brand – buy orlistat generic amoxicillin usa
order cenforce 50mg online – buy zetia 10mg pill purchase motilium pill
Adorei às atividades 👏👏👏
Que material rico, parabéns e muito obrigada pelas ideias!
Gostei muito das atividades.
Este ano estou com o Pré I e II.
A cada dia: aprendizado
obrigado pelas dicas me ajudou muito, sou professor de Educação Física e nunca trabalhei com crianças de 2 e 3 anos estou meio perdido, possa ajuda quem puder me enviar conteúdo e atividades agradeço, muito obrigado.
Email: [email protected].
Muito bom os conteúdos.