A Educação Física é a aula mais esperada da semana, embora no ensino médio os jovens já não tenham mais a mesma empolgação de quando eram crianças.
É também, uma das matérias que mais apresenta aspecto preventivo, sobretudo em relação à saúde e bem-estar. No entanto, a educação física muitas vezes é mal-empregada nas escolas brasileiras, principalmente a respeito do ensino tático e teórico.
Será que as escolas e os professores estão tendo dificuldades de alcançar os objetivos propostos pelo ensino da mesma? De fato, há uma lacuna que provoca muitas vezes o desinteresse de muitos alunos por essa disciplina notável.
O que é a educação física escolar?
A Educação Física é uma disciplina muito significativa, porém, por diversas vezes, pouco valorizada na grade curricular. Ela insere, adapta e incorpora o aluno no saber corporal de movimento, sua função é formar o cidadão que segundo Betti (1992) irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, qualificando-o para desfrutar os jogos, os esportes, as danças, as lutas, as ginásticas e práticas de aptidão física, em proveito do exercício crítico dos direitos e deveres do cidadão para a benfeitoria da qualidade de vida humana.
A educação física veio para somar e contribuir com a educação intelectual e moral nas escolas, uma das responsabilidades dessa disciplina é de instruir e instigar o aluno a opinar e se posicionar criticamente em relação às atuais linhas de cultura corporal de movimento.
Objetivo geral
A Educação Física tem como objetivo geral despertar nos alunos o interesse em envolver-se com as atividades e exercícios corporais criando convivências harmoniosas e construtivas com outros cidadãos, sendo capazes de reconhecer e respeitar as características físicas e desempenho de si próprio e de outros indivíduos, não segregando e nem depreciando outras pessoas por qualidades e peculiaridades como aspectos físicos, sexuais e ou sociais.
Nos momentos de recreação e jogos esportivos estimular o aluno a ter atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade para com o próximo, valorizando, conhecendo e aceitando a exposição da cultura corporal dos diferentes grupos, transfazendo em meios para o convívio entre pessoas de diferentes círculos sociais.
Vantagens e benefícios de uma boa aula de educação física na escola
A educação física escolar promove muitos benefícios, começando pelo incentivo da pratica de esportes e atividades físicas, como por exemplo:
- Favorece o desenvolvimento motor;
- Contribui para a integração social da criança e do adolescente;
- Colabora para que os alunos adquiram autoconfiança;
- Melhora a autoestima;
- Contribui para que o aluno se expresse melhor;
- Favorece as questões e vivencias sobre o mundo que convivem;
- Ajuda o aluno a conhecer e a compreender as mudanças e o limite do próprio corpo;
- Reduz o estresse e as pressões do dia a dia;
- Coopera para um estilo de vida melhor;
Ao praticar atividades físicas os alunos têm a vantagem de melhorar a saúde e diminuir riscos de doenças como a obesidade, hipertensão arterial, colesterol alto e doenças respiratórias. Além disso, contribui para desenvolver habilidades nos esportes.
É na escola que os alunos aprendem a importância de ter um estilo de vida mais saudável e equilibrado. O professor representa um papel importante para promover uma vida saudável e ativa aos seus alunos.
O desenvolvimento motor
O ideal é estimular a criança para fase de desenvolvimento em que ela se encontra, por exemplo, a fase do engatinhar, muitos pais acham benéfico o pular a fase do engatinhar e é justamente ao contrário, deve-se estimular o bebê a engatinhar, se arrastar, tentar levantar. Quanto maior os estímulos de movimentos, melhor o desenvolvimento do repertório motor.
Colocar a criança desde cedo num esporte para que ela vire atleta não é errado desde que se não restrinja às possibilidades motoras. É importante praticar esportes para desenvolver todo potencial, pois estiver melhor preparado, terá oportunidades mais apropriadas para confrontar os desafios que a vida oferece durante toda a sua existência.
Educação física escolar – expectativas e importância
Expectativas: As expectativas determinam o conhecimento construído pelo estudante durante o período letivo. Isto é, ao determinar as expectativas de aprendizagem, estabelecem também o que é preciso ensinar para os alunos. As expectativas neste ponto buscam assegurar que os aprendizados sejam igualitários para todos, mesmo que cada aluno aprenda no seu tempo.
A expectativa é um parâmetro formador da aprendizagem pretendida para os alunos, auxiliando na melhor forma de avaliação da criança.
A avaliação para ser competente naquilo que ela se propõe deve levar em consideração questões como:
- A participação;
- O interesse;
- O compromisso;
- A responsabilidade;
- A afetividade
- As habilidades
- As competências;
- A atitude.
Na educação física escolar, o professor é o mediador entre o aluno e o processo de aprendizagem.
Importância: As aulas de educação física são importantes em todos os seguimentos, pois ela promove o desenvolvimento integral do aluno, a vida saudável, a socialização, o espírito de equipe e a prática do desporto. Os alunos participam das mais variadas experiências corporais para as quais são desafiados.
Acreditar que a atividade física passa a fazer parte do comportamento pessoal durante toda a vida, significa entender que isso só é possível mediante experiências satisfatórias com os exercícios físicos e os jogos. Os alunos devem ser desafiados e exercitados a entenderem que somente podem vencer quando estiverem se divertindo. A vitória não pode ser a condição para o divertimento. Caso o for, as atividades não são lúdicas. O divertimento deve estar presente no jogo e não no seu final (FALKENBACH, 2002).
A Educação Física escolar evidencia a liberdade cognitiva e emocional dos estudantes para a aprendizagem. Isso é um fator importante para que haja um ambiente de convívio onde o respeito e tolerância devem ser trabalhados. Saber como relacionar-se em grupo pressupõe um controle evolutivo de comportamentos, valores, normas e atitudes.
Promovendo saúde através da educação física
O professor tem a função de ensinar o que é certo e o que é errado. Isso faz com que sua função seja importante na formação do aluno para a sociedade, ainda que não seja valorizado. Por isso, é, é muito importante despertar no aluno a consciência de cuidar da saúde, e ter hábitos saudáveis.
Assim o mesmo pode transmitir esses conhecimentos para a família e para a sociedade em geral. Portanto, é importante o docente e a escola usarem ferramentas que possam impactar de maneira positiva a vida do aluno. Essas ferramentas são entre outras a informação:
- Palestras, debates, mesa redonda, peças teatrais, jogos sobre a atividade física, a alimentação saudável, uso de drogas, sexualidade, saúde etc;
- Despertar no aluno o interesse pela prática de exercícios físicos;
- Elaborar junto com os alunos projetos para a escola e para a comunidade sobre vida saudável e desportos;
A importância da educação física na socialização
Na escola, a criança tem a chance de se socializar com outras crianças através da recreação, jogos e brincadeiras dirigidas. Por isso a educação física tem a conjuntura de contribuir para que a criança ou adolescente desenvolva a autoconfiança interagindo com o grupo e também desenvolver habilidades motoras.
A educação física é uma porta para a formação social e de princípios do educando. É preciso que o professor tenha autonomia para administrar e despertar esses valores no aluno, transformando o meio em que vive.
É nas aulas de educação física que muitas vezes lidamos com o diferente, com as limitações físicas e psíquicas nossa e dos outros. Por isso, a importância do docente despertar essa percepção no aluno, para que ele leve para a vida o saber conviver e o saber respeitar a diversidade que faz parte da sociedade.
Os melhores exercícios para educação física escolar
Os melhores exercícios nas aulas são sempre aqueles que envolvem descontração, dinâmica e um ar de brincadeira, no entanto são diferentes dependendo da faixa etária ou ciclo que o aluno está. Segue alguns exemplos de exercícios e brincadeiras dirigidas e jogos para cada ciclo:
Ensino Fundamental I
- Amarelinha: todas as crianças podem participar. Com giz desenhe sete casas numeradas no chão, que terminam com um circulo escrito céu. A brincadeira consiste em jogar a pedra nas casas em ordem numérica e ir pulando com um pé só, evitando pisar na casa onde caiu a pedra, pegando-a na volta. Ganha quem chegar ao céu primeiro sem pisar nas linhas ou com os dois pés.
- Coelhinho sai ta toca: divida as crianças em grupos de três, sendo que duas ficam de mãos dadas simulando uma toca e a terceira criança seria o coelho fica ao meio. Duas ou mais crianças devem ficar sem toca, no centro da brincadeira. Quando a professora fala: coelhinho sai da toca! Todas as crianças tem que mudar de toca. As crianças que estão no centro tem que tentar ocupar as tocas que ficam vazias, e as outras crianças que estão na toca deve trocar de toca, quem ficar sobrando vai para o centro e a brincadeira recomeça.
- Dança das cadeiras: faça uma roda de cadeiras e outra roda de crianças em volta das cadeiras, sendo que deve ter uma cadeira a menos que o número de crianças que vão brincar. Começa a tocar a música e as crianças andam em volta das cadeiras com as mãos para trás. Quando a musica parar todas as crianças devem sentar-se. Saí da brincadeira quem não conseguiu sentar-se, tira-se uma cadeira e a brincadeira recomeça. Ganha quem sentar na ultima cadeira.
- Dança das cadeiras alternativas: várias cadeiras com bexiga serão espalhadas na sala. Os participantes serão vendados e começa a tocar a música. Quando parar a música, todos devem sentar e estourar as bexigas, será eliminado aquele que não conseguir uma cadeira. O jogo recomeça com uma cadeira a menos, ganha quem sentar na ultima cadeira.
- Morto-Vivo (vivo-morto): uma criança é escolhida para ser o chefe, ou seja, é quem vai dá ordem e as outras crianças deverão obedecer. O chefe dirá morto ou vivo. Se o chefe diz morto às crianças devem abaixar. E se o chefe disser vivo, as crianças devem ficar de pé. O objetivo do chefe é fazer os participantes ficarem confusos com sua comanda que deve ser cada vez mais rápida. Quem errar sai do jogo, a criança que sobrar é a vencedora.
- Pular Corda: existem várias brincadeiras com a corda, porém algumas bem conhecidas das crianças são aquelas que duas crianças batem a corda e cantam uma musica, e a criança que está pulando deve fazer exatamente aquilo que é descrito na música, por exemplo:
O Homem
O homem bateu em minha porta e eu abri
Senhoras e Senhores ponham a mão no chão (a criança que está pulando deve colocar a mão no chão);
Senhoras e Senhores pulem num pé só (deve pular a corda com um pé só);
Senhoras e Senhores deem uma rodadinha (roda enquanto pula);
E vá para olho da rua (a criança deve sair sem a corda parar).
Ensino Fundamental II
- Stop: essa brincadeira o aluno vai usar caneta e papel, ele vai fazer um quadro com dez colunas e cada uma delas coloca-se alguns itens como: nome, lugar, animal, cor, carro, objeto, artista, fruta, filme, etc. Então se sorteia uma letra e todos deverão preencher cada coluna que começa com essa letra. Por exemplo: a letra C foi sorteada, então deverá preencher todas as colunas do jogo com palavras que começam com a letra C: carro, cor, nome… Quem preencher tudo primeiro grita Stop! Fim da primeira rodada. Faz-se então a contagem dos itens preenchidos por cada participante. Cada item preenchido vale 10 pontos. Se mais de um participante tiver colocado a mesma palavra para um determinado item, em vez de 10 só terá 5 pontos cada um. Ganha o jogo quem obtiver maior número de pontos;
- Pinga-bola: é praticamente igual ao time de vôlei, os alunos são divididos em dois grupos numa quadra, ao meio fica a rede de vôlei.Um estudante de posse da bola a lança para o lado adversário com o braço acima da cabeça, imitando o saque por cima. Ao ultrapassar a rede, a recepção deve ser feita somente de manchete, após a bola pingar uma vez no solo. Devem-se dar três passes de manchetes pingadas antes de passar a bola para o outro lado, que realizará o mesmo procedimento. O grupo que errar possibilita um ponto e a posse da bola para o outro grupo sacar.
Exercícios e brincadeiras para o ensino médio
Travessia
Atividade estimula o grupo e pensar em estratégias para vencer desafios.
Inicie o jogo dividindo a sala em 3 partes (margem 1, rio e margem 2), com 2 pedaços de barbante. Peça para que a turma fique atrás de uma das margens. Coloque as cartolinas no chão, formando uma ponte inacabada (é importante que ela não chegue a outra margem), deixando um espaço para ser colocadas 2 cartolinas.
Pede-se para que todo o grupo imagine que um vulcão está em erupção e que, em pouco tempo, as lavas chegarão até eles. Ressalte que eles não podem pisar na água porque o rio está cheio de piranhas. O grupo todo deve atravessar a ponte, ao mesmo tempo.
Reserve alguns minutos para o grupo conversar e combinar uma estratégia para atravessar a ponte de uma só vez. Quando o grupo se mostrar pronto, peça para que atravessem a ponte porque a lava se aproxima.
Acompanhe a travessia, garantindo que eles não pisem no rio e que cada subgrupo de 4 pessoas fique em apenas um pedaço de cartolina. Quando todos estiverem na ponte peça para que o último passe a cartolina que sobrou no chão para o primeiro da fila, passando pelas pessoas que estão na ponte.
Aguarde “a pedra” ser colocada e, se necessário, a utilização da segunda pedra. Com a ponte conectada à outra margem, permita que todos passem para o outro lado do rio.
Deixe a turma se recompor, peça para que façam um círculo de cadeiras (dependendo do grupo, pode ser uma roda de pessoas sentadas no chão) para discutirem como se sentiram no jogo. Ajude-os a perceber que foi necessário diálogo e organização para poderem atingir o objetivo.
Futebol
O futebol é o esporte mais praticado no Brasil e um dos mais queridos entre os alunos, principalmente os meninos. Esse tipo de ensino conhecido como pedagogia do dominante, no qual, Paulo Freire explica que quem predomina é somente o discurso e a prática do professor. Ou seja, o docente seria o sujeito da educação, e os alunos apenas receptores de informações prontas sem ao menos opinarem. Infelizmente muito educadores físicos insistem em apenas mostrar o conteúdo e o conhecimento prontos aos estudantes, impossibilitando-os de fazer parte do conhecimento, de poder construí-lo através das suas vivências e experiências.
O futebol não pode ser ensinado somente como um simples jogo de regras e conceitos técnicos. É preciso valorizar o conhecimento histórico social do mesmo, seus impactos na sociedade e como está inserido em nossa cultura. Além disso, é preciso ensinar o que o esporte pode nos proporcionar de melhor, o coletivo acima do individual, a solidariedade, o respeito para com o próximo e a diversidade social.
Vôlei
O que o futebol é para os meninos, o vôlei é para as meninas, pelo menos em grande parte das escolas, sem dúvida é um esporte que chama bastante atenção dos alunos. Muitas crianças só têm acesso a esse esporte nas aulas de educação física, portanto é um esporte que deve ser muito explorado nas instituições de ensino, assim como o futebol. Os alunos também deve ter conhecimento sobre a história da modalidade, sua transição, e a relação do esporte com o Brasil.
Além é claro, que o jogo é uma oportunidade de ensinar conteúdos às crianças, estimulando-as, e principalmente, que se entenda que o aluno encontra-se como sujeito e não como objeto no espaço educativo.
O vôlei deve ser ensinado de forma lúdica, contribuindo para que a criança tenha prazer em jogá-lo e se envolva com essa modalidade a ponto de querer conhecer mais sobre o esporte e desenvolver suas habilidades em relação ao desporto.
Basquete
O basquete é um esporte em equipe que contribui para o desenvolvimento emocional, psicológico e físico do aluno, desde que o professor ensine-o de forma educativa e não mecanizada, ou seja, quando o professor passa apenas as regras e conceitos técnicos sem se comprometer com a importância do conhecimento histórico social do esporte.
Esse esporte colabora para prevenção de doenças que estão cada vez mais impactando crianças e jovens da atual geração, como: obesidade, diabetes, estresse, ansiedade, depressão e claro o sedentarismo.
De acordo com Balbino e Paes (2005), o educador deve compreender que o basquete promove o movimento humano, as inteligências múltiplas, os aspectos psicológicos, os princípios filosóficos e a aprendizagem social do aluno.
O importante é também tornar a aula divertida, ensinar basquete para crianças, por exemplo, deve ser de forma descontraída, sem utilizar técnicas muito elaboradas, mantendo o aluno sempre comprometido com o aprendizado.
Esportes em grupo
As aulas de esporte em grupo ensinam:
- Trabalho em equipe;
- Inclusão social;
- Comparticipar;
- Partilhar;
- Técnicas de modalidades diversas.
Os estudantes aprendem também a solucionar situações problemas.
O bom dos esportes em grupo é que podem ser praticados por todos os alunos, desde os pequenos até os adolescentes, e também os alunos com necessidades especiais. Para tanto é importante fazer adaptações com relação ao jogo, como:
- Tamanho e peso da bola;
- Tamanho da quadra;
- Altura das redes de vôlei e cestas de basquete de acordo com a faixa etária da criança.
É importante criar campeonatos na escola, pois contribuem para os alunos aprenderam análise tática, trabalho em equipe e respeito ao adversário, porém todos devem participar. Destacamos também a importância da formação das equipes que devem ser diversificadas tanto em gêneros, portes físicos e também os mais e os menos habilidosos.
Já o professor deve sempre manter os alunos motivados, ditar e explicar com clareza as regras do jogo, e intermediar conflitos entre os alunos. Além de incitar os estudantes a identificar as próprias capacidades físicas, como ritmo, velocidade, força e resistência para que consigam se sair cada vez melhores.
Educação física e a saúde dos alunos
É importante o professor ter consciência do estado de saúde de seus alunos. Assim, ele poderá desenvolver aulas com mais qualidade, segurança e poderá também orientá-los de forma correta. Para isso seria interessante o professor juntamente com a escola realizar a avaliação antropométrica em seus alunos, além de aplicar o questionário IPAQ (Internacional Physical Activity Questionnaire). Este questionário tem o objetivo de avaliar o nível de aptidão física pertinente à atividade física, a coordenação motora e a saúde do aluno. Então, a partir dos resultados planejarem as aulas de educação física.
Essas avaliações são importantes pois o professor passa a conhecer um pouco melhor seu aluno, está fundamentada no que diz os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), em seus objetivos para o Ensino Fundamental do terceiro e quarto ciclos: é importante despertar no aluno o conhecimento do seu próprio corpo e de ser orientado a cuidar do mesmo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida, para que o aluno tenha responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde coletiva.
Importância do aquecimento antes da atividade física escolar
Os nossos músculos precisam de calor, principalmente quando está em repouso. Por isso precisamos fazer um aquecimento antes da atividade proposta. Quando o aluno vai para a aula de educação física é importante que o professor inicie com um pré-aquecimento. Esse aquecimento possibilita o aumento do fluxo de sangue para os músculos, aumentando a temperatura do corpo e diminuindo a probabilidade de lesões.
O aquecimento é uma ferramenta que deve ser parte integrante do início de qualquer atividade recreativa, esportiva ou laboral. Logo após a atividade física, encerre a aula com um alongamento para relaxar toda a musculatura trabalhada.
Cuidados especiais com o seu aluno atleta durante os treinos de preparação física
Muitos alunos não têm costume de fazer qualquer tipo de exercícios físico. Por isso, o professor deve buscar saber mais sobre a vida e ficar atento a cada movimento que eles fizerem, pois exercícios errados e com falta de postura pode ocasionar problemas ortopédicos e na coluna, além de lesão muscular, dores articulares e câimbras.
É preciso buscar informações sobre a saúde do aluno, se há algum problema de saúde como diabetes, hipertensão arterial, problemas coronarianos e respiratórios, além de problemas na coluna como hérnia.
Exercícios intensos sem saber algum tipo de informação em relação ao quadro clínico podem ser prejudiciais à saúde do estudante. Por isso, a importância de começar a praticar atividades físicas de forma gradual.
Outro cuidado especial é alertar os alunos para a hidratação, sempre dar uma pausa na aula para todos beberem água. Em dias muito quentes utilizar espaços com mais sombras ou quadras cobertas, por exemplo.
Orientar seu aluno a se alimentar melhor em dias que terão aulas de educação física é fundamental. Principalmente na parte da manhã em que muitos deles vão até em jejum para escola, o que é prejudicial.
Expectativas da educação física na visão da comunidade escolar
As expectativas são diferentes no olhar aluno versus professor. Muitos alunos e pais acreditam que as aulas são desenvolvidas corretamente. Porém, uma das grandes preocupações dos professores e das escolas, sobretudo as escolas públicas são a falta de materiais específicos e adequados para o ensino- aprendizagem. A grande maioria possui apenas materiais básicos para jogos coletivos.
Há uma escassez de materiais para ginástica, aeróbica, dança e lutas. Aulas diversificadas contribuem para o desenvolvimento das potencialidades dos alunos, como: a socialização, o desenvolvimento motor e a autonomia.
São importantes também as aulas teóricas, passar para os alunos o conhecimento histórico e cultural dos esportes. Por isso, é importante que o professor esteja se atualizando e muitos por ter uma carga-horária extensa são impedidos de preparar aulas com qualidades.
Porém, como descreve Falkenbach (2002), é na escola o lugar de desenvolver a educação física que provoca as trocas e as aprendizagens entre as pessoas. Ela é responsável pelo aprendizado das relações entre as pessoas por via corporal. Portanto temos as expectativas que a educação física escolar exercerá o papel de fazer e compreender que a criança como sujeito dentro do espaço lúdico-educativo, irá aprender e se desenvolver ao se expressar.
Conclusão
A educação contemporânea renovadora busca constantemente novas metodologias e ferramentas que diversifiquem o trabalho coletivo. Assim, o estudante é inserido como o sujeito principal desse trabalho, transformando a sua realidade.
Mais do que estimular a prática de um esporte, a educação física tem a função de permitir que os alunos vivenciem outras culturas. É preciso entendê-la como uma manifestação de cultura, onde o estudante além de saber praticar os movimentos corporais corretamente deve também entender a importância da cultura notória.
É essa educação contemporânea e renovadora que queremos vê nas aulas de educação física. Por isso, é necessário o educador, a escola e a comunidade estarem abertos aos avanços e transformações que faz parte da sociedade, onde a informação é a temática fundamental do corpo social estabelecida através da convivência das pessoas, das relações construídas e de uma qualidade de vida estável.
Texto muito bem elaborado, faz apontamentos importantes sobre a vivenia da educação física no âmbito escolar. Parabéns pelo trabalho.
Ótimo texto sobre o universo da Educação física. Levando em consideração os vários aspectos da da prática e do pensar a Educação física.
parabéns, gostei muito das explicações sobre sobre a importância da educação física. Confesso que aprendi bastante muito obrigado pelo conteúdo.
que coisa gostei muito pra caramba redaçao Kkkkkkkkkkkk
Deveriam fazer um belo de um resumo porque esse negócio e muito grande e eu quase que não consigo terminar de escrever
Eu aprendi muito lendo essa explicação foi uma boa revisão para mim obrigada me ajudou muito pois estava precisando de um empurrãozinho.
Gostei muito do conteúdo parabéns
gostei muito das explicações sobre a importancia da Educação Física na escola, so gostaria de mais sugestões de atividades para realizar com os alunos do 6º ano, pois tenho dificuldades ja que não tenho formação na área.
Excelente material!
Texto muito bom elaborado
Foi otimo a explicaçao de educaçao fisica na escola e q e bom pra saude
Gostei muito , excelente
Amei já fiz a minha redação
Parabéns pelo texto, muito bem elaborado.
Nossa me ajudou muito ♡♡♡
Crianças, não usem drogas e pratiquem atividade física.
Aqui eh ótimo para olhar quando tiver fazer uma atividade ou redação…
AMEI
Conteúdo muito bem elaborado, Parabéns
Parabéns, gostei muito do texto, quem sabe se os nossos gestores e coordenadores das nossas unidades de ensino tivessem o conhecimento da importância da disciplina Educação Física poderiam assim nos dá uma condição melhor para desenvolvermos o nosso trabalho e assim beneficiar a parte mais importante da escola que são os alunos.
Desempenho para as moléculas do sangue
Material incrivel, tudo bem explicado e bem detalhado! adorei!
Gostei bastante…tirei 10 no trabalho…vlw ai galera do site vcs são fodah
Olá Thaise, tudo bem? Que bom, ficamos muito felizes que o conteúdo do Blog possa ser aproveitado e ajudar no conhecimento 😀
Bem eu adorei
Muito bom essa redação , amei me ajudou muito
❤????.
Só que poderia ser um pouquinho curta né.?
Parabéns me ajudou muito no meu trabalho texto muito bem. Elaborado muito obg❤️
A redação esta ótima ,agora estou realizando uma monografia queria ultilizar algumas partes porem não achei o autor
Boa tarde Senhores. Um texto de excelentíssima importância no que tange à EFEscolar. No entanto, devemos ter um olhar crítico no que se refere aos dois esportes coletivos supramencionados, atentando-se ao fato de que futebol e volei não se inclina a gêneros. Colocando em dúvida algo que atualmente é deveras mesclado. Gênero é algo ululante em se tratando de esporte escolar. E isso acredito que não é nosso objetivo. Deixemos que o contexto intrínseco do artigo perpetue em prol do desenvolvimento integral do professor.
Grande abraço.
Achei muito bem elaborado diante outros que eu encontrei, muito obrigado!
Não li todo o texto mais já vi que ele é muito bom e prestativo para todos 🙂
Fiquei Muito Interessado pelo seu post.Vou acompanhar seu Blog que é muito bom. É TOP ! Esse tipo de conteúdo tem me agregado muito conhecimento.Grato !
Ele é um profissional , dá para ver que é uma boa pessoa e eu amei , adorei foto que postou .♥️????
Eu gostei de esa página e muito bom
muito bom esse material
Espero que me ajude!
Muito bom, ele ensina muito bem e mostra o lada bom da educação física para as crianças, jovens, adultos, e etc..
Adorei o conteúdo do site, nota 1000 continue assim, contém várias informações o que torna rico a matéria e assim traz uma grande credibilidade💖💖🌈🌈
Gostei Do Post
Excelente material com informações valiosas, para nós professores.
Olá, estou no quarto semestre em Ed. Física – Licenciatura e agora estou na hora de iniciar os estágios, e este post foi de grande ajuda.
É sempre bom ver artigos de qualidade valorizando essa área tão importante do conhecimento!
Bom dia!
Parabéns pela abordagem desse assunto, sou professora de Educação Física e nas minhas aulas desde os tempos da faculdade, desenvolvo um trabalho de excelência em minhas aulas.
Muito feliz em ter a oportunidade de ler um material maravilhoso.
Obrigada!
gostei demasiadamente do conteúdo explorado pois veio contribuir de forma clara,objetiva ,meu aprendizado
Educação física impressionante como é a revolução…
MUITO Bom!!! 👏👏👏
Ótimo material ,conteúdos importantes para desenvolver em sala de aula e discutir com os alunos .
Gostei! gostaria de receber materiais para enriquecer minhas aulas de educação física.
Parabéns pelo conteúdo e clareza nós apontamentos!
Texto muito esclarecedor, o ensino médio tem sido um desafio para mim, justamente para fazer com que os alunos entendam a importancia da Ed. física pra vida. Muita coisa desse texto irei levar para minhas aulas. Grata!
Texto muito coerente, com linguagem clara e pertinente, além de possuir grande relevância no esclarecimento do papel do professor nas aulas de Educação Física em uma sociedade tão diversificada.
Gostei e é bem objetivo.
Texto muito bom, parabéns!!
Boa noite. Conteúdo muito esclarecedor. Contudo penso que, nas atividades que terminam com vencedores, o mediador precisará redobrar a atenção aos alunos, com o intuito de não permitir que os não vencedores se sintam excluídos.
Eu Só tô vendo isso para um trabalho de escola mais eu achei muito legal e interessante
Conteúdo muito bom, com requinte de detalhes e explicações 👏👏❤️
excelente texto, muito bem elaborado!!
importância as aulas de EDUCAÇÃO FÍSICA são importantes em todos os segmentos pois ela promove o desenvolvimento integral do aluno, a vida saudável , a socialização, da prática do desporto.
A EDUCAÇÃO FÍSICA escolar evidencia a liberdade coguinitiva e emocional dos estudantes para a aprendizagem 👆👆👆👆👆👆👆👆
Eu achei muito grande
Olá. Estou trabalhando como um professor de educação física da Turquia. Como você forma um professor de educação física no Brasil, pode dar informações sobre esse assunto? O que é feito antes de iniciar o ensino de graduação.
Eu gostei muito desta matéria de Educação física
otimo site
Ótimo material ,conteúdos importantes para desenvolver em sala de aula e discutir com os alunos .
Eu aprendi muito lendo essa explicação foi uma boa revisão para mim obrigada me ajudou muito pois estava precisando de um empurrãozinho.
Ja li o conteudo
Muito bom dia
excelente 👍👍👍👍
gostei muito do texto ,esclarece muitos pontos.É tudo que o professor quer , levar conhecimento e fazer com que os alunos interesse mais pelas aulas de educação física.
Achei o artigo muito enriquecedor para nós, professores.
Mim ajudou bastante obrigado ♥️
Gostei muinto do testo achei o testo muinti bom que fez esta de Parabèns
É muito injusto e machista da parte de vocês falarem que o publico feminino é o menos interessado nesta matéria,por favor mudem esse comportamento.
Olá, Clara! Agradecemos imensamente sua observação, e o trecho em questão foi retirado do artigo. Em momento algum tivemos a intenção de ofender as mulheres, e iremos nos atentar mais para evitar casos semelhantes. Abraços!
Nós professores de educação física temos um papel fundamental no desenvolvimentos físico e também cognitivo dos alunos, a educação física nas escolas necessita de mais valorização pois a maioria das escolas não quer o aluno por inteiro somente sua mente, deixando seu corpo seu físico em segundo plano, para um bom desenvolvimento a educação deverá ser completa de corpo e mente, esse artigo reforça mais e nos motiva a continuar nessa longa jornada chamada educação física.
muito bom
Eu preciso entender mas sobre a educaçao fisica
bom demais,ajudou muito
Sou estudante de Educação Física, texto muito importante e necessário para que possamos aplicar com os nossos alunos em sala de aula.
Excelente!!!
eu gostei de todos os comentarios
gostei muito da explicaçao sobre a disciplina Educaçao Fisica. Nos ensina como estimular os alunos a terem interesses proprios sobre sua saude nao so na escola,mas no seu dia-a dia.
Parabéns . irá me ajudar bastante. Obrigado
Eu sou estudantes da faculdade de educação física e desporto, e gosto muito desta cadeira
Gostei do resumo e foi bem elaborado, e aprendi muita coisa sobre a importância da educação física.
Sim concordo educação física faz bem para saúde
Texto muito bem elaborado, faz apontamentos importantes, eu aprendi muito lendo essa explicação foi uma boa revisão para mim obrigada me ajudou muito pois estava precisando de um empurrãozinho, achei muito elaborado.
Texto muito bem elaborado, faz apontamentos importantes, eu aprendi muito lendo essa explicação foi uma boa revisão para mim obrigado, foi bem elaborado o texto.
Muito bom o texto, achei excepcional para todo o público esportivo.Está de parabéns.
Xaxim, 11 de abril de 2021
Ao blog educação física,
Gostaria de parabeniza-los pelo desenvolvimento do material, no qual foi muito bem explicado a importância da educação física para nossa saúde e para diversos outros fatores, além de nos instruir para começar com as atividades físicas para nosso próprio bem estar
Texto muito bem elaborado, faz apontamentos importantes sobre a vivencia da educação física no âmbito escolar, Eu aprendi muito lendo essa explicação foi uma boa revisão para , Desempenho para as moléculas do sangue
Texto muito bem elaborado, faz apontamentos importantes sobre a vivencia da educação física no âmbito escolar, , Desempenho para as moléculas do sangue
Texto muito bem elaborado, faz apontamentos importantes sobre a vivenia da educação física no âmbito escolar, excelente material.
A educação física não é só como um esporte é uma matéria e ela trouxe um melhor desempenho para a sua escola
A educação fisica pra mim é tudo na e só jogar bola e simmm tudo
Maravilha, gostei muito. E como Profissional da área estou utilizando como material importante para os estudos dos alunos.
Gostei muito dessa artigo. Parabéns, deu pra esclarecer mais a mente sobre a importância da Educação física na escola.
Excelente material didático pedagógico, simples, atraente, didático, objetivo, de fácil compreensão e de um bom conteúdo, vocabulário dentro do assunto apresentado com ótima compreensão, parabéns eu adorei, esse E-book, se assim posso chamá-lo.
purchase lasix online cheap – ivermectin 12mg for humans for sale buy ivermectin cream
order hydroxychloroquine 400mg without prescription – hydroxychloroquine medication buy baricitinib generic
glucophage brand – norvasc cheap norvasc cost
lisinopril 10mg pills – lopressor 100mg tablet cost tenormin
levitra price – levitra 20mg canada clomiphene 100mg usa
purchase albuterol pill – buy generic dapoxetine 60mg generic dapoxetine 90mg
buy synthroid 75mcg online cheap – triamcinolone 4mg cheap plaquenil tablet
tadalafil cheap – tadalafil drug sildenafil for men over 50
prednisone 20mg without prescription – cheap orlistat order amoxil 250mg
cenforce 50mg tablet – oral cenforce 50mg generic motilium
UM TRABALHO BASTANTE ESCLARECEDOR E INOVADOR
BOM MATERIAL