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Especial Pilates no Esporte: Benefícios do Método para Surf

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O Método Pilates vem sendo um sinônimo de qualidade de vida, pois é um método de reabilitação e condicionamento corporal que trabalha o corpo como um todo podendo ser aliado em diversos esportes como o surf

Além disso, o Método garante benefícios a todos os praticantes, desde um paciente sedentário como um paciente atleta e tem papel importante no fortalecimento de musculaturas estabilizadoras da coluna e ganho de flexibilidade de cadeia posterior o que é muito importante para aqueles que praticam o surf.

Tais características conferem ao Método a capacidade de prevenir e tratar lesões, sendo amplamente prescrito por médicos. Sendo assim, no Especial de Pilates no Esporte de Hoje, iremos falar sobre o Pilates e o surf e como o Método pode auxiliar para prevenir lesões neste âmbito.

O Que é o Surf

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O surf foi considerado por muito tempo o “esporte dos Deuses”, na Polinésia no ano de 1777, apenas os reis podiam praticar o surf na posição ortostática, já seus súditos deviam permanecer deitados.

No Brasil, o surf teve início na década de 30, onde teve seus altos e baixos. Porém atualmente, estima-se que 2,7 milhões de praticantes são adeptos ao surf.

Nas últimas décadas, o Surf deixou de ser uma opção de lazer e começou a ganhar espaço como uma modalidade semelhante aos esportes tradicionais onde, de acordo com o Comitê Internacional Olímpico (2016), o surf será inserido nos Jogos Olímpicos a partir de 2020 que será realizado no Japão.

Nos dias de hoje, o esporte está em seu melhor momento, representado por vários brasileiros talentosos, que já vieram a competir com a elite mundial no World Championship Tour (2014).

Dentre eles podemos citar o atleta Adriano de Souza mais conhecido como “mineirinho”, ele foi o surfista que mais ganhou do queridinho Kelly Slater em baterias, vencendo-o em 11 etapas das 15 em que se enfrentaram. Também ficou em 1° lugar no WCT (2011) e foi o primeiro surfista brasileiro campeão em Pipeline (2015).

Outro atleta que vem nos representando muito bem é o Gabriel Medina, que foi campeão no ASP World Tour (2014), e no momento é o número 1 do mundo e segue com o sonho de se tornar campeão do mundo.

Principais Lesões do Surf

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O Surf é um esporte que evolui muito nas últimas décadas, é uma atividade que abrange força muscular intensa e equilíbrio do atleta conforme a variação ambiental e dos ventos.

Este esporte é considerado de maior risco de acidentes quando comparado a outros como o windsurfe, canoagem, mergulho, entre outros.

Conforme o estudo de Base et al. (2007), foram encontradas 112 lesões em 32 surfistas que participaram do estudo. As lesões ocorreram durante as manobras, sendo a mais frequente o ferimento corto-contuso (33,9%), seguido das entorses (25,9%),das contusões (14,2%), estiramentos musculares (12,5%), queimaduras, (8,0%) e fraturas (5,3%).

A maioria das lesões é causada por recifes de coral, colisões com outros surfistas, ou com alguma criatura oceânica como uma água-viva ou arraia.

Tratando a Entorse de Tornozelo/ Ruptura Ligamentar do Surfista

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Provavelmente você já ouviu o ditado “pisar em falso”. Então, essa é a chamada entorse que acontece quando o realiza um movimento brusco ao pisar no chão, podendo ser por inversão, no qual o pé vira para fora (muito mais comum em 90% dos casos) ou em eversão, onde o pé vira para dentro.

Como vimos, a entorse é muito frequente durante a prática de esporte como o Surf, em muitos casos ocorre o estiramento ou rupturas de ligamentos (ligamento Talofibular posterior-anterior e ligamento calcaneofibular), em atletas com instabilidade funcional.

Como o Pilates pode Ajudar?

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O Método Pilates vem sendo um grande aliado na reabilitação e na prevenção de futuras entorses dos surfistas. A intervenção do Pilates se dá de forma segura e efetiva, buscando o melhor condicionamento físico para o atleta voltar as suas atividades.

Para isso, será necessário enfatizar em exercícios que atuam no aumento da amplitude de movimento articular, fortalecimento muscular (tibial anterior, extensor longo do hálux, extensor longo dos dedos, fibular longo- curto, fibular terceiro e tricepssural), equilíbrio e propriocepção.

A seguir 5 exercícios que auxiliam na recuperação funcional do atleta.

  • Frog (cadillac).
  • Foot in front.
  • Tower running.
  • Footwork Double leg pumps.
  • Achilles stretch.

Um treino de propriocepção e de resistência muscular, tornam os movimentos do atleta mais eficientes. Para isso, você instrutor pode utilizar acessórios como o Bosu, Jump, Fitball, e Balance disc. Esses acessórios podem ser associados durante a prática dos exercícios.

Cada acessório possui um grau de instabilidade, estimulando o atleta a obter maior consciência corporal através dos sensores neurais e do sistema nervoso que recebem informações e rapidamente mandam uma resposta em relação aos movimentos, protegendo assim as articulações

Após a ocorrência da entorse, o primeiro sinal é o edema. Para amenizar o inchaço é indicado à aplicação de gelo no local, sendo três vezes ao dia, por 10 minutos.

O atleta deve manter o membro em repouso e se necessário utilizar a tala engessada ou a bota ortopédica para a imobilização do tornozelo, diminuindo assim o risco de novas lesões.

Se a dor persistir é indicado Anti-inflamatórios e analgésicos, conforme a prescrição médica. Após o atleta deve começar a fisioterapia para reabilitar suas funções.

A fisioterapia consiste em exercícios de propriocepção articular, fortalecimento muscular, aumento da flexibilidade, diminuindo os riscos de entorse de repetição.

O tratamento cirúrgico geralmente é indicado quando não houver melhora com da função motora, sendo necessário o reparo dos ligamentos.

Surf Aliado ao Pilates

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O surf é um esporte que pode garantir diversos benefícios tanto para a saúde do corpo, como para a saúde da mente. Além de adquirir um bom condicionamento o físico, o praticante tem sua auto-estima elevada, maior nível de concentração e aumento dos níveis de HDL, prevenindo futuras morbidades.

Porém, sabemos que para ter um corpo forte e saudável, precisamos ter uma base que suporte os esforços do dia a da. Ou seja, o fortalecimento muscular global é necessário para evitarmos lesões e possíveis fraturas em casos de quedas.

Para que isso efetivamente aconteça, o Pilates é um ótimo método para aqueles que visam rendimento e qualidade de vida dentro de um esporte.

Por isso, ao aliar o Surf com aulas de Pilates, o praticante garante diversos benefícios que podem auxiliar no seu desempenho esportivo, melhorando seu rendimento e até mesmo seu equilíbrio corporal no momento de praticar o esporte.

Conclusão

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Podemos dizer que os praticantes de Surf, quando aliados ao Método Pilates, tornam-se atletas confiantes e seguros em suas execuções, tornando os movimentos mais naturais, graciosos e espontâneos.

Além disso, esses surfistas garantem diversos benefícios que auxiliam para uma melhor performance durante a prática do surf.

Quer saber mais sobre o Pilates no esporte? Confira agora nossa ultima matéria sobre o tema clicando AQUI!

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