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Funcional +60: Conheça os Benefícios Desse Método Para Idosos

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Sabemos que o envelhecimento é um processo contínuo e que até o momento, segundo teorias, é um processo biológico irreversível, mas você sabia que podemos utilizar uma técnica chamada Funcional +60 que colabora para a saúde nessa fase?

Através do conhecimento dos principais declínios neurofisiológicos, tem se tornado mais fácil prevenir e, acredite, até melhorar os declínios neuro funcionais.

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Pensando nisso, preparamos esse texto para que você possa entender como o Funcional +60 auxilia para a saúde do idoso e como realizar esse treinamento. Continue lendo e descubra!

Declínio Sensorial do Idoso

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O declínio sensorial, é composto pelo sistema visual, vestibular e proprioceptivo. Dentro do sistema visual, podemos explorar a velocidade de reação do N ótico, o campo visual, a percepção de contraste e a percepção de profundidade.

No segundo, podemos verificar o alinhamento e equilíbrio, o posicionamento da cabeça e o ajuste do movimento ocular. Já no terceiro sistema citado, conseguimos avaliar a sensibilidade cutânea, percepção de movimentos articulares, etc.

Declínio Funcional do Idoso

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Dentro dos declínios funcionais, podemos buscar os desgastes e alterações musculoesqueléticos, isso é, massa magra, massa óssea, flexibilidade, força, etc. Ainda falando em funcionalidade, podemos buscar os padrões posturais compensatórios.

Repare que não temos um padrão postural do idoso, temos padrões compensatórios típicos do envelhecimento. Porém, é através dos testes que você vai verificar o tipo de base, qual a forma de descarga de peso nas articulações, quais as articulações mais exigidas, se aquele indivíduo está sob a influência de alguma outra patologia osteomioarticular e também de marcha utilizada por ele.

Neste ponto entra o treinamento Funcional +60 e a utilização de estímulos sonoros, táteis ou qualquer outro. O objetivo é fazer com que o corpo aprenda qual posição deve adquirir, treinar o corpo, para que, durante as tarefas básicas do dia a dia, ele não sobrecarregue as articulações e melhore a performance.

Outro tópico funcional muito comprometedor e o tempo reação. Alguns idosos apresentam um “delay” na resposta motora cognitiva, o que pode ocasionar quedas e acidentes. Quando o corpo está sob ação de estímulos externos, seja um buraco, um susto ou uma mudança de iluminação etc, o corpo precisa criar estratégias.

O Potencial dos Alunos

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A metodologia e o repertório dos exercícios do Funcional +60 foram criados para uma aula coletiva, com exercícios em grupo. Dupla ou individuais, o que é uma forma excelente de promover o entrosamento entre os participantes.

E quer uma coisa mais libertadora que explorar nossas potencialidades? Claro, devemos estimular e aprimorar nossas fraquezas, mas cada corpo tem posições que facilitam determinadas tarefas, então é como se tivéssemos um caminho a trilhar.

Você pode ir pelo percurso mais curto, pelo mais divertido e até mesmo pelo mais longo. No primeiro você ganha tempo, no segundo emoção e no terceiro você aprecia mais paisagens.

Assim são nossas sinapses, nas fibras musculares, articulações e em nossa mente. Cada forma de movimento promove benefícios em diferentes áreas cerebrais e nenhuma é menos importante que a outra, mas cada uma pode ser mais adequada para cada momento do indivíduo.

Nem sempre o que acreditamos ser o movimento mais correto é o mais funcional para aquela pessoa. Podemos citar um exemplo onde um professor treinou intensamente seu paciente, que no momento não estava conseguindo andar. Ele treinou até que conseguiu, ótimo! Algumas semanas depois, o treinador encontrou seu paciente no supermercado e sabe como ele estava? Na cadeira de rodas.

Então o treinador não se conteve, cumprimentou-o e logo perguntou o que havia acontecido, então o paciente respondeu que a cadeira te dava mais autonomia e liberdade.

Foi aí que então o profissional percebeu o quanto ele tinha esquecido de reparar no que seu paciente, de fato almejava. E isso acontece muitas vezes com patologias e queixas, a funcionalidade é deixada como segundo plano.

O caso da escoliose é um outro exemplo. Muitos profissionais se focam tanto em alinhar a postura, que não se atentam à função muscular de acordo com aquela composição corporal.

Um idoso pode estar se mantendo naquela postura por longos anos, então o “alinhamento” que a profissional busca pode trazer dificuldades funcionais, respiratórias e até mesmo causar dores que não existiam. Não quer dizer que o idoso não pode melhorar a postura, mas existem casos e que é mais funcional trabalhar sobre a postura já adquirida.

Benefícios do Funcional + 60

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Um dos pontos também levados em consideração no funcional +60 é que alguns idosos tendem a ter depressão, devido ao abandono, a falta de tarefas e diversas outras perdas.

Então aquele choque de autoestima pode ser muito bom. O toque, a brincadeira e a socialização auxiliam muito na assiduidade e conforto do idoso nas aulas. E esse é ais um dos diferenciais de implementar o funcional +60 no seu trabalho.

A aula passa a ser mais do que uma atividade física, mas um momento descontraído, onde ele explora o próprio corpo e mente e reconhece no outro as paridades.

A metodologia foi criada para aulas coletivas, mas nada impede de ser inserida na aula convencional de Pilates por exemplo, com grupos heterogêneos. As técnicas que são apresentadas no funcional +60, são bastante adaptáveis à realidade de cada Studio.

Quando utilizada a técnica do Funcional +60, pode-se aplicar frequência dinâmicas. A prática é muito gratificante quando realizada em grupos específicos, mas pode ser feita de forma individual.

Mas é quando pensamos na prática de maneira individual que podemos ver os prós e contras. Uma aula feita em grupo com pessoas de objetivos similares como, por exemplo, todos idosos, facilita as dinâmicas e o reconhecimento de pares. Nestas aulas é mais fácil conseguir ver nos outros algumas das suas dificuldades ou desejos e se identificar.

Já uma aula feita de forma individual promove um maior contato professor/aluno, permite uma atenção exclusiva na execução e na elaboração do programa de exercícios. Resumindo, você como profissional, depois que tiver acesso aos exercícios, vai poder adequar a sua realidade e a preferência de seus alunos.

Quando inseridas nas aulas individuais, temos alguns benefícios como os de passar os exercícios que treinem as necessidades específicas daquele idoso.

Para as dinâmicas, pode-se trabalhar com tipos de contagem diferentes, associação de tarefas ou exercícios conjugados e estímulos diversificados de auto percepção do movimento.

Dessa forma, o estímulo é feito, sem interferir no andamento da aula dos demais alunos. No repertório temos os exercícios para cada objetivo e, dentro deles, as adaptações para as compensações de cada um.

Dicas para Aplicar o Funcional +60

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Então aí vão algumas dicas:

Você sabe qual o lado predominante de todos os seus alunos? Peça rápido a ele: levanta um braço!

Você sabe em qual musculatura postural seu aluno tem mais fraqueza? E qual o lado? Ensine um exercício e exija a musculatura e ser aprimorada.

Vamos pegar a prancha como exemplo. Peça para seu aluno fazer a prancha e depois que salte na placa Reformer sem parar, até que você dê o comando de retorno para a prancha. Diga ao aluno para que faça a tarefa assim que ouvir seu comando.

Isso pode até parecer bobo e simples, mas nessa brincadeira, você consegue identificar o tempo de resposta do seu aluno, a resistência e, quando ele fizer a prancha sob efeito da fadiga, vai ficar muito mais nítido quais são as compensações musculares que refletem na postura dele no dia-a-dia.

Esse foi só um dos exemplos, para que você possa entender o que o Funcional +60 pode facilitar no seu trabalho. Então, não é fórmula mágica, mas auxilia muito.

Pirâmide de Performance

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Já que estamos falando em performance, não poderíamos deixar de falar da pirâmide proposta pelo fisioterapeuta Gray COOK, a “Pirâmide de Performance”. Através dela, fica bem mais fácil elaborar um plano de trabalho evolutivo.

A pirâmide de performance, como mostra a figura acima, tem uma base, como mostra a figura acima, tem uma base relacionada a competência de movimento. Na sabe foi inserido o conceito de estabilidade e mobilidade para o movimento.

No meio, revela-se a capacidade de movimento, relacionada às capacidades motoras de força e potência, por exemplo. Chegando no ápice, teremos a especialização do movimento, através das habilidades específicas do esporte ou, no caso do idoso, podemos colocar as tarefas diárias específicas.

Para que possamos evoluir de forma gradativa e segura, foi proposta uma subdivisão da base da pirâmide em dois estágios.

No primeiro trabalha-se a relação entre a estabilidade e a mobilidade e no segundo, trabalharemos as valências de trabalho, como a capacidade de aeróbica, a resistência de força e a hipertrofia, que é a manifestação estrutural da força.

É exatamente na base da pirâmide que o Funcional +60 é enraizado. O idoso pode evoluir ao ápice dessa pirâmide, sem sombra de dúvida. Porém, fatalmente é necessário ter o bom controle das áreas anteriores.

Estabilidade e Mobilidade 

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Para o trabalho da estabilidade e mobilidade, podemos utilizar marcadores visuais, assim fica mais fácil aprender o gesto motor, saber onde o movimento começa e onde ele termina.

Os acessórios podem estimular a contração de músculos desejados, são também ótimos para estabilizar e treinar determinadas posições articulares. Como foi citado, no caso de valgismo, se você coloca um mini bad acima dos joelhos do seu aluno, ocorre um estímulo, para que ele faça a rotação externa.

Resistência da Força

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Chegamos então no treino de resistência de força, capacidade aeróbica e hipertrofia. Sim, esses fatores podem caminhar juntos com o primeiro.

A isometria é uma excelente forma de ganhar força. Sem comprometer a articulação. Ela é apontada como a queridinha na hora de proteger o corpo de lesões e gerar reforço muscular para as articulações.

No Pilates por exemplo, geralmente não trabalhamos apenas um músculo de forma isolada, o mesmo ocorre no funcional.

Na maioria das vezes o movimento está sendo executado em um segmento e, ao mesmo tempo, existe a contração de outra cadeia muscular para estabilizar aquela postura, esse trabalho de estabilização pode ser considerado uma isometria também.

O exercício isométrico permite estabilizar articulações, para que não haja sobrecarga ou compensações posturais, o que facilita um movimento fluido e harmonioso em todo o corpo.

Já para treinar a capacidade do movimento é necessário fortalecer o padrão de movimento, a realização de gestos específicos e, para serem feitos com excelência, é importante que haja a capacidade de realiza-los com força, velocidade e vigor.

Isso interfere diretamente na percepção do sistema nervoso. Podemos, portanto, dizer que o meio da pirâmide é composto por duas manifestações de força base neural, a força máxima e a potência muscular.

Velocidade, Agilidade e Técnica

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Por fim, chagamos ao ápice da pirâmide que é caracterizada pela velocidade, agilidade e técnica.  Isso porque, para que um corpo tenha agilidade, ele precisa da união de potência muscular com a velocidade.

É importante ter em mente que a agilidade é a capacidade de acelerar e desacelerar o corpo. Então, além da velocidade e potência, o aluno deve ter técnica para que não ocorram lesões. O treino de agilidade pode, sim, ser feito em idosos, porém, é necessário cautela e cuidados com as etapas anteriores.

São válidos os treinos de agilidade e, inclusive podemos utilizar estímulos cognitivos para dar esse comando. São os mais divertidos, porém é necessário cuidado e atenção.

Podemos utilizar gestos motores simples, que já tenham passado pelas etapas anteriores. Há diversas formas de trabalhar a agilidade dentro dos circuitos do Funcional +60, associando principalmente às tarefas cognitivas.

Nos treinos de Funcional +60, conseguimos inclusive uma troca de parceria entre os alunos, onde eles se ajudam, estimulam um o outro e fazem a aula se tornar motivada e animada. O estímulo cerebral é fantástico.

Além da estimulação e aumento sináptico, derivado da atividade física, conseguimos trabalhar a memória e lógica através do Funcional +60.

Conclusão

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Quando o ser humano chega na fase idosa, seu corpo passa por diversas mudanças corporais, fragilizando sua saúde. Por isso, é importante que ele esteja em dia com as atividades físicas que irão colaborar para a garantia de sua saúde.

Os exercícios de Funcionais +60, são ótimos para garantir o equilíbrio e estabilizar o corpo de forma geral, além de proporcionar tônus muscular.

Porém, para realizar esses circuitos, e importante que você como professor atente-se ao caso de seu aluno e utilize técnicas que iram auxiliar para a garantia dos resultados que ele espera, colaborando então para uma vida mais saudável.

Referência

Texto retirado do Livro digital: COELHO, L. E-book Funcional +60, Uma Abordagem Diferenciada no Atendimento ao Idoso. VOLL Pilates Group, SP, 2017.

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