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Ginástica Hipopressiva: Saiba Tudo Sobre Essa Nova Técnica!

A Ginástica Hipopressiva é um novo Método que tem conquistado o seu espaço no meio da atividade física.

Isso pois a mesma tem a finalidade de auxiliar para a diminuição da pressão intra-abdominal e torácica, além de colaborar também com a garantia de outros diversos benefícios.

Sendo assim, preparamos este texto para que você possa acompanhar afundo o que é a Ginástica Hipopressiva, como ela atua no corpo humano e quais os benefícios que esse método pode proporcionar aos praticantes da mesma. Confira a seguir!

O que é a Ginástica Hipopressiva?

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Ginástica Hipopressiva ou método abdominal hipopressivo (MAH), é caracterizado como uma técnica com exercícios rítmicos e posturais que têm por objetivo auxiliar para a diminuição da pressão intra-abdominal e intra-torácica.

Quando o indivíduo realiza os exercícios da Ginástica Hipopressiva, o mesmo colabora para a ativação automática dos músculos do períneo e da faixa abdominal, atuando então na garantia de diversos benefícios como: a melhora das tensões dos músculos respiratórios, dos músculos antigravitacionais hipertónicos, além de auxiliar também para a estimulação do sistema neurovegetativo simpático.

Como Surgiu Essa Técnica?

A Ginástica Hipopressiva, surgiu antes mesmo da famosa “febre da barriga negativa” na qual ouvimos falar muito hoje em dia.

Método Abdominal Hipopressivo

Conheça um pouco mais sobre os conceitos Hipopressóricos através do método idealizado por Janaína Cintas!

Sua origem deu-se mais precisamente em uma posição de Yoga chamada Uddiyana Bandha, que tem por objetivo fazer com que o praticante traga o seu umbigo em direção ao centro do corpo e para cima, promovendo uma melhor mobilização visceral. A posição utiliza os mesmos princípios da Ginástica Hipopressiva atual.

Assim como no Yoga, a Ginástica Hipopressiva ajuda seus praticantes também a conseguirem melhor aporte vascular para a região, fortalecimento dos músculos da respiração, além de promover a melhora da dinâmica respiratória.

E foi através desta definição que surgiu esta nova técnica que vem ganhando vários adeptos no Brasil.

Benefícios da Ginástica Hipopressiva

Aplicar a Ginástica Hipopressiva nos seus alunos, promove diversos benefícios como:

  • Diminuição na pressão intra-abdominal e intra-torácica;
  • Garante uma série de ativação automática de neurodivergências dos músculos do períneo e da faixa abdominal;
  • Ajudam na normalização das tensões nos músculos respiratórios;
  • Auxiliam para o relaxamento simultâneo de grupos musculares antigravitacionais hipertónicos;
  • Fortalece os músculos internos do abdômen e o períneo;
  • Colabora para a descompressão dos discos intervertebrais da região lombar;
  • Alívio nas dores da região lombar;
  • Maior sensação de prazer na hora do sexo;
  • Melhora a circulação sanguínea local;
  • Tonifica o assoalho pélvico;
  • Melhora a postura e consequentemente as patologias relacionadas à essa síndrome como: artralgias crônicas, dorsalgias, lombalgias, cervicalgias, ciatalgias, escolioses idiopáticas e fadiga crônica;

Sendo assim, podemos dizer que a Ginástica Hipopressiva auxilia de forma geral como ferramenta terapêutica e de fortalecimento da musculatura abdominal.

Qual a Importância da Pressão Intra-Abdominal?

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A pressão intra-abdominal é muito importante para o corpo, isso pois ela está ligada com diversas funções como a fala, o riso, o choro, a micção, a defecação, o parto e o controle postural.

Além disso, a pressão intra-abdominal auxilia também para o movimento em “alça de balde” das costelas que por sua vez, só acontece através do contato das fibras do diafragma. Sem essa atuação, a respiração deixaria de ser diafragmática e passaria a ser completamente torácica.

Outra contribuição importante da pressão intra-abdominal é a mobilidade visceral onde através dela, as vísceras conseguem se adaptar aos movimentos, modificando sua forma dentro do abdômen. Essa mobilidade acontece para proteger os elementos nobres como vasos e estruturas nervosas que ali existem.

Quando esta pressão encontra-se acima do esperado, considera-se PIA patológica, que ocorre a partir de 12mm de Hg e em condição de hipertensão abdominal acima de 20mm de Hg. Sendo que o normal é que o abdômen funcione com uma pressão variante entre 5 a 7mm de Hg.

Sendo assim, podemos dizer que a pressão intra-abdominal é essencial para o funcionamento de diversas partes do corpo humano e que pequenas alterações dessa pressão podem levar a consequências catastróficas inclusive na prática de atividade física.

Ao utilizar a Ginástica Hipopressiva em seus alunos, você irá ajudá-lo a manter esta pressão sob controle, prevenindo então possíveis problemas relacionados à pressão intra-abdominal.

Pressão Intra-Abdominal no Método Pilates

Mas será que essa pressão é necessária durante a prática do Pilates? Com certeza!

Além do controle de mecanismos e processos importantes, a Pressão Intra Abdominal tem um benefício extra durante a prática do Método: ela é um dos principais mecanismos de controle postural do corpo.

Assim, com o foco no controle postural, a PIA auxilia na melhora da postura, coordenação motora e consciência corporal, ajudando ainda mais os nossos alunos de Pilates.

No entanto, todas essas questões devem ser revistas previamente caso o paciente já tenha uma pressão intra abdominal elevada. Esse aumento de pressão pode levar a diversos problemas, como:

  • Ptose Visceral
  • Incontinência Urinária e Fecal
  • Aumento de Fatores Inflamatórios
  • Compressão Crônica da Coluna Vetebral
  • Redução da Perfusão Sanguínea das Vísceras
  • Entre Outros

Por isso é extremamente importante a cautela do instrutor antes de aplicar a Ginástica Hipopressiva. A PIA pode ser muito benéfica, no entanto precisamos saber que tipo de aluno estamos tratando.

Caso a pressão esteja alterada, ao perceber isso, o profissional só poderá aplicar os exercícios quando a PIA for normalizada e o aluno estiver seguro para a realizar a técnica.

Por Que Praticar Ginástica Hipopressiva?

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Apesar de uma grande procura pelo Método da Ginástica Hipopressiva nos últimos dois anos, na realidade poucos profissionais realmente entendem sobre ele.

A técnica utiliza a busca por estímulos somato-sensoriais, que acarretam na normalização das pressões corporais internas. Dessa forma, são produzidas melhorias que geram uma melhor qualidade de vida para o praticante.

Mas o mais importante que precisamos saber sobre o Método: o conceito hipopressórico é mais do que apenas uma técnica para atingir a tão famosa barriga negativa. Ele é importante para a prevenção e reabilitação da faixa abdominal.

Assim, por que praticar a Ginástica Hipopressiva?

Bom, além de todos os benefícios já citados acima, o método auxilia em um maior controle das musculaturas abdominais, além da percepção dessa região e seus órgãos. E por que isso é tão importante?

É importante pois já foi comprovado cientificamente que a Ginástica Hipopressiva tem uma implicação terapêutica extremamente positiva em diversas patologias, principalmente às relacionadas com a Síndrome da Deficiência Postural. Podemos exemplificar:

  1. Escoliose Idiopática
  2. Cervicalgia
  3. Ciatalgia
  4. Astralgia Crônica
  5. Dorsalgia
  6. Fagida Crônica
  7. Lombalgia
  8. Entre Outras

Portanto, além de todos os benefícios da Ginástica Hipopressiva, ela é uma ótima forma de reabilitação terapêutica e de fortalecimento da musculatura abdominal para os alunos que necessitam.

Ginástica Hipopressiva Emagrece?

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Essa talvez é uma das maiores dúvidas a respeito do método: a Ginástica Hipopressiva emagrece?

Sim e não! 

Mas como assim? Bom, é importante deixar claro que qualquer busca por emagrecimento requer uma dieta balanceada, prática de exercícios físicos, assim como outros fatores. Portanto, só a prática da Ginástica Hipopressiva não irá levar ao emagrecimento.

O que o Método consegue fazer é aumentar o metabolismo basal a médio e longo prazo. Isso porque os exercícios irão trabalhar em uma variabilidade cardíaca gerada pela noradrenalina, fazendo com que alguns exercícios cheguem a atingir 85% da frequência cardíaca máxima de um indivíduo.

Assim, se considerarmos o Método Hipopressivo como um complemento de outras técnicas, o praticante verá que o resultado será muito melhor esteticamente, se associado com Pilates, Funcional, Corrida ou Musculação.

Concluindo…

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Neste texto conseguimos entender que a Ginástica Hipopressiva é um método bem mais complexo do que apenas a técnica da ”barriga negativa”.

Assim, existem diversos fatores a serem avaliados durante a prática da técnica, assim como o controle da pressão intra abdominal no paciente.

Com a instrução correta, esse a Ginástica Hipopressiva só tende a levar benefícios para todos os praticantes, com a melhora dos mecanismos de controle postural do corpo.

E você, está pronto para aprender essa técnica?

Written by Janaína Cintas

Escritora, Bicampeã mundial de BMX e Fisioterapeuta Graduada pela Universidade da Cidade de São Paulo. Ex-monitora no terceiro e quarto ano da Professora e Doutora da USP, Elisabete Alves Gonçalves Ferreira. Posteriormente se aperfeiçoou em Gerontologia na Pós-graduação da Universidade Federal do Estado de São Paulo. Subsequentemente se especializou em Cadeias Fisiológicas do Método Busquet, Reeducação Postural Global (RPG) de Philippe Souchard e Pilates. Trabalhou como Fisioterapeuta no Hospital Albert Einstein, foi sócia fundadora da clínica JC Pilates por 10 anos e recentemente cursou Pilates Aéreo pela Escola Internacional de Madrid, Espanha. E integrou a equipe de Pilates Aéreo de Madrid, como professora titular durante 1 ano.
Janaína é autora do Livro ” Cadeias Musculares do Tronco”, lançado em 2015 em Madrid, São Paulo, Rio de Janeiro e Belém.
Atualmente ministra cursos e palestras sobre a Fisioterapia, faz parte do Grupo Voll Pilates e tem interesse de Pesquisa nos temas Saúde, Postura e Ensino.

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