Share, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Especial Pilates no Esporte: Como o Método Previne Lesões no Handebol

handebol-capa

No alto rendimento dos esportes, muitos preparadores físicos vêm inserindo o Método Pilates no dia a dia dos atletas como no Handebol.

Esta implementação do Pilates neste esporte serve tanto para reabilitar, como para aperfeiçoar os movimentos do mesmo, garantindo melhor desempenho na prática do Handebol e diminuindo o risco de lesões.

Você sabia que a maioria das lesões em atletas ocorre durante os treinamentos? Pois é, para quem achou que era durante as competições, está muito enganado.

Muitos praticantes de Handebol são submetidos a treinamentos intensos, ficando sujeitos a lesões por movimentos repetitivos e sobrecarga articular.

Pensando nisso, o especial Pilates no esporte de hoje preparou este texto para que você possa entender como o Método pode auxiliar para o tratamento de lesões no Handebol. Confira!

O Que é Handebol

handebol-1

O handebol é um esporte coletivo que se atribuiu pela invenção do professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919, durante a primeira guerra mundial.

Em nosso país, o handebol como modalidade de campo surgiu na década de 30 através da chegada dos imigrantes da colônia alemã na cidade de São Paulo.

Porém, somente na década de 60, que o Handebol de Salão foi oficializado quando a Federação Paulista de Handebol instituiu o I Torneio Aberto. Atualmente esta modalidade é muito praticada em escolas de todo o Brasil.

Embora seja muito praticada em nosso País, a seleção Brasileira feminina e masculina de Handebol até o momento não ganharam medalha em Olímpiadas.

Mas podemos destacar alguns atletas como o Bruno Bezerra de Menezes Souza, que foi eleito o terceiro melhor jogador do mundo no ano de 2003.

A Alexandra Priscila do Nascimento, conhecida como Alê, que atua como ponta direita, em 2012 foi a Melhor jogadora de handebol do mundo pela Federação Internacional de Handebol (IHF).

Outra handebolista é a Eduarda Idalina Amorim, mais conhecida como Dud, também foi eleita a melhor jogadora do mundo de 2014 em votação realizada através no site da IHF.

Lesões no Handebol

handebol-2

O handebol é um esporte de alta intensidade e de contato físico entre os jogadores. De acordo com o estudo de Higashi et al., (2012), a prevalência de lesões neste esporte se dá nos membros inferiores, sendo os principais tipos de lesão as entorses de tornozelo (23,6%) e as tendinopatias (15,9%).

Apesar de o handebol ser caracterizado pelos arremessos, as lesões de ombro foram menos presentes neste estudo, devido as mudanças repentinas de direção.

Pilates e Handebol

handebol-3

O Método Pilates é caracterizado por enfatizar o fortalecimento do centro do corpo (powerhouse), que é constituído pelo musculo transverso do abdome, multífidos, diafragma e assoalho pélvico. Quando fortalecidos, ajudam na estabilização e equilíbrio corporal, reduzindo os riscos de lesões.

Outro fator muito importante dentro do Pilates é o trabalho da respiração associado com a centralização, que é um dos princípios do Pilates. Os dois juntos, são essenciais durante a prática, pois ajuda os atletas durante as provas, auxiliando para manter uma boa resistência e a frequência cardíaca controlada.

Os alongamentos também devem ser enfatizados durante a prática do Método, pois quando realizados permitem uma melhora na amplitude articular do movimento, proporcionando uma melhora no gesto desportivo, prevenindo estiramentos musculares, dor e, consequentemente, promovendo o relaxamento muscular.

Desta forma, quando o indivíduo pratica Pilates com o intuito de complementar seu treino de Handebol, o mesmo colabora para o melhor desempenho dentro do esporte, promovendo maior flexibilidade e também evitando possíveis estiramentos.

Pilates no Tratamento de Lesões

handebol-4

O estiramento muscular é uma lesão muito frequente em praticantes de Handebol, isso pois o esporte exige que o mesmo tenha um ótimo alongamento para arremessos e passes e quando esse alongamento não existe no corpo, pode afetar qualquer grupo muscular.

Porém, é mais comum afetar os membros inferiores, principalmente os músculos posteriores (isquiotibiais, quadríceps, adutores e gastrocnêmios).

Com o Método Pilates, o atleta irá adquirir músculos mais fortes e flexíveis, evitando que ocorram novos eventos de estiramento muscular. Abaixo 5 exercícios fundamentais para reabilitar o seu atleta.

  • Front splits.
  • Leg series: One leg.
  • Leg stretch with hip abduction.
  • Jump double.
  • Running

Conforme a evolução do aluno, os exercícios de propriocepção podem ser associados com o objetivo de restaurar a funcionalidade do atleta e assim minimizar os riscos de novas lesões dentro do Handebol.

Praticando Pilates o atleta não vai só estar alongando a musculatura que está lesionada, mas também estará trabalhando o corpo como um todo. O objetivo também é fortalecer as musculaturas que estão fracas, promovendo o reequilíbrio muscular.

Cuidados a Serem Tomados

handebol-5

Os exercícios de Pilates devem ser realizados conforme a tolerância do aluno, evitando a sobrecarga articular e muscular. O instrutor deve ficar atento quanto à realização dos movimentos realizados pelo seu aluno.

Se o movimento não for bem executado, podem ocorrer possíveis lesões e para evitar isso, as correções são necessárias.

O importante para a prevenção de lesões é iniciar a reabilitação com movimentos simples e sempre respeitar as limitações de cada aluno.

Com a evolução do mesmo dentro do Método, ele poderá realizar movimentos avançados, que irão auxiliar também no seu desempenho dentro do esporte.

Porém, é muito importante que antes de iniciar as aulas, ele passe por uma boa avaliação, para que possa ser analisado seus reais objetivos dentro do Método.

Conclusão

handebol-6

O Handebol é um esporte de alto rendimento que exige esforço, concentração, flexibilidade entre outros.

Além disso, por ser um esporte que envolve um grande contato físico, o mesmo está sujeito à diversas lesões que podem acometer a saúde do indivíduo.

O Pilates é um Método que usa a força do corpo para promover diversos benefícios tanto físicos quanto psicológicos, auxiliando então para a promoção da flexibilidade, força e atenção.

Sendo assim, quando o indivíduo alia o Handebol ao Método Pilates, ele garante os benefícios de ambos, o que irá auxiliar para um melhor desempenho dentro do esporte.

Quer saber mais sobre o Pilates no esporte? Confira agora nossa ultima matéria sobre o tema clicando AQUI!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *